FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O inicio na arte e outras divagações... MRV
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2011 4:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Já não era hora da caliandra ter colocado brotações, tendo em vista sua boa capacidade de recuperação?

Nem sinal ainda, esta como que morta. O que denuncia a vida é o verde sob a casca.

Estou aguardando os primeiros brotos para abrir um topico só dela.

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
somricardo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2011 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

amigo estive lendo todo o seu tópico, parabéns pelos exemplares, e queria saber como está o Acer, e se descobriu de qual das variedades ele é... e caso consiga sementes, tenho interesse em troca, consegui agora a pouco, sementes de flamboyant laranja e vermelho...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2011 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo.

Obrigado, notou que lá na primeira pagina eu nem tinha noção do que falava?
Na arte do Bonsai aprendi que ouvir (no caso do forum, ler) é a melhor forma de compreender a arte.

Quanto ao Acer, tem um topico para ele [url]jornalismo@veranense.am.br<jornalismo>[/url]

as estacas não vingaram, acho que por fazer em epoca pouco propicia. Estou no aguardo da proxima primavera para fazer mais umas estacas, alporque e furto... eheheh Da uma lida lá.

Abs

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Senhores.
Vou divagar um pouco sobre substrato e tenho certeza que muita gente vai se identificar, principalmente aqueles que estão começando a trilhar esse caminho.

Sempre recebi dicas, conselhos sobre o substrato no sentido de que ele deve ser em geral o mais inerte possível, porem na cabeça deste "virgem" na arte não entrava isso. Por mais que Bonsaistas do naipe do Nicky, Arz, Elio, Ricardo e tantos outros insistissem comigo de que o substrato deveria ser drenante, aerado e com pouca materia organica, isso não "entrava".

Sempre utilizava o substrato com terra preta pura. Com o tempo, com a observação, com as perdas de plantas, foi caindo a ficha de que aquele substrato que eu utilizava encharcava demais, compactava demais. Em um escorredor de tamanho normal eu colocava quase dois litros de agua, ate ela começar a sair por baixo.

Comecei então a misturar areia grossa de construção. A drenagem melhorou um pouco, porem continuava compacto demais o solo. Por outro lado eu ainda não aceitava a ideia de ter um substrato sem terra.

O proximo passo foi acrescentar os famosos cacos cerâmicos. Passei um bom tempo assim... Visivelmente o substrato continuava compacto e encharcando.

O Fator determinante para a minha mudança de pensamento foi quando, não sei porque, cavei na borda da uma bacia que tinha um ma planta a uns 15 meses. Não encontrei raizes, fui cavando em direção ao tronco e não encontrava raizes... Fui encontra-las em uma pequena area proximo ao tronco.

A planta estava saudavel, porem não desenvolvia. Cheguei a conclusão de que isso ocorria por dois motivos:

- A pouquíssima quantidade de raizes, o que me leva ao segundo motivo;
- Porque a planta vai emitir raizes se ela encontra tudo que precisa ali mesmo???

Diante disso resolvi ir contra meus preceitos (e ir de encontro ao que todos falavam); Peguei uma bacia grande, coloquei 40% de areia de construção, 30% de pedrisco de rio (esses de aguario) com tamanho entre 2 e 4mm, 20% de caco cerâmico e apenas 10% de terra.

Retirei 90% do substrado de todos os escorredores e bacias, deixei apenas o pequeno torrão com as poucas raizes que haviam, preenchi com este novo substrato.

Isso já fazem uns 15 dias. As plantas não demonstraram terem sentido a mudança. Ontem ao observa-las notei na pitangueira umas raizes saindo pela parte de baixo do escorredor.

Agora uns 200ml de agua por escorredor são suficientes para aagua sair por baixo. O substrato está bem aerado...

Levei mais de um ano para essa mudança de pensamento, agradeço aos amigos que não desistiram de insistir.

Espero que este textinho também contribua para iluminar um pouco o caminho de quem ainda esta no inicio da jornada.

Abs

PS: Nicky, depois de tudo pronto lembrei do carvão Sad ; Vai ficar para o ano que vem.

Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 11:00 am    Assunto: Responder com citação

É bem complicado mesmo entender que so com pedriscos e areia, que não tem nada para a planta alimentar, ela vai crescer...
Ninguém de imediato acredita nisso, mais da certo...
Acredito que a maioria dos iniciastes tem esse problema...
Hoje comigo depois de mais de um ano e meio tentando, sofrendo... Acho que cheguei num substrato ate legal, retém umidade, mais drena muito bem...
Como aqui onde moro é quente eu jogo água sempre no final da tarde, o substrato já esta praticamente seco....

Mais reparei que cada espécie tem suas particularidades, tipo umas gosta de um pouco mais encharcado outras já ficam melhor no mais seco...
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Marcio , por compartilhar conosco sua evolução ... Só experimentando e "ouvindo" os mais tarimbados conseguimos avançar ....

Qual de nós não passou por duvidas ou demorou a entender que teria que fazer assim ou assado para dar certo ???

Comigo foi exatamente igual ... mas .. quando os "cliks" acontecem , quando finalmente entendemos o principio da coisa .. a satisfação é enorme , e os resultados por agir da maneira correta são gratificantes...

