Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MOTTA
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 10:01 am Assunto: Caliandra |
|
|
Consegui uma caliandra cujas flores são vermelhas. A árvore tem um tronco de 10cm de calibre e um excelente nebari, mas com muitas irregularidas.
Para trabalhá-la vou ter que fazer uma poda radical.
Bom, a minha questão é a seguinte.
queria fazer umas mudas... a Caliandra pega através de estaquia? Alporque? Ou as duas coisas?
Não queria fazer uma interveção sem antes sanar essa dúvida. Alguém pode me ajudar? _________________ "O bonsai precisa contar uma história"
(Eduardo Campolina) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 12:38 pm Assunto: |
|
|
Motta...
Quanto a intervenção na planta, precisa postar fotos para o pessoal poder opinar.... quanto a alporquia e estaquia da calliandra pegam muito fácil...
A alporquia tem só um probleminha... tem que fazer na época certa, não sei bem qual mas é o ideal.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 3:26 pm Assunto: |
|
|
Motta, Alporquia é mais garantido. Como gera raízes em 45/60 dias, tem que pensar na data em que vai retirar. Se fizer agora, terá raízes (poucas) em Maio (não é bom!)
Assim, eu deixaria para fazer a alporquia em Agosto.
Estaquia, da vermelha (tweedii), de galho grosso, não pega tão fácil.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 9:03 pm Assunto: Experiencia |
|
|
Caros colegas, ano passado realizei uma alporquia em minha caliandra. Na verdade foram duas alporquias na mesma planta em periodo diferente do ano, utilizando hormonio, esfagno e procedimento completamente identicos, mas somente obtive sucesso no processo realizado no mes de setembro ( mes que o pessoal aconselha), logo, a questão de época correta, na realização este procedimento é fundamental para ter sucesso.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
Obrigado.
De qq forma fiz umas estacas de partes que certamente seriam podadas.
Vou esperar agosto/setembro, mês mais adequados segundo as opiniões aqui postadas, para efetuar umas alporquias.
Obrigado. _________________ "O bonsai precisa contar uma história"
(Eduardo Campolina) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 9:28 am Assunto: |
|
|
Estaca pega facil
Quando fiz a coleta da minha, após a limpeza e poda para o escorredor, coloquei todas as folhas, galhos, ramos que resultaram em um vazo grande que tenho na sacada com maracuja (adubo organico, afinal).
Hoje, aproximadamente um mes depois, TODOS os ramos e galhos continuam verdes e saudaveis. Na minha opinião, pegou!!!! _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2011 7:53 pm Assunto: |
|
|
Fiz três estacas, em duas obtive sucesso, apesar de o tempo não ser favorável. _________________ "O bonsai precisa contar uma história"
(Eduardo Campolina) |
|
|
 |
|