|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
clovism
Registrado: 17/03/11 Idade: 65 Mensagens: 44 Localização: BRASÍLIA-DF
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 3:22 pm Assunto: perlita expandida |
|
|
olá
sou iniciante
O nome é clovis ribeiro de morais neto
Estou acessando o site pela primeira vez
Tentei acessar na pagina QUEM SOU EU, mas não conssegui.
Moro em Brasilia, estou estudando para aprender tudo o que puder sobre esta arte.
Tenho alguns bonsasis: PIRACANTA, FICUS, BUXINHO e um pinheiro ( acho que tuia).
GDostaria de saber se alguem conhece pelita expandida como componente de substrato para bonsai.
Grato
Clovis |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 7:04 pm Assunto: |
|
|
oque vc estava pensando em usar junto com a perlita? _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 7:08 pm Assunto: |
|
|
Dei uma pesquisada
A Perlita é um mineral de origem vulcânica inerte, que expandido através do calor resulta num produto leve e branco em forma de grãos. É de fácil manipulação e vertendo com facilidade, resulta num método rápido, econômico e permanente para um perfeito isolamento térmico e acústico na construção de paredes.
Quando a Perlita moída se aquece a mais de 900ºC se expande (de 4 a 20 vezes seu volume original) de maneira similar à pipoca. A água contida na Perlita se evapora durante o processo de aquecimento formando infinidade de pequenas bolhas de ar seladas e conectadas entre si. Estas bolhas são responsáveis pelo baixo peso e excelentes propriedades físicas da Perlita.
O isolamento com Perlita Expandida oferece vantagens adicionais, sendo superior ao EPS ou a Vermiculita. Ela é facilmente aplicada e não requer capacitação técnica ou equipamento adicional.
Estudos independentes demonstram que o desempenho contra o fogo de blocos preenchidos com Perlita aumenta até 4 horas. É incombustível num ponto de fusão de 1260ºC.
É inorgânica, não deteriorando e resiste a insetos, preenchendo completamente os vazios e cavidades das paredes e blocos.
O uso de Perlita Expandida em misturas de substratos para vasos, floreiras e recipientes, permite uma germinação rápida e um perfeito desenvolvimento da planta, já que possui a capacidade de manter níveis ótimos de temperatura e umidade enquanto provê uma adequada drenagem. Além disso, a capacidade de aderência nas raízes reduz o impacto do transplante.
Dada sua capacidade de isolamento térmico, a Perlita Expandida é ideal para cobrir as sementes, especialmente as zonas expostas ao sol e altas temperaturas diurnas. Também, oferece proteção às germinações resistindo ao musgo superficial e ao crescimento de algas.
A forte atração capilar de água que possui, faz da Perlita Expandida um sobressalente substrato para a hidroponia e a reprodução por galhos, que podem realizar até 100% deste produto. É um restaurador ideal para mistura de turfa. A areia utilizada freqüentemente se aloja nos pequenos espaços aumentando a porosidade, permitindo a oxigenação do substrato e, portanto, reduzindo o encharcamento, sem saturar-se e retendo a umidade por longo período de tempo.
O baixo peso da Perlita é um benefício adicional para vasos e sacadas. No paisagismo, é utilizada para substituir total ou parcialmente a areia em misturas dos substratos. Ao inclui-la, são melhoradas as características físicas das misturas, oferecendo resistência à compactação, suficiente infiltração para drenar as chuvas e maior habilidade para resistir às secas.
A Perlita pode ser usada em gramados de baixo e alto trânsito, para forrar solos em jardins, árvores e como protetor de raízes e acelerador de compostos.
fonte:google-Schumacher Insumos _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
clovism
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 3:17 pm Assunto: perlita |
|
|
Olá leandro
Estava pensando em usar partes dela, + terra preta/e ou vermelha e talvez esfágno, como subrstrato padrão.
Obrigado,
Clovis |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 7:38 pm Assunto: |
|
|
Clovis, Perlita, Vermiculita, esfagno são materiais que retém muita umidade. Tem que usar com parcimônia. Não deixe de usar tambeém pedrisco ou cacos de telha para que o teu substrato tenha boa drenagem. Quanto à terra, peneire e jogue fora o que passar na peneira. Terra muito fina compacta muito.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
Pessoal....
E onde se encontra a tal da perlita.. to procurando por aqui e nada....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
clovism
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
Olá MCDONALD
Aque em Brasilia este produto voce encontra na LR PAISAGISMO
TEL 61 32480176
Eles vendem atraves do Mercado Livre, nome virtual HOBBY VERDE.
Custa 30,00 o total de 15 litros.
