Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 29, 2004 7:31 pm Assunto: YAMADORI |
|
|
Olá Pessoal,
Quem aqui no fórum faz yamadori?
- Ratto?
- Torquato?
- Alguém mais?
Gostaria de saber quais as melhores espécies, encontradas na natureza, para trabalharmos como bonsai.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 29, 2004 7:57 pm Assunto: |
|
|
eu faço yamadori grande sergivaldo, coleto acerolas, figueiras, primaveras, jaboticaba, pitangas e outras mais que não me lembro, vou olhar no meu quintal amanha e posto mais alguma que tenha. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 30, 2004 1:10 pm Assunto: |
|
|
Beleza, André!
Essas espécies são todas de yamadori na natureza ou tem alguma de "yamadori urbano".
Aqui, na Paraíba, só consegui ver algumas jabuticabeiras nativas.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Set 30, 2004 3:39 pm Assunto: Re: YAMADORI |
|
|
Sobre yamadori, sei que no RJ e ES o pessoal consegue bons exemplares de Ptecolobium Tortum (Jacaré).
Alguém saberia com quem conseguir destas plantas, de preferência de porte médio ou grande?
Abraço |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Set 30, 2004 9:38 pm Assunto: |
|
|
GRANDE Sergivaldo
Já fiz várias coletas de ficus retusa nas ruas, pontes, árvores e até cemitério aqui no Recife
nas frestas dos túmulos em mármore nascem os ficus, e com pouco espaço, pouca água e pouca terra (porém bem adubada), formam bons exemplares
Agora imaginem...
Eu e mais dois amigos, em cima dos túmulos puxando as plantas (e olha que tem raízes que ficam bem presas lá embaixo)
Calma amigos...não é filme de terror... é ''YAMADORI FANTASMA''... _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 01, 2004 3:06 am Assunto: |
|
|
Grande Alexandre,
Beleza companheiro!
Essa do cemitério foi ótima. Provavelmente esses ficus acompanharam alguns falecidos bonsaístas: amor eterno!!
Um abração,
Sergivaldo. |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 01, 2004 8:35 am Assunto: |
|
|
grande sergivaldo esses yamadoris que faço são todos nos sitio de meu pai e amigos dele tbm (vou arrancando tudo que presta eheheh) elas foram plantadas la algumas mais recentes e outra a mais de 50 anos que foi o meu avo que plantou, ai quando vou no sitio saiu olhando o caminho todo se tiver algo interessante paro o carro e vou pedir ao dono pra tirar e se achar la no sitio do meu pai meto logo a mão e trago. |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 3:52 pm Assunto: Yamadori |
|
|
Fala meu amigo
Eu já fiz alguns Yamadoris, normamente a época mais indicada pala grande maioria é no inicio da primavera. Porem em se tratando de Yamadori isso nem sempre é possivel.
A vezes vc está passando em algum lugar encontra uma planta legal e sabe que não poderá voltar ali novamente aí é o geito aproveitara a oportunidade, por exemplo, vc passa em frente a uma demolição, tem uma arvore que vai ser sacrificada porque no terreno será feito uma construção, vc fala com o dono e ele deixa vc retirar a planta, certamente ele não irá esperar a primavera tem que ser naquele dia mesmo ao até mesmo naquela hora mesmo. Ao lado do meu antigo trabalho tem uma casa antiga com um pequeno jardim, que será demolida, lá tem algumas pitangas, azaléias, araçás, camélias. Já tentei falar com a antiga proprietária e com o novo proprietário tambem, para ver se eles vendem ou me dão de gratis, mas até agora sempre que vou até lá não tem nimguem. Se eu ainda estivesse trabalhando por lá seria mais facil, mas só vou lá de vez em quando.
Com relação as especies as que sitei acima todas permitem Yamadori, e a principio toda planta aceita a tecnica, pois o yamadori de certo modo nada mais é que um tranplante do chão para o vaso, logico que devemos ter certos cuidados, mas se uma planta não suportar ser transplantada, certamente não poderá ser cultivada como bonsai, já que o mesmo tera que sofrer constantes transplantes e podas de raizez ao logo to tempo.
Antes de fazer o yamadori o que vc precisa é conhecer a fisiologia da planta, para que mesmo que faça a coleta fora da época apropriada consiga reproduzir artificialmente as condições adequadas para a sobrevivencia da planta. Procure deixar a planta transplantada na sobra com umidade adequada ao tipo de planta, adube somente depois que a mesma apresentar protação ou siga as indicações da especie...
É somente o que sei sobre o assunto.
Segue imagem de uma pitanga que coletei no sítio onde minha mãe mora. Ela tinha 3m de altura quando coletei agora ela está num vaso de treinamenta e tem 60cm de altura.
http://img41.imageshack.us/img41/6600/foto0183g.jpg _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 7:38 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo, eu ja fiz alguns yamadoris, está querendo se aventurar a alguns também amigo?
Os que fiz, foram de azaléia, duranta, calliandra, cambui, mas não tive muitos cuidados não, foram aquele tipo, gostei....levei...hehe
Dos que não obtive sucesso, só pinus ellioty. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 7:49 pm Assunto: |
|
|
Sempre bom resgatar tópicos antigos, eles tem algum ensinamento. Porém, talvez os colegas não se deram conta de que esta pergunta do amigo Sergivaldo foi feita há 7 anos!!!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
...........Hoje o amigo Sergivaldo ensina como se faz bonsai e Yamadori!......................rsrsrsrsrs!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
Elio......realmente não notei, até estranhei a pergunta vindo do mestre Sergivaldo. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 9:52 am Assunto: |
|
|
 _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 10:07 am Assunto: |
|
|
Marcio Vargas escreveu: |  |  _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 2:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Sergivaldo, eu em goiânia faço yamadori de ficus retusa, mata-pau, gamelera. dentre outros que consigo. abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
|