FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fukinagashi contestado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 10:18 pm    Assunto: Fukinagashi contestado Responder com citação

Olá amigos,

Estou psotando aqui uma serissa estilo fukinagashi que já havia postado à cerca de 3 anos. Já na época ela foi alvo de contestação. Na verdade, depois disso, deixei ela crescer livremente, plantada em sua enorme pedra/bacia. Há alguns dias resolvi fazer uma limpesa nela e retirar os galhos que havia crescido na vertical, escolher novos galhos para o fukinagashi.
A questão básica é aseguinte: A contestação maior na época foi pro causa do tronco arqueado. Um defeito, segundo regras de John Naka. Porém sempre achei que neste estilo, esta inclinação do tronco é a mais clara representação da força do vento neste estilo.
De lá para cá, a opinião mudou?
Na verdade, coloco esta questão e uso uma planta própria para que todos os foristas atuais também possam não apenas opinar, mas ter acesso a opiniões fundamentadas sobre esta questão.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon Fontoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente, queria te parabenizar pelo ótimo trabalho. Não vi a foto da época citada, mas para mim vejo que o estilo escolhido foi acertado e o tal "arco" me parece natural, afinal de contas, uma árvore natural que sofra a ação do vento, seria isso mesmo! Na minha opnião, o problema está onde aparece os galhos mais finos, ali tem uma enorme redução dos galhos em relação ao tronco, mas daqui a mais três anos, acho que vai estar bem melhor! Não seria interessante se, você enterrasse o conjunto todo em uma bacia bem grande, para um melhor desenvolvimento?

- Marlon Fontoura

Editado pela última vez por Marlon Fontoura em Seg Abr 04, 2011 2:11 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Élio independente de estar dentro das regras do varrido pelo vento ou não, eu adorei o visual da planta meu amigo.

Pra mim pareceu bastante natural, se te agrada, e não vai participar de nenhuma competição, por que não?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 11:03 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio Luis, quero crer que, diante de sua teimosia e persistência, considerando as duas ótimas fotos que mostram arvores com curvatura, no estilo Fukinagashi, incontestavelmente contrárias às normas do grande Naka, é que realmente prevaleceu. Isso só nos mostra a todos o que sempre escrevo: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Laughing Laughing Laughing

A grande vantagem de se trabalhar com a serissa, a meu ver, reside justamente na facilidade de moldarmos a espécie a qualquer tipo de estilização que se proponha. Lembro, particularmente, de uma discussão (tola, como sempre), a respeito de um belissimo trabalho apresentado pelo grande amigo forista Charles White, que nos brindou num evento no Atelier do Dom Mario, com uma linda serissa com madeira morta. Um literati com shari e jin, se não me engano.

A propósito disso e da tola discussão, em que havia partidários prós e contra o trabalho dele, o fato é que a planta recebeu aplausos e elogios, bem como seu criador, recebeu críticas e cumprimentos pela ousadia e criatividade. É sempre assim, a meu ver: uns gostam e acham adequado, outros nem tanto.

Sobre sua serissa, não lembro se eu estava no grupo crítico ou não. Atualmente, aliás, me alinho a seu lado, considerando minha apreciação pela espécie e as condições adversas que tenho imprimido determinadas caracteristicas em plantas que cultivo, buscando justamente criar nelas algo que as diferencie, que as ressalte e as coloque num patamar mais elevado na arte bonsai. Muitos bonsaistas, aliás, torcem o nariz para a espécie, bem como para o ligustro, a duranta, dentre outras, que tanto prezamos.

Acho que controvérsias, sempre haverá. Afinal, temos bonsaistas antigos que até hoje cismam de chamar bonsai de Bonzai. E tenho dito!!!. Laughing Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,
Achei sua planta muito bonita e natural (com arco ) e com o tempo ficará
ainda melhor,quando os galhos engrossarem mais.
Quanto as regras,nem sempre a gente consegue seguir oque determina,nem por isto ,deixa de ter seu valor.Outro dia lendo,matérias na net, vi varios bosai premiados, e que não obedeciam certas regras.
O autor da matéria quis mostrar que devemos seguir as regras, mas que isto não é tudo.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, agradeço as considerações. Espero que sirvam a todos os foristas também. Marlon, as imagens de plantas na natureza mostradas pelo amigo são mais do que esclarecedoras quanto as inúmeras variáves, possíveis, a favor ou contra as regras. Obrigado. Nicky, contava com a sua participação e opinião, sempre muito pertinente. E seu modo imparcial de ver as coisas. Hraphi, fico contente que gostou e até acho9u natural.
O que fiz na reestilização dela foi retirar alguns galhos mais grossos que existiam e meio difíceis de conduzir, a serrissa em galhos consolidados é bem quebradiça. Então optei por usar galhos mais finos a fim de poder orientar melhor. E terão ainda que ser melhor distribuídos adiante. Espero que um pouco de compactação da folhagem dissimule um pouco o término repentino do tronco e fique mais natural, a exemplo da foto número 2 mostrada pelo colega Marlon.
Bem, continuamos abertos a opiniões.. vão falando, à vontade...

abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 5:26 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ola amigo Elio sabes o apreço que tenho por voce e outros colegas daqui que sempre posso contar.Sou um seguidor de seus trabalhos e opinioes e adorei mais esse esta lindo estou aorendendo muito com voces por aqui,sei que tem regras a serem seguidas por aqui mas sei la tento nos meus trabalhos fazer uma reuniao da regra do forum aqui e o que a natureza da planta que estou trabalhando me oferece ou me diz,nao sei se estou certo pois sou um bebe ainda.Tenho lido muitas materias sobre bonsai mas estou sempre ligado aqui que chego a ter um pen driver de materias,post,dicas e trabalhos postados por amigos que fiz aqui e posso contar que desse modo espero aprender um pouco mais entao,acredito em minha opiniao humilde ao caso tudo é uma questao de bom senso para aquele que esta trabalhando a planta pois acredito que ela tem que ficar excelente para quem esta trabalhando ela e que terao pessoas que irao aplaudir e outras criticar,mas isso faz parte.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: