|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
então seria isso? certo?
estamosd terminando o verão aqui, tem probçema eu podar ela agora não? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, escrevi isso mesmo: não há nenhum problema em cortar galhos, desfolhar. Apenas não mexa nas raízes, nem arame agora. Isso deve ser feito no inverno. NO resto do ano, não tem problema algum fazer desfolha e cortar galhos, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 15, 2011 9:51 am Assunto: |
|
|
FArei isso, mais antes queria saber se ela brota rapido agora no fim do verão, e outra coisa desfolho ela totalmente apos a poda?
ela está com hulmus no substrato dela isso interfere alguma coisa na poda?
to fazendo essas perguntas pra eu fazer uma poda segura sem ter o risco de debilitar a planta
estou no agurdo pelas respostas, para assim começar o serviço.
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 12:09 am Assunto: |
|
|
???? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 4:07 pm Assunto: |
|
|
Oamit, também sou novo na arte do Bonsai, mas aprendi muito lendo tópicos aqui do fórum. Sugiro a você fazer o mesmo, pois tem muito bom material aqui.
Quanto à poda e desfolha, a desfolha é feita antes de podar, para que você possa ver melhor o que está fazendo, e como está ficando a estrutura de galhos com a poda.
Acredito que não tenha nenhum problema você desfolhar totalmente a planta, mas aconselho-te a deixar os brotos mais novos, pois eles irão desenvolver mais rápido a sua planta. Para não quebrá-los, é melhor que você corte todas as folhas com uma tesourinha pequena, deixando o "talinho" da folha no lugar, cortando uma por uma.
É um trabalho de paciência e leva tempo, mas dá resultados mais rápidos do que simplesmente arrancar as folhas.
Bom, como falei, sou principiante, e provavelmente, devo ter falado muita besteira, então, pessoal mais antigo, por favor me corrijam no que couber.
Espero ter ajudado. |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 12:16 am Assunto: |
|
|
estava estudando a jaboticabeira, acho que vou podar ela mais tarde (talvez daquia uns 6 meses), visto que tem muitos galhos finos, e alguns brotos bem nas pontas, deixarei ela se estabilizar mais.
estarei eu agindo corretamente? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 8:08 am Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, o correto seria vc proceder com as intervenções que eu sugeri, nada mais que isso. Manter tudo como está, infelizmente, não irá fazer com que a planta progrida em nada. Mas, como costumo dizer, gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Então, faça como achar melhor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 12:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Oamit..
Pode seguir as orientações do Nick que vc vai se dar bem véi..... é batata..
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 17, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
então beleza, vou podar ela toda no sabado, tadinha vai ficar tão feia^^
chega dar dô dela, mais é assim mesmo depois ela vem bem mais esbelta né?
só mais uma coisa, essa poda comprometirá sua futura frutificação?
na verdade eu não sei quando esta e´specie frutifica ( época do ano, visto que por aqui tem pouquissimas jabuticabeiras).
combinado, vou comprara a tesoura própria e no sabado passo a tesoura nela respeitando a maneira que foi passada.
um abraço
e obrigado pessoal. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 10:45 am Assunto: |
|
|
ESTÁ FEITO.....
Se eu errei em algum momento me consertem mais eu fiz o Nick e o Elio me aconselharam a fazer, ai estão as fotos.
ajudem nos comentários plz !
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 12:27 am Assunto: |
|
|
Amigos ganhei um destes de presente de aniversario mes passado, sei que é um mausai, vamos chamar de pré bonsai que fica mais bonito rsss
o meu ta bem encopadinho, não vou desfolhar agora, vou passar para uma bacia para engrossar mais o tronco.
Não entendo muito de bonsai , mas acho que fez um bom trabalho, a minha ta com tronco bem mais fino ainda não da pra mecher ,mas gostei muito da forma que vc conduziu a sua planta . vamos aguardar o resultado e ver mais opiniões.
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|