| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
tiogabra 1.o PASSO

Registrado: 08/10/05 Mensagens: 153 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 8:47 am Assunto: Morangos. |
|
|
Pessoal.
enquanto espero minhas plantas se desenvolvendo plantei uns morangos,ja tem alguns bem legais.
 _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
"Que a Paz esteja com vocês" |
|
|
 |
tiogabra 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 16, 2005 12:14 pm Assunto: Re: Morangos/ajuda com Jabuti |
|
|
| tiogabra escreveu: | Pessoal.
enquanto espero minhas plantas se desenvolvendo plantei uns morangos,ja tem alguns bem legais.
 |
Pessoal.
Foi brindadeira os morangos, observem ao lado tem uma Jabuticaba ( tem um tipo de abelha ou vespa, que corta pedaços de folhas e leva embora.Podem me ajudar?  _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Qua Dez 07, 2005 6:43 am Assunto: |
|
|
Amigo Tiogabra,
Também tenho eventualmente problemas com estas vespas que cortam pedaços redondos das folhas para fazer suas casas de papel. Acabaram com a folhagem de um Acer saccharinum, de um Quercus coccinea e de um Quercus robur. Danificaram um pouco menos outras espécies. Não sei de onde elas vêm, pois o ninho não é tão próximo. Acho que a solução definitiva seria destruir o ninho, mas, por outro lado, acho isso também bastante antiecológico. Mas acho que, sem querer, encontrei a solução: todo começo de dezembro, eu cubro minhas árvores de clima mais temperado com um sombrite que corta 30% do sol, que fica durante todo o período mais quente do verão, só retirando em março, para aproveitar o sol de outono que causa aquelas cores bonitas. Pois bem, ao cobrir as plantas, os ataques acabaram. Não sei se destruiram o vespeiro em outro lugar ou se foi a cobertura de sombrite que as inibiu, pois em outros anos o ataque, embora reduzido, não parou por completo após o sombrite. Mas vale a pena tentar. Caso o ataque seja muito intenso, pode valer a pena fazer um viveiro com tela plástica de malha maior ao redor de toda a coleção.
Um abraço,
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
tiogabra 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 07, 2005 11:43 am Assunto: |
|
|
| Ivo escreveu: | Amigo Tiogabra,
Também tenho eventualmente problemas com estas vespas que cortam pedaços redondos das folhas para fazer suas casas de papel. Acabaram com a folhagem de um Acer saccharinum, de um Quercus coccinea e de um Quercus robur. Danificaram um pouco menos outras espécies. Não sei de onde elas vêm, pois o ninho não é tão próximo. Acho que a solução definitiva seria destruir o ninho, mas, por outro lado, acho isso também bastante antiecológico. Mas acho que, sem querer, encontrei a solução: todo começo de dezembro, eu cubro minhas árvores de clima mais temperado com um sombrite que corta 30% do sol, que fica durante todo o período mais quente do verão, só retirando em março, para aproveitar o sol de outono que causa aquelas cores bonitas. Pois bem, ao cobrir as plantas, os ataques acabaram. Não sei se destruiram o vespeiro em outro lugar ou se foi a cobertura de sombrite que as inibiu, pois em outros anos o ataque, embora reduzido, não parou por completo após o sombrite. Mas vale a pena tentar. Caso o ataque seja muito intenso, pode valer a pena fazer um viveiro com tela plástica de malha maior ao redor de toda a coleção.
Um abraço,
Ivo |
Ivo.
|Vou ver se faço esta proteção, parece que e o unico jeito.Vamos a luta, ate gosto de abelhas, mas desta vez elas vão ter que procurar folhas em outra parte.
Abraço. _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
|
|
 |
|