|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Iniciante
Registrado: 29/03/11 Idade: 50 Mensagens: 18 Localização: Mairiporã-SP
|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 5:38 pm Assunto: Opinem por favor sobre este substrato |
|
|
Boa Tarde,
Este final de semana andei lendo algumas matérias.
Tenho algumas plantas que pretendo transplantar em agosto (mês que me foi indicado). Como só uso pó de pedra, vou tentar nessas algum tipo de substrato para ver a diferença.
O substrato que tenho em mente é o seguinte:
40% pedrisco
30% tijolo baiano moído
20% casca de pinus
10% carvão vegetal
Alguém pode opinar sobre este composto?
Abraços
Márcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 6:55 pm Assunto: |
|
|
Márcio, me atrevo a dizer que essa composição não estaria errada, caso vc tenha perfeito domínio sobre adubação.
Trata-se de uma composição quase que totalmente inerte.
Caso contrário, sugiro diminuir o pedrisco e o tijolo e acrescentar Condicionador de solo (Top Garden, Biomil, Biomix, ou qualquer outro)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 05, 2011 2:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcio, além da ótima idéia do nobre amigo Elio, ouso acrescentar que reduzindo a quantidade de pedrisco e tijolo de baiano (eu nem sabia que baiano fazia tijolo, aliás ), acrescentaria uns 30% de terra granulada, que pode ser obtida com a fragmentação de cupinzeiro, como eu uso fazer, ou então, cave um buraco de uns 50cm de profundidade por 1,20 de largura, retirando o material do fundo e peneirando, aproveitando porém só os granulos que ficarem retidos na peneira.
Apesar desse tipo de solo se decompor mais rapidamente que a terra de cupinzeiro (eu recolho de blocos mais antigos, vermelhos e duros), é bem melhor que manter um substrato apenas na composição indicada por voce. A terra mencionada pelo Elio, aqui no DF é vendida com o nome de BIOPLANT e serve, basicamente, para a germinação de hortaliças, muito usada por horticultores em geral.
Lembrando ainda que as espécies cultivadas pedem solos ligeiramente diferentes, ainda que com a mesma composição. Isso significa que, por exemplo, para coniferas, podemos usar um pouco mais de caco ceramico, enquanto para frutiferas, um pouco mais de carvão e casca de pinus.
Azaleas e rododendros vão muitissimo bem quando plantados apenas no solo BIOPLANT, com uns 5% de caco ceramico para favorecer mais ventilação nas raizes. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|