|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 6:41 pm Assunto: Desfolha em jabuticabeiras |
|
|
Olá amigos do Fórum!
Sempre vejo n aqui falarem em até 4 desfolhas por ano em jabuticabeiras, para aumentar as ramificações e redução das folhas...quais as melhores épocas para desfolha?
pode ser feita uma delas agora no início do outono?
Um grande abraço a todos e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
Com tanta gente boa na área, ninguem pode me ajudar?
Um grande abraço a todos e té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 1:27 pm Assunto: |
|
|
tbm tenho duvida enquanto a desfolha en jabuticabas  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 5:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo Henrique, a desfolha é preciso ser entendida como um recurso extremado a ser usado de maneira adequada, com um propósito claramente definido, não sendo recomendável, porém, em alguns casos. Por exemplo, evitamos desfolhar plantas que não estejam plenamente saudáveis ou um tanto debilitadas. Nesse caso, a desfolha iria prejudicar a planta ainda mais, causando um estresse que dificilmente seria recuperável para a jabu, liquidando com ela fatalmente.
Por isso, essa recomendação de até quatro desfolhas anuais, deve ser vista com ressalva. Particularmente, aconselho desfolhar totalmente uma jabu quando, no caso cito minha própria experiencia com a espécie, após recuperar uma determinada planta do solo (yamadori), passado um ano da recuperação, a planta apresenta um bom estado geral, com saude e muitas brotações densas, empreendemos então a retirada das folhas com o intuito de observar com maior clareza a distribuição das ramas e galhos.
Essa observação, obviamente, tem uma razão de ser: após desfolhar, iremos então selecionar os galhos mais bem posicionados ao longo do tronco, para cortar fora o material excedente e cuidar do material que será aproveitado na construção da estrutura aerea.
Veja que a primeira desfolha, no caso de uma jabu recuperada, só é viável após o primeiro ano de cultivo, contado a partir da data da obtenção da planta e seu envase em um recipiente adequado. Como citei um exemplo praticado por mim, devo salientar que após essa desfolha total a planta ficará em repouso, recuperando-se dos cortes e intervenções, sem aporte de aramação inclusive.
Por outro lado, usamos a desfolha ainda em casos necessários para compesar algum galho. Se temos galhos numa determinada planta que estão mais volumosos, mais saudáveis, e outros nem tanto, então desfolhamos a parte mais densa, cortando e reduzindo seu volume, mantendo as folhas no galho mais debilitado, para recuperar e acelerar seu desenvolvimento. Esse recurso técnico implica em que se faça uma analise criteriosa tambem, antes de aplicá-lo, para evitar estresse para a planta.
Em qualquer que seja a situação, só se deve desfolhar se realmente for necessário, e não aleatoriamente, apenas por desfolhar e mais nada. A desfolha implica em um alto grau de estresse para a planta e é necessário que ela esteja saudável para que a realizemos, sempre é bom frisar esse aspecto.
Algumas variedades de jabu apresentam folhas maiores e mais largas. Podemos então usar o recurso da desfolha intensiva, isto é, duas ou tres vezes durante o ano, para tentar reduzir seu tamanho. Claro que, para fazer isso a planta deve estar saudável. Segundo, é necessário reduzir o aporte de adubação e rega, se quisermos manter por um período de tempo maior o tamanho reduzido da nova brotação. Senão, de que adianta desfolhar para reduzir se continuamos a encher a planta de adubo?
Se, por outro lado, a jabu for de variedade que tem as folhas miudas (como a paulista e a sabará), então não há que desfolhar. A não ser que se pretenda uma correção estrutural aerea, com corte de galhos ou formação de ramas secundárias, terciárias e ramificação fina. Aí, a desfolha será total, exceto na area apical, que é a parte mais sensível na planta. Manteremos a estrutura apical intacta, enquanto realizamos uma desfolha total na estrutura aerea abaixo dessa zona.