Email da loja
lr@lrpaisagismo.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 4:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Clovis, considerando o clima extremamente seco, de baixa umidade que temos aqui no DF, a adição desse material ao substrato poderia ser até interessante, no entanto, em oportunidades anteriores, quando experimentamos usar vermiculita na composição, não surtiu o efeito desejado. Esse material que vc cita agora tem propriedades bem similares à da vermiculita, por isso, acredito que não é de tanta valia assim no cultivo de nossas plantas.
Claro que toda e qualquer nova experimentação nesse sentido é sempre bem vinda, principalmente se aliada a ela houver resultados favoráveis. Por acaso vc a usa e tem tido sucesso em mistura-la a outros componentes, como o caco ceramico, terra granulada, carvão e pedrisco? Nos relate sua experimentação com esse material, para que todos possamos nos inteirar sobre seu uso adequadamente. Se voce a utiliza, qual a proporção que geralmente emprega na composição do seu substrato? _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
clovism
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury
Desculpe-me, sou iniciante e este será o meu primeiro substrato.
Comprei um E-book sobre bonsais (RICKBONSAI), loja física situada no Sul do Pais, e la é relatado sobre o uso da perlita.
Como voces são bastantes experientes, pensei em pedir uma opiniao.
A proposito, como faço para participar do clube do bonsai aqui em Brasilia?
Gostaria de fazer uma visita e poder aprender mais sobre a arte.
Grato
Clovis[/img] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 23, 2011 2:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Clóvis, vc é muito bem vindo ao nosso clube, sempre cabe mais um. Eu enviei uma mensagem privada a voce, dê uma conferida, por gentileza. Fico no aguardo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 12:48 am Assunto: |
|
|
Nick...
Gostaria de saber se usar a argila expandida no substrato vai bem. Achei uma na medida igual a areia grossa e sem contar que ela ainda retém umidade no substrato...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 11:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Mc, a argila expandida não retem umidade, mesmo se vc fragmentá-la. Ela age como dispersora, como se fosse os pedriscos que adicionamos ao substrato. Por isso, se vc usa-la, sugiro suprimir o uso do pedrisco. Isso significa usar uma coisa ou outra, não as duas juntas, ok?
A vermiculita, por outro lado, retem umidade, e é bem leve, mas não permite o mesmo grau de aeração nas raízes, como permitie a argila expandida e o pedrisco. Quem disse que argila expandida retem umidade, então está falando de outra coisa. Talvez de bolotas de argila simples.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 12:36 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Mc, a argila expandida não retem umidade, mesmo se vc fragmentá-la. Ela age como dispersora, como se fosse os pedriscos que adicionamos ao substrato. Por isso, se vc usa-la, sugiro suprimir o uso do pedrisco. Isso significa usar uma coisa ou outra, não as duas juntas, ok?
A vermiculita, por outro lado, retem umidade, e é bem leve, mas não permite o mesmo grau de aeração nas raízes, como permitie a argila expandida e o pedrisco. Quem disse que argila expandida retem umidade, então está falando de outra coisa. Talvez de bolotas de argila simples.  |
Nick.
Muito obrigado...
quanto a dúvida em reter a umidade ninguém me falou não...rs, eu deduzi... errado pra variar...
mas legal... vi no mercado livre e está com um preço bem acessível e dá pra retirar no local...
vou providenciar o mais rápido possível....
Gostaria de parabenizá-lo por sua presteza e paciência.
Suas explicações nos motivam mais e mais aqui no fórum.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 3:21 pm Assunto: |
|
|
Mc, Eu usei argila expandida triturada durante 2 anos.
Certa ocasião, 2009, perguntei ao Salvatore Liporacce o que ele achava, e ele me disse que não era boa em função dos micro orifícios onde as raízes ciliares poderiam se esconder e estacionar.
Contudo, por ser leve e reter umidade (só a triturada retem), continuei usando.
Não satisfeito pois não via nenhuma vantagem além de ser leve, constatei que não era ideal quando coloquei 2 mudinhas de ligustro em vasos diferentes.
01 só com argila expandida triturada + osmocote
01 só com condicionador de solo
A muda com condicionador de solo deu de 10 x 0 na que estava com argila.
Continuando minhas pesquisas, contatei a Cinexplan (fabricante da Argila) que me passou a composição.
Constatei elevado teor de aluminio.
Perguntando ao meu filho (doutorando em Química) ele me informou que o aluminio naquela forma não era absorvido pela planta.
Continuava a dúvida, até que o Fernando Magalhães, de Belo Horizonte, que é Biólogo, me informou que realmente o aluminio naquela forma era indisponível à planta, contudo, quando misturado ao substrato, liberava aluminio em outra forma (alumínio é tóxico para a planta)
Novamente falei com meu filho e ele afirmou que, realmente, em contato com a umidade do substrato ele irá liberar hidróxido de aluminio.
Assim sendo, aboli a argila expandida triturada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|