Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
somricardo 1.o PASSO

Registrado: 04/03/11 Idade: 41 Mensagens: 115 Localização: Carira-SE
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 6:32 pm Assunto: germinação de sementes de flamboyant e falso pau brasil |
|
|
olá amigos, esta semana recebi algumas sementes que foram denominadas pela pessoa que me enviou como falso pau Brasil (as sementes apresentam uma forte cor vermelha, e bem redondinhas ^^), e também recebi algumas sementes de flamboyant (estas se apresentam compridas e de cor marrom, com listra de cor mais clara), queria saber qual a forma com maior eficácia conhecida pelos foristas de germinação destas espécies.
Grato, Ricardo Silva
caso achem necessário posso postar imagem das sementes.. |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 7:41 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Quanto ao falso pau Brasil eu não posso falar nada, mas sobre o Flamboyant, vale uma leve escarificação na semente, depois deixe em um copo com água de um dia para o outro e coloque em areia pura de construção. Rapidinho ela germina.
Espero ter ajudado!
Abraços! _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 7:45 pm Assunto: |
|
|
amigo obrigado pela ajuda com o flamboyant, poderia me tirar mais uma dúvida? o que seria exatamente a escarificação? |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 7:46 pm Assunto: |
|
|
amigo obrigado pela ajuda com o flamboyant, poderia me tirar mais uma dúvida? o que seria exatamente a escarificação? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:40 pm Assunto: |
|
|
vç tem que identificar onde ela se abrirá, tipo um sanduíche, pão em cima, pão em baixo, está linha que une as duas partes as vezes não cede naturalmente com facilidade, vç precisa desgastar a semente nesta junção.Eu costumo pegar a semente com a pinça, firmar no torno(morsa) a pinça e usar micro ferramenta da retífica, logo depois colocando no molho como o amigo mencionou a pouco, boa sorte! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:43 pm Assunto: |
|
|
É isso ai, como o Marco falou é uma forma bem eficaz. Eu particularmente já germinei Flamboyant só esfregando a semente contra uma superfície áspera.
Não tive dificuldades! Boa sorte na tentativa!
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:51 pm Assunto: |
|
|
Escarificar semente de flanboiant é bobagem...
Coloca elas em uma panela com água e bota esquentar, desliga quando ferver. Deixa as sementes esfriarem junto com a água, então plante. Pode fazer que funciona. |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
Bobagem? Pode ser, mas para mim deu certo. _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:57 pm Assunto: |
|
|
Roberto Fávaro, não disse que não funciona, só acho bem mais fácil dar uma aferventada nas sementes que escarificar uma por uma. Meu objetivo foi dar uma solução mais simples e não de desdenhar da tua prática ou da dos outros, desculpe se passei essa idéia. |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 8:57 pm Assunto: |
|
|
obrigado aos amigos, segue abaixo foto da imagem das sementes do tal falso pau brasil, encontrei na net mas são exatamente iguais as minhas...
 |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 9:02 pm Assunto: |
|
|
Imagine, Arzivenko. Eu particularmente não sabia dessa se ferventar as sementes. Estou aqui para compartilhar a aprender (muito mais no meu caso!)
Tenho umas sementes de Flamboyant aqui ainda, vou tentar sua sugestão!
Quanto ao falso pau Brasil, Ricardo se eu fosse você tentava com uma em substrato orgânico e esperaria para ver no que dá! rs rs rs
Abraços. _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 9:03 pm Assunto: |
|
|
O método que mencionei, para mudas de pau ferro é a única maneira de germinarem, mas flamboyant nem precisa muito, é mais fácil, até sem fazer nada ela brota.
Lembrando que a escarificação não serve somente pra quebra de dormência, tb serve como acelerador de germinação, não quer dizer que seja um método único de uma espécie qualquer, pode ser usado visando um rendimento mais acelerado na germinação de uma planta que não "precisaria" de tal método. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 9:07 pm Assunto: |
|
|
amigos como possuo uma quantidade de aproximadamente 10 sementes posso experimentar as duas opções, e fico grato por todas estas informações visto que sou iniciante desta arte... agora vamos ver se conseguimos identificar e germinar estas vermelhinhas aí.. ^^
 |
|
|
 |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 39 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 10:44 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o seu tópico para esclarecer uma dúvida minha.
sementes de uva-do-japão germinam normalmente, ou precisa de alguma técnica para germinação?
 _________________ Munem Mushin |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:00 pm Assunto: |
|
|
Bernardo, tenho alguns vasos sob sombra de uma uva do Japão, e de vez em quando tenho que fazer faxina nos vasos.É simples assim. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|