FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Corticeira Do Banhado, ( Ceibo )
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

E aí, Fabricio, como tá a criança???

Abraços!
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 1:59 am    Assunto: Encostia na Corticeira do Banhado(Ceibo), Erithrina C. Galli Responder com citação

O amigão, legal tu pergunta...
Sobre essa minha árvore, lá no inicio do tópico eu citei que ela tinha uma lasca solta no tronco que ia até o nebari mas que ainda tem vida, não secou,
claro a frente escolhida por mim esconde esse terrivel detalhe, então como notei que não esta tão quente aqui no RS,
e já temos noites bem frias, e sabendo que ela é tipica de regiões mais amenas resolvi tentar uma experiência com essa espécie...
estou tentando a encostia.
Essa árvore sempre me chamou a atenção, tanto que devo ter mais de 40 dela somando mudas em desenvolvimento e mudas de 2 3 10 15 anos como acho que tem essa,
resumindo, peguei umas mudinhas bem saudáveis que tinha aqui,
dei uma descascada de leve no caule com a unha mesmo já que ainda estavam verdes e descascando o lugar do ferimento do tronco amarrei elas lá bem apertado,
tentando corrigir o o lasca e o nebari coloquei 3 mudas,
uma que seu caule ficou como sanduíche entre a lasca e o tronco e outra duas posicionadas nas fissuras entre tronco e lasca, fazem 6 dias e as mudas desfolhadas começam a criar brotinhos, nesse momento ainda não tenho fotos do trabalho como esta, só tenho do início do trabalho, então vou postar aqui pra ti e os outros amigos verem essa empreitada, e para todos nós em uma só corrente torcer que a experiência de certo...rsrsrsrs...Very Happy
Esse monte de detalhes é pq não vemos muitos aqui no Brasil cultivadores dessa espécie.... então ai vai um desafio... Encostia em Corticeira do Banhado ou Encostia em Ceibo ou Encostia em Erithrina crista galli...
Vamos torcer pra que de certo...
abraço amigo...

...
Aqui é a lasca e as mudas, tive que cavar bastante...(as mudas são de dezembro passado, 4 meses).

...
Aqui o detalhe da lasca, é bem feia , mas note que ela esta branca onde descasquei isso mostra a seiva mostra que esta vivinha e enrraizada...

esse branco que vemos e pasta de dente, sempre uso nas que não pegam chuva, é um ótimo fungicida, eu escovo com esova de dente água e a nona parte de água-sanitaria e depois aproveitando a humidade escovo com a pasta branco, sempre funciona e sempre tem a mão a matéria ...rsrsrsrsrs:DVery HappyVery Happy
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Legal aí! vamo ve se funciona! Very Happy

Abraços!
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 2:09 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal...
Minha ultima experiência foi a encostia, não funcionou, ao menos com mudas novas e com semilenhosas não deu.
Estou aqui apenas para mostrar o novo caminho que venho dando a ela e que me agrada mais...
estou tentando imitar a natureza da espécie, e já que de chorão não tem nada nela em modo real,
eu cancelei o primeiro projeto e hoje tento a naturalidade, já que aramar é impossível, espero que todos gostem.
Abraço a todos e se sintam à vontade para criticar, eu agradeço.

.

.

fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 2:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
hoje ela se encontra em uma bacia mais larga e está com a nova ramificação de galhos bombando.
Em breve fotos...
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 10:50 pm    Assunto: Coeticeira Responder com citação

Ola amigos peco desculpas para invadir seu post fabricio para mostrar minha corticeira pois aqui em minha regiao encontrei um mato com muitas mudas desta especie de varios tamanhos e calibres mas andei pesquisando algo sobre ela e nao achei ate que apareceu este post aqui pra trocarmos ideias.A minha acabou secando os dois primeiros galhos e nem sei porque o restante esta ai.A ao lado dela e um ipe que peguei em um terreno baldio.
.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 02, 2013 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Corticeira do Banhado, essa é a árvore que me fez querer ter um bonsai.
É tão viciante que tenho vários hoje.
Poda:
A Corticeira do Banhado não aceita qualquer poda, os galhos da sua devem ter secado por que você podou quando ainda estavam muito finos.
Não tenha medo de deixar os galhos dela crescerem livremente, pois assim é a única forma de dar forma a eles.
Ela não aceita podas em galhos que não tenha uma nova brotação para assumir a seiva, note que quando um galho é cortado o miolo do galho fica exposto como um duto de seiva e mesmo passado um vedador não vai adiantar, ela precisa de continuidade no galho, por isso lhe disse para deixar crescer livremente, por que assim que esse galho começar a ficar lenhoso e já não tiver mais folhas poderá ser trabalhado na forma de tracionamento.
De qualquer forma vá se acostumando, ela costuma perder galhos, se ela decidir que um galho é mais importante que o outro ela simplesmente elimina o outro, note isso olhando as árvores já formada na natureza, a cada ano ela tem um formato, só se mantêm os galhos fortes e já ramificados.
Condução de galhos:
Depois de o galho estar lenhoso você poderá torcer ele até estalar que ele aguenta, mas faça isso em épocas primaveris, que é quando ha grande fluxo de seiva.
Você pode tentar aramar um galho já lenhoso, mas seu crescimento é tão rápido que não vale a pratica a não ser que a aramação seja espaçada e que a marca (que vai ficar) não seja muito profunda, por que se marcar muito o galho, (mesmo ele sendo lenhoso) poderá ocorrer a perda do mesmo.

Espero ter ajudado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: