|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
renata_bbc

Registrado: 03/03/11 Idade: 41 Mensagens: 81 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Mar 24, 2011 10:24 pm Assunto: Azaléia de floricultura |
|
|
Gente, la venho eu denovo... rs... mas acho q no início é mt pergunta mesmo...
Dá pra pegar essas azaléias que vendem em floricultura e fazer bonsai? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Mar 24, 2011 11:16 pm Assunto: |
|
|
Se tiver paciência... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Mar 25, 2011 12:17 am Assunto: |
|
|
Renata...
Na minha opinião dá sim.. mas para acelerar o crescimento o ideal seria vc plantar no chão... ai cresce mais rápido do que em vaso ou escorredor.. Eu mesmo tinha uma mudinha... plantei no quintal da casa da minha irmã e em um ano já deu uma baaaaaaaaaaita diferença.....
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Mar 25, 2011 8:42 am Assunto: |
|
|
vamos a pergunta crítica...
é uma azaleia ou mini azaleia?
já passei por isso, essas minis eu tenho uma mas elas não crescem... agora azaleia mesmo é uma otima planta... |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Sex Mar 25, 2011 1:15 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth escreveu: | vamos a pergunta crítica...
é uma azaleia ou mini azaleia?
já passei por isso, essas minis eu tenho uma mas elas não crescem... agora azaleia mesmo é uma otima planta... |
Acho q é azaleia comum, pq eu não consigo imaginar uma com flor maior q essa... rs |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Sex Mar 25, 2011 1:18 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Renata...
Na minha opinião dá sim.. mas para acelerar o crescimento o ideal seria vc plantar no chão... ai cresce mais rápido do que em vaso ou escorredor.. Eu mesmo tinha uma mudinha... plantei no quintal da casa da minha irmã e em um ano já deu uma baaaaaaaaaaita diferença.....
Abraço |
Eu moro em apartamento.. vou ver se consigo plantar na casa do meu pai... E se eu plantar em um vaso grande, cheio de terra? será que dá no mesmo?
Eu percebi que são 3 tronquinhos dentro de um só vasinhoo... será que tem 3 mudas?? |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Sex Mar 25, 2011 3:50 pm Assunto: |
|
|
Quero saber a resposta ,tb tenho essas azaléias em casa ,vou aproveitar sua pergunta Renata para saber com os mais experientes . |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 26, 2011 10:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Renata, a azalea se enquadra dentro das prerrogativas necessárias para formar um bonsai: árvore, arbusto ou trepadeira com caule lenhoso. No caso, trata-se de uma planta arbustiva, com crescimento médio até uns dois metros de altura. A madeira é bem lenhosa, proporcionando estabilidade e condições favoráveis para aramação.
Geralmente, buscamos as que têm folhas miudas para formar bonsai, mas nada impede que usemos as de folhas maiores, vez que com a desfolha, conseguimos reduzir um pouco seu tamanho e deixá-la mais atrativa, nesse ponto.
Ou, então, buscamos promover enxerto, utilizando plantas com folhas grandes como base e as de folhas menores como material a ser aposto para enxertar.
Em relação ao tamanho ou grossura do tronco, isso é muito relativo quando se trata de fazer bonsai, pois tanto podemos partir de um material mais robusto, para compor bonsai a partir dos 30cm de altura, quanto usar material menos grosso, para fazer shohin ou mini bonsai. Isso tudo irá depender, é claro, do que pretende o cultivador.
Mudas de azalea vendidas em floriculturas, podem ser compradas e a partir delas inicia-se a condução e estilização, dentro de uma condução pré estabelecida pelo bonsaista, podendo então obter, ao cabo de pouco tempo de cultivo, um lindo material para expor. Lembrando sempre que essa espécie rende melhor quando cultivada em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar apenas pela manha. Não gosta de solo muito encharcado, e as brotações nas raízes, muito comuns, devem ser eliminadas, bem como outras nos troncos e galhos que não forem aproveitadas na estilização da planta, pois subtraem energia da planta.
Bem, fora essas "dicas", há muitas outras. Mas o mais importante creio que frisei bem. Agora, é partir para o ataque, comprar sua muda, e iniciar sua coleção de bonsai de azalea. As de folhas grandes são chamadas de "obtusa" e as de folhas menores, "satsuki". Esse nome, de origem japonesa, faz referencia a que essas plantas florescem, no Japão, no mês de maio.
As "satsuki", como são conhecidas, possuem para mais de mil variedades diferentes, o que se depreende pela cor de suas flores. Além de azaleas, ainda há outras, muito parecidas, conhecidas por rododendros. Geralmente, as satsuki apresentam tronco mais delgado, mais fino que as dos rododendros, mas isso não é taxativo, podendo haver variedades, tanto de uma quanto de outra, que contrabalaçam essa "regra".
