|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
clovism
Registrado: 17/03/11 Idade: 65 Mensagens: 44 Localização: BRASÍLIA-DF
|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 5:11 pm Assunto: |
|
|
Olá
Nick
Postei albumas fotos da minha piracanta no fórum "Pragas e Doenças "
Estou com dúvidas sobre o estado dela.
Voce poderia dar uma olhada, por favor?
Clovis |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 6:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, como vê, o uso desse tipo de material é controverso. A maioria, inclusive eu, não fazemos uso dele no substrato nosso de cada dia. Prefiro usar pedrisco ou mesmo brita zero, do que argila expandida. A explicação detalhada do nosso grande amigo Elio dirime qualquer dúvida sobre o uso desse componente, inclusive com o excelente exemplo de seu teste com as mudas de ligustro.
Se antes dessa colocação do Elio eu não usava, agora então é que não irei mesmo fazer uso desse material. Totalmente dispensável, a meu ver. Deixemos para o pessoal do paisagismo, que adora colocar as bolotas em vasos, principalmente os que contém plantas artificiais, continuarem com seu uso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Abr 01, 2011 12:18 am Assunto: |
|
|
Nooooooooooooooooossa Elio...
agora entendi pq tenho uma caliandra que não cresce...
Um amigo meu, o Marcio Donegá me deu uma caliandra no escorredor com argila expandida e a bichinha não cresce nem a pau.. inclusive uma muda bem menor que adquiri depois cresceu 2 x mais....
Acho que vou abolir a idéia da argila então.....
Muito obrigado pela explicação....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 2:02 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Agora fiquei com dúvida total. Tenho usado a argila expandida em diversos vasos inclusive na muda que doei ao amigo Mc, mas minhas plantas têm tido bom desenvolvimento, até pouco tempo ñ tinha feito nenhuma experiência com relação a diferença entre com ou sem a a argila expandida, então há algum tempo atrás fiz um experiência com mudas de pimenteira. Duas coloquei no vaso apenas com substrato industrializado p/ mudas e outras duas misturei esse mesmo substrato com 40% de argila expandida visando dar maior porosidade (p/ aeração) ao solo e melhor drenagem. O resultado foi o seguinte:
Assim que as plantas se recuperaram do transplante as mudas com argila cresceram o dobro das outras que estagnaram durante algum tempo. Hoje as mudas com argila já estão com frutos amadurecidos enquanto as mudas em substrato puro ainda estão florescendo e com menor qt de flores. Fiz o teste justamente no sentido de verifcar diferenças de desenvolvimento e p/ isso utilizei plantas de rápido crescimento.
***Nota: A argila expandida que uso já é comprada com granulação entre 2 e 5mm, não sendo triturada p/ uso e cm ñ se encharca acredito que ñ haja a liberação do alumínio em grande quantidade. Por sua refração a água é muito utilizada em lajes na construção civil.
Utilizo a mesma pelas propriedades de deixar o solo menos compactado, mais leve, com melhor aeração e melhor drenagem em substituição ao caco de telha (ninguém merece ficar quebrando telha e peneirando,rsrsrs).
Um dos motivos da experiência foi justamente com vista em começar comercializar a argila em menor quantidade da vendida normalmente em sacos de 50 litros que é inviável p/ quem tem pouco vasos.
Qto a planta doada ao amigo Mc, tenho uma muda da mesma safra que está em pleno desenvolvimento, aliás uma ñ, duas, sendo uma em escorredor e mamadeira e outra em vaso.
Muda de Calliandra no escorredor
23.11.2010
07.02.2011 - Já com alguns galhos podados
Muda de Calliandra no vaso
03.11.2010
07.02.2011- Já com alguns galhos podados
Outras plantas colocadas com argila na composição do subtrato:
Duranta
07.02.2011
24.02.2011
25.03.2011
Jaboticabeira
Podada em 03.11.2010
19.12.2010
Tuia Limão
11.09.2010
16.02.2011
Surgiu agora uma nova dúvida: Qual a função do caco de telha/tijolo no substrato? Qual a característica e propriedades do mesmo?
Vou acompanhar o tópico.
Abraços _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 4:27 pm Assunto: |
|
|
Donegá, na tua explicação, vc se refere à argila expandida triturada. Tá aí a grande diferença!!!
Argila que vc usa não é triturada e ela tem (em todas as granulações) uma "casca" que impede a penetração da água. 2 anos atrás peguei algumas daquelas bolotas que se colocam sobre os vasos de plantas ornamentais e deixei no copo com água e, após 01 semana, continuavam boiando, ou seja, não absorveram nada de água.
A de granulação que vc usa (acho que é a 0500), eu coloquei no copo e afundou instantaneamente. Creio que por ser muito pequena. Contudo, após o mesmo período, ao quebrar a 0500, também estava seca por dentro.
Talvez por isso, e em conformidade com a explicação do Fernando Magalhães mais o esclarecimento do meu filho, a triturada, misturada com o substrato "absorve" a umidade e, daí então, libera hidróxido de alumínio.
Creio que usando sem triturar ela tenha boa característica de drenagem, sem liberar nenhum mineral.
Nesse sentido, tando faz usar argila expandida NÃO triturada, ou pedrisco, ou brita, o efeito é o mesmo: simplesmente drenagem.
Já caco de telha tem a capacidade de drenar e absorver umidade, liberando às raízes quando necessário, por osmose. Eu compro já triturada em 3 granulometrias diferentes.
Donegá, creio ser importante esse esclarecimento para que menos avisados não confudam ARGILA EXPANDIDA com ARGILA EXPANDIDA TRITURADA
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 4:30 pm Assunto: |
|
|
Apenas para lembrar, este tópico começou a indagação sobre PERLITA EXPANDIDA, que é outra coisa totalmente diferente.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Foi o que imaginei, por isso coloquei a nota sobre o tipo que uso. É exatamente a 0500.
Valeu sobre a explicação do caco de telha, pois sempre tive esta dúvida. Agora vejo que é importante a utilização do caco na composição do solo para evitar que o mesmo resseque muito rápido.
Precisamos inventar uma máquina de baixo custo p/ quebrar nossas telhas, rsrsrs.
Qto ao tópico apenas aproveitei p/ ñ ter que abrir novo tópico vendo que os amigos já o estavam acompanhando.
Gde abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Donegá, fórum é pra isso mesmo!
Dirimir dúvidas!!
Perfeita a tua colocação!
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 12:28 am Assunto: |
|
|
É pessoal....
Agora entendi tudo..... uma verdadeira aula sobre argila expandida...
Acho que abolir não seja um bom termo... Mas..... quanto ao crescimento ainda tenho dúvidas, pois quem me deu as mudas foi o próprio Marcio que é minha testemunha... rsrsrsrsrs.
Mesmo assim agradeço a atenção do pessoal.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 8:06 pm Assunto: |
|
|
Amigos , gostaria de dar uma dica sobre caco cerâmico(tijolos ou telhas trituradas).
Vá até uma empresa de materiais de construção dessas que vende areia e tijolos que ficam no pátio a céu aberto.
Procure a pilha de tijolos e de telhas.
Ao redor desses montes de telhas e tijolos a muito caco cerâmico, você não mais precisará quebrar tijolos amigos, seus problemas acabaram...rsrsrsr
E o melhor de tudo, é gratuito, você deve apenas pedir ao capataz ou dono da loja.
O trabalho resume-se apenas a ter peneiras, eu uso 3 tipos de peneiras:
peneira de areia- 2,79mm
peneira de arroz- 2,18mm
peneira de fuba- 1,36mm
vc terá varios tipos de tamanhos e fenalidades de cacos...
depois de peneirar seria importante lavar o pedrisco, se caso for esterelize...
Sobre perlita, eu nunca usei, mas uso vermiculita expandida, uso 5% nos meus substratos e vejo plantas muito felizes por aqui...
Uso:
1/3 de caco cerâmico- 1,36mm
1/3 de areia grossa
1/3 de terra bioplante misturada com farelo de casca de pinus
+ vermiculita expandida, 5% de tudo...
Abraço amigos! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 9:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Fabricio, a terra granulada eu costumo obter pela quebra de granulos de cupinzeiro, que depois de separada em medidas variadas, queimo a uma temperatura de 250 graus, por uns vinte a trinta minutos, para eliminar residuos, insetos, ovos de insetos e sementes de capim, restando um material esteril e apto, depois de esfriar ao sol quente, para misturar na composição.
O granulo de terra é melhor que a areia grossa, por permitir uma boa drenagem, retendo uma quantidade minina de umidade, o que permite manter as raizes capilares sempre com um aporte hidrico, contribuindo para sua manutenção, sem comprometer sua estabilidade, vez que a umidade nos granulos de terra de cupinzeiro + a dos granulos de caco ceramico, dão sobrevida hidrica para essas raizes, garantindo bem sua aeração e umidade constante.
Não tendo cupinzeiro na região, muitos amigos bonsaistas recorrem à retirada em camadas inferiores do solo, cavando buracos de até um metro a um metro e meio de profundidade. Ao retirar a terra do fundo, deixam-na secar bem, depois peneiram e queimam, usando-a em seguida, tão logo esfrie. Esse material tambem é bom, mas compacta mais rápido que os granulos de cupinzeiro, que têm uma resistencia maior ao impacto da rega diária, levando até um ano ou dois para iniciarem a compactação/desmanche, implicando então na troca, via reenvase. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 2:10 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, realmente a areia grossa retem bastante humidade, por isso penero bem ela e as vezes dependendo da finalidade uso saibro lavado junto com o caco cerâmico.
Essa sua dica é muito boa mesmo, já tinha visto essa sua recomendação que pra mim muito preciosa.
Eu ainda não tive oportunidade de achar cupinzeiros por aqui mas prometo que vou a procura.
valeu pelas dicas, vou copiar!
Abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|