Substrato... aramagem ou aramação .. podas .. desfolhas ... adubação .. controle de pragas ... saber o que cada especie espera de nós para poder se desenvolver na sua totalidade ... tudo isso exige muito estudo e experimentação ...

Conhecimento é a palavra.

Parabens e sucesso com seu novo substrato ... Very Happy
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom o texto Marcio, parece q vc tirou esse texto da minha cabeça, comigo foi a mesma coisa rsrsrs

Me diz uma coisa! Comprou os aceres? Esses dias liguei num garden center aqui, e eles estavam pedindo 115 reais por um acer palmatum de quase 2 m, é o mesmo preço que vc viu por ai?

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio, é assim mesmo. A gente acaba aprendendo no couro.............rsrsrsrs!

E, complementando o teu excelente raciocínio:

Se as raízes não crescem; tronco, galhos e folhas não crescem também!!!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2011 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Senhores

Obrigado pelas palavras... A arte imita a vida, é tentando, errando e acertando que seguimos em frente, não é mesmo?

Leandro,
Agora eu acredito, mas demorou

Sergio,
É um alento saber que pessoas como você, que hoje cultivam grandes plantas, também passaram por estas duvidas.

Carlos,
Ainda não consegui ir a Bento Gonçalves, eles ainda estão lá me esperando a R$ 26,00 cada um. O Palmatun e o Atroporpureon... Eles tem 1,5mts. Assim que eu buscar, coloco fotos lá no post deles.

Grande Elio,
Tens me ajudado muito com teus textos e respostas, mesmo em outros topicos... Procuro assimilar e tento compreender cada tecnica, cada condução. Mas te digo, não é facil... Acho que em grande parte pela cabeça dura deste que vos escreve. Quanto ao teu complemento, foi exatamente este meu "estalo". Eu via as plantas saudaveis porem estagnadas...

Abs

Edit: O visitante numero 10.000 ganha uma Polar. Mas tem que vir no RS tomar, pq a Polar não passa o Mampituba... Twisted Evil Twisted Evil

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2011 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bueno,
Logo depois de mexer no substrato eu fiz a receitinha de TM+FO no potinho (http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/adubando-com-torta-de-mamona-farinha-de.html)

Como não achei TM e FO por aqui, acabei comprando dessas misturas já prontas. Adicionei uns 5% de NPK 15-11-11 na mistura.

Imagens...

Apetrechos...

Mistura

Pronto...

Na pitangueira

Subsolo

Feijões e Maracuja do meu piá...

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Caliandra recuperando-se, e aguardando o momento de ir para a faca...

Especie desconhecida, indo muito bem...

Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelo passo-a-passo do potinho Marcio!!! Vou fazer aqui em casa!

Só me diz umas coisinhas:

- Quanto tempo dura essa mistura?
- Como funciona? É só regar por cima dos furos ou rega em volta dos copos?
- A porcentagem é 50% de cada adubo?
- Qual a época?

Abraços!!!
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro!!!

É bem simples, é só fazer uma "pasta" e colocar nos potinhos bem perfurados. Te aconselho a perfurar a lateral também para melhorar a entrada de agua. A porcentagem indicada é 70% de Torta de Mamona e 30% de Farinha de Osso, usei 50/50 por não ter disponivel os ingredientes separados. Coloquei um pouco de NPK também, um expediente comum para quem faz este tipo de preparo é usar micronutrientes liquido na mistura.

- Quanto tempo dura essa mistura?
Vai depender da tua frequencia de rega, ai no Sudeste vc provavelmente vai regar muito mais do que eu aqui na serra gaucha. Dura em media uns 20 a 30 dias, vais ter que ter "felling" para perceber quando estiver só o bagaço.

- Como funciona? É só regar por cima dos furos ou rega em volta dos copos?
Você rega normalmente, a agua vai entrar pelos furos, passar pelo preparado e levar os nutrientes para o solo.

- A porcentagem é 50% de cada adubo?
70% de TM e 30% de FO + micronutrientes

- Qual a época?
Bueno, esta pergunta vou deixar para os universitarios, porem acredito que se sua planta está estabilizada você pode usar em qualquer epoca.

Abs

Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Massa!!!

- Se eu regar uma vez sim e outra não (por cima dos copos), acho que a mistura durará mais.
Você quer dizer o que com "ficar só o bagaço"?

-Então devo regar por cima dos copinhos para a água escorrer junto com os nutrientes.

Abraços!
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Pedro

Desculpe a demora em responder.

Olha, se quiser que dure mais, então use um copo maior. A intenção deste procedimento é suprir a planta dos nutrientes fornecidos pela TM + FO.

Se você regar dia sim/dia não, com certeza irá durar mais, mas não vale a pena.

As regas devem ser feitas sempre que a sua planta necessitar. Aqui no inverno da serra gaúcha com temperaturas próximas a zero durante uns 4 meses eu rego de 3 em 3 dias, porem isso não é para poupar e sim porque o consumo de agua e evaporação são quase nulos.

Você deve regar por cima dos copinhos, para que a agua passe pelo abudo e leve os nutrientes ate as raizes...

Ahhh, e o troço fede muito. Eu me obriguei a deixar apenas um copinho por vazo. Estava infetando a casa.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 7 de 8

Ir para: