Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Zelão_Bonsai

Registrado: 14/12/10 Idade: 48 Mensagens: 74 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Sex Abr 01, 2011 8:43 pm Assunto: Serissa |
|
|
Olá pessoal,
Estou com uma serissa a mais ou menos um ano mas evoluiu muito pouco desde a aquisição.
Estou pensando em passar para um escorredor com substrato mais filtrante do que compacto.
Estaria na época de fazer alguma coisa para que esta serissa possa crescer mais vigorosa? como podar por ex e onde poderia cortar? adubação?
Obrigado.
Abraço. |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Sáb Abr 02, 2011 8:08 pm Assunto: |
|
|
Gente!!!!
Nenhuma opinião!!!
Será que não vale a pena? não tem futuro? |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 10:20 am Assunto: |
|
|
Paciência Zelão... sei como é estar na espera de respostas, mas bonsai é um grande exercício de paciência.
Quanto a sua bela planta, parece-me que o substrato possui uma granulometria muito baixa, deixando-o pouco estruturado, ou seja, com pouca porosidade e drenabilidade. A 'mamadeira' é uma boa opção para um melhor desenvolvimento.
Quanto a corta-la eu não sei o que poderia ser feito ^^
Mas existem muitas possibilidades...acho que você poderia escolher um estilo que gosta muito e ver se ela suportará o estilo =D |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 11:12 am Assunto: |
|
|
Eu faria o transplante no final do inverno. Pode utilizar um escorredor, mas o vaso que está me parece suficientemente grande (só precisa melhorar o substrato).
Parece que ela est´´a só em terra preta?
Quanto as podas, depende do seu objetivo para esta sua planta: se quer um bonsai de tamanho pequeno (shohin) podemos pensar nas podas. Se quiser um bonsai maior (médio), o ideal é deixar crecer bastante para poder engrossar o tronco mais rápido. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 7:54 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Jonathan Richetti,
É isso ai, paciência...rs
A granulometria que falou é muito baixa, é pura terra e está muito compacta. Ainda não pensei no estilo, estava pensando até agora em salvar a planta que está sem vida .
Nikkei 100,
Vou esperar o final do inverno e passar para um escorredor que já tenho de reserva com substrato mais drenante, como reparou é só terra preta.
Sobre o SHOHIN não tinha pensado nisso, mas vou procurar me informar mais sobre o estilo.
Agora pessoal, como faria com as podas se fosse deixar crescer e engrossar o tronco? se ver na foto vão ver que são poucos ganhos e esticados, praticamente sem galhos secundários... queria deixar com mais volume. Como poderia fazer para deixar mais cheio?
Agradeço a colaboração.
Abraço. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 11:29 pm Assunto: |
|
|
Shohin não é um estilo, é uma classificação de tamanho dos bonsais (altura de uns 15 cm).
Se quiser ramificar mais é só podar o galho. Se for para ramificar um galho que vai fazer parte do bonsai, normalmente podamos curto, deixando um ou dois pares de folhasm de cada folha normalmente brotam novas ramificações. Se é para engrossar, não é interessante retirar muitas folhas.
Permita que ela receba bastante sol e cuidado com solo muito encharcado. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 12:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lamento informar que essa variedade de serissa não costuma engrossar tanto o tronco quanto a outra, de folha simples e verde. Mesmo quando plantada no chão, recebendo rega diária e adubação intensa, a resposta dela ao cultivo é tardia e demorada, sem engrossar muito. Melhor mesmo é cortar essa planta bem baixo, e usá-la como kusamono, ao invés de perder tempo buscando algo inalcansável.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Ter Abr 05, 2011 7:02 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
Poxa, que pena não engrossar o tronco como gostaria... então é esperar até o final do inverno e dar uma nova cara, podando e mudando para um novo vaso.
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 7:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Zelão, dê uma conferida na pagina do nosso clube de bonsai, clicando na aba "galeria dos associados". Na ultima expo de bonsai que realizamos, eu apresento diversas serissas trabalhadas como mini bonsai. É uma ótima opção para a sua planta, devo dizer. Talvez, pesquisando na net, voce encontre algum modelo que possa servir para vc ter alguma idéia sobre como moldar a sua. Pesquise no google imagens: serissa bonsai, ou então serissa foetida bonsai. O link para minha pagina está abaixo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 9:47 pm Assunto: |
|
|
nickyfury,
Agradeço as dicas e já entrei no clube do bonsai e gostei muito. Procurei tb pelas imagens no google e logo postarei algumas para sugestões.
Abraço. |
|
|
 |
|