A maneira correta de desfolhar é cortando a folha pelo pecíolo (talinho), mantendo-o preso ao galho, com uma tesoura de pontas finas. Isso favorece as novas brotações, vez que a gema que irá resultar em novos galhinhos está latente na axila do pecíolo. Se puxarmos as folhas, para agilizar e terminar logo o trabalho, a planta fica debilitada e comprometeremos sua recuperação, vez que ela irá demorar até o dobro do tempo para retornar com novas gemas.
Além disso, atrasaremos o desenvolvimento da planta em determinados setores da estrutura aerea, podendo um galho "passar" à frente dos demais, desencadeando uma recuperação destoante em toda a planta.
Desfolhou, e agora? Se for uma desfolha em planta recuperada, sol pleno. Se for uma desfolha parcial, sol pleno, se for uma desfolha total em planta que, em seguida, foram podados e cortados galhos, sol pleno. Sempre a exposição da planta ao sol pleno, para recuperação. Nada de sombra ou meia sombra. Rega ao final da tarde, apenas uma vez ao dia, se o solo apresentar-se seco. Não encharcar. Não adubar.
A adubação só deverá ser retomada, no caso de plantas estabilizadas, isto é, que não sejam objeto de recuperação (yamadori), após 15 dias. Plantas recuperadas, 45 dias.
Mais alguma duvida, ou está devidamente esclarecido esse ponto?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 6:36 pm Assunto: |
|
|
Nick, sobre as condições e técnica para a desfolha, isso é ponto pacífico. A planta para a qual fiz o questionamento, é uma jabo de uns 09 anos, ha 4 sendo conduzida e justamente por precisar ver como estão as ramificações e aumentar a massa verde, com mais ramificações é postei essa dúvida, pois tenho que aramar alguns gahos que estão fora de lugar ou sem um movimento apropriado. Mas de qualquer forma foi uma aula sobre desfolha para mim e para quem ler o tópico!
mais uma dúvida, posso desfolhar agora no início do outono e arama-la?
muito obrigado, um grande abraço e
Té mais...
Ps. vou ver se consigo postar as imagens de como ela está hoje! _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 23, 2011 3:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo, sugiro que vc deixe sua jabu em paz até o próximo inverno, quando então poderá fazer todas as intervenções que planeja, exceto nas raízes. Uma coisa desclassifica a outra. Se for fazer desfolha, poda e aramação, as raízes não devem ser mexidas. Nem reenvasar. Se for mexer nas raízes, mantenha a estrutura aerea intacta.
Agora no outono, o ideal é só adubar e regar, mantendo a planta exposta ao sol, o dia inteiro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 23, 2011 7:06 pm Assunto: |
|
|
ótimo! obrigado Nick, mas a aramação pode ser feita no final do inverno? Pois logo virá a primavere e aumentará a taixa de crescimento da planta, marcando facilmente os galhos! Não seria melhor aramar agora no outono?
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qui Mar 24, 2011 11:00 am Assunto: |
|
|
Paulo Henrique
Tenho algumas jabuticabas e eu efetuo desfolhas no inicio do verão e no inicio do outono, além disso faço podas do inicio da primavera até o final do outono e no inverno deixo as plantas descansarem. As plantas tem que encaixarem naquilo que o Nick falou, plantas saudáveis e vigorosas. Mas isso é aqui na minha região onde elas são nativas, comece fazendo testes. O mesmo faço com acerola, bouganvilhea, pitanga, piracanta. Mas, muito cuidado, existem plantas como o buxinho que morrem ou secam galhos ao serem desfolhadas ( já aonteceu comigo ) e já outras como as Portulacarias Afro eu faço até 8 desfolhas por ano e o resultado é excelente. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 24, 2011 6:35 pm Assunto: |
|
|
Pois é Marcio nas pitangas fiz a desfolha semana passada e já estão brotando! Essa jabu, estou fazendo podas a cada 20 dias des de dezembro, pois está com uma taxa de cescimento muito boa, por isso resolvi fazer a desfolha, para no final do inverno tira-la da mamadeira (já está nela há 2 anos)! _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|