No Japão, os aficcionados pelos bonsai de azalea só cultivam essas plantas e mais nenhuma outra, como bonsai. Há, incluso, uma revista especializada nesse tipo de bonsai, SATSUKI, como se pode ver na imagem abaixo. A revista, claro, é toda editada no idioma japonês, incluso o nome na capa, escrito em letras vermelhas:
Na imagem acima, uma satsuki, na imagem abaixo, um rododendro:
No link abaixo, algumas das mais conhecidas variedades de azalae e rododendos. Clicando na imagem, é destacada a planta com informações minuciosas sobre ela, escrita totalmente em japonês. Para ler, é claro, é necessário que seu PC esteja configurado para reconhecer os caracteres orientais:
http://www.ne.jp/asahi/bonsai/satsuki/06y/06satsuki.html
Por ultimo, algumas plantas japonesas se parecem bastante com as que nós encontramos aqui no Brasil, nas floricuturas:
http://www.satsukibonsaijp.net/sashimego/090508/sasi090508.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
Renata, complementando a excelente explanação do amigo Nicky, veja se não se trata da mini azaléia, vendida em pequenos vasinhos com exuberante floração, com flores dobradas. Essa, como salientou o amigo Vhalveruth, não crescem e não são aconselhavéis para bonsai.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 11:41 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Renata, complementando a excelente explanação do amigo Nicky, veja se não se trata da mini azaléia, vendida em pequenos vasinhos com exuberante floração, com flores dobradas. Essa, como salientou o amigo Vhalveruth, não crescem e não são aconselhavéis para bonsai.
abraço |
Não sei ao certo... qual é a diferença? É o tamanho da flor ou da planta? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 3:00 pm Assunto: |
|
|
Renata, a diferença básica é que as flores são dobradas, isto é, não são flores com pétalas simples.
Exemplo de uma dobrada que eu tinha e me desfiz:
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 3:33 pm Assunto: |
|
|
Ih, acho que é essa sim... então, sem futuro né?!
Ok... tem outras milhares de espécies para se divertir...  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 05, 2011 4:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Renata, não é que a azalea de flor composta (nome correto para a flor "dobrada"), em que há um volume maior de petalas por flor, como uma rosa, não sirva para um bonsai. Fica até bem interessante e diferente, como vemos na planta do Elio, que descartou, segundo ele, nem sei bem por que motivo.
O que acontece é que no universo bonsai as azaleas e rododendros de flores simples, isto é, com petalas destacadas, é mais cultivado que a de flores compostas, mas nada obsta que possa desenvolver um tronco com um bom movimento, galhos bem distribuidos e uma floração intensa, culminando tudo isso num lindo e maravilhoso bonsai.
Geralmente as plantas com flores compostas são dispensadas em razão do alto estresse acarretado para a planta, quando da floração completa, isto é, com uma carga em que todos os galhos têm entre seis a doze flores por vez. Com isso, a florada preenche toda a estrutura aerea da planta. As flores simples, por si só sobrecarregam a planta de tal forma, que tão logo encerra uma expo de que participa, seu proprietário cuida rapidamente de retirar todas as flores, para que a planta possa se recuperar devidamente.
Suspeita-se que uma azalea/rododendro com flores compostas sofra ainda mais que a de flores simples, com uma carga completa, por isso, os japoneses evitam seu cultivo, as usando tão somente para aprimoração floral, isto é, cultivam essas variedades apenas pela tonalidade de suas flores, que podem ser usadas nas de flores simples, via processo de seleção.
Como se pode ver na imagem acima, os concursos são extremamente concorridos no Japão. Veja uma feliz ganhadora, como está totalmente preenchida de flores:
Esta outra imagem mostra uma satsuki de flores compostas mista, em que há nuances na tonalidade de suas lindas flores brancas de rosa:
Trata-se de uma variedade hibrida, de origem provavelmente americana (EUA), desenvolvida a partir de inseminações a partir de flores simples. Bem, espero que tenha conseguido dirimir essa dúvida. Para finalizar, duas belissimas plantas, premiadas num concurso japones. A primeira é uma variedade que produz floração parecida na cor e na forma com a flor da Sakura, uma cerejeira japonesa:
A segunda, estilizada como um kengai, tem uma copa densa, reta, mas muito bem compactada e preenchida com densa floração:
Em nosso país, infelizmente, não encontramos rododendros com troncos robustos, imensos e com uma ramagem bem planejada e distribuída. Por outro lado, é mais comum acharmos plantas com caules finos, e uma floração razoável, como a imagem abaixo:
[img]http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTzn789aFskf19RcH4vI8lDCbSQiZN7nssYz0ukRRd5O88dL1Zn&t=1[/img]
Viveiristas e bonsaistas, como a Regina Suzuki, em Atibaia/SP, negocia azalea satsuki a preços bem acessíveis, que se enquadram bem na imagem acima ou na de baixo:
[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/43/cd/ayukiti8/folder/604936/img_604936_6770654_0?1153314708[/img]
Outras azalea, que podem ser visualizadas no link abaixo, tambe têm similares no viveiro da Regina e de outro bonsaista, Kajihara, a preços módicos, que permitem um retorno satisfatório quanto ao cultivo, favorecendo muito o custo/benefício, no meu entender. As vezes, pagamos um preço um pouco mais acentuado que em mudas de viveiros comuns, e que irão demorar bem mais tempo para serem devidamente convertidas em algo que se aproveite em termos de bonsai. Com mudas mais adiantadas, como as deles, porém, saímos na frente, com uma ligeira vantagem.
Eis o link:
http://17.pro.tok2.com/~vems/hana/10/20100306/20100306.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|