FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Esse substrato é bom?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fcrfaria

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 4:29 pm    Assunto: Esse substrato é bom? Responder com citação

Olá pessol vi numa reportagem que o substrato ideal vai variar de acordo com o clima da região. E para região sudeste indicaram 50% de dolomita, 50% de tijolo moído e 5% de carvão mineral.
O que vcs acham?
Obrigada[/url]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

dolomita é uma pedra transparente?

se for e vc conseguir dele a uma medida de 2 a 5mm acho que poderia substituir o pedrisco com ele.

pelo pouco que aprendi nao da para fazer um substrato igual para todas.
umas gostam de mais material orgânico outras gosta menos.

Pelos meus testes aqui "eu" aqui usaria 30%(pedrisco ou essa dolomita) + 30%caco de telha + 5% carvao + 25% de terra vegetal.
Mais ainda tem as variações para mais ou para menos da terra vegetal
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Sou mais pela composição do Leandro!

Essa composição que te indicaram é muito perigosa pois é totalmente inerte, ou seja, sem nutriente algum.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fcrfaria

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 8:55 pm    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Obrigada caros colegas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 1:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Além da especificação quanto à região do país, há que considerar ainda a espécie cultivada. Nem todas se adequam a todo tipo de substrato. As vezes é preciso variar entre um componente e outro, ou mesmo diferenciar totalmente, como no caso do cultivo de azalea e rododendro, para termos sucesso na empreitada.

De maneira geral, considerando uma maioria de espécies, eu uso e recomendo: casca de pinus, carvão vegetal, pedrisco, caco ceramico e terra granulada, sendo que no meu caso, esta ultima eu obtenho pela fragmentação e queima de terra de cupinzeiro, escolhendo de preferencia aqueles vermelhões, duros, que proporcionam um material que demora mais a fragmentar.

Em relação ao pedrisco, já usei tambem brita zero, que alguns bonsaistas desaconselham pelo alto teor de calcario, que seria prejudicial para as raízes das plantas. Mas as minhas, até agora, não reclarama nadika disso. Laughing Quanto à proporlção da contribuição de cada item, como salientei, varia de espécie e variedade da planta, bem como do tamanho da muda tambem.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: