FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

MEU PRIMEIRO YAMADORI - PRIMAVERA ROXA!!!
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 2:04 pm    Assunto: MEU PRIMEIRO YAMADORI - PRIMAVERA ROXA!!! Responder com citação

Saudações foristas, boa tarde!

É com grande satisfação que apresento o meu primeiro Yamadory.

Havia postado semana passada que estaria em um sítio no final de semana, e que o proprietário iria podar uma azaléia. Perguntei sobre a possibilidade de fazer estacas com as podas. Cheguei atrasado e todas as podas já tinham ido para o lixo. Fiquei bem chateado, e já que perguntar não ofende, quis saber se ele não tinha nada lá que fosse podar, ou tirar...

Foi quando tive a maior surpresa!!! O caseiro me questionou se não me interessava uma Primavera! Disse que ela nasceu perto de uma cerca, e que hoje ele cuida de cavalos, e que os espinhos da planta causam riscos para os mesmos. Disse já ter "matado" ela umas 4 vezes com podas, porém que ela insistia em brotar novamente...

Falou que se eu quisesse era minha, que caso contrário, iria tirar ela de lá com o trator, de uma vez por todas. Fui espiar a planta, e tinha uma base boa, que seguia pelo ao menos a uns 40 cm acima do solo, onde notava-se as "podas" na tentativa de matar a planta.

Não tinha ferramentas em mãos, muito menos bacia, balde ou algo do tipo. Expliquei a ele que precisava de minhas ferramentas, então ele perguntou o que eu precisava. Disse que precisaria de uma serra ou serrote, de uma pá, um enxadão, um balde e areia grossa! Ele me pediu para esperar, e foi buscar tudo o que eu pedi para me emprestar! Até um balde ele me arrumou...tratei logo de furar o mesmo em baixo (vários furos) e nas laterais inferiores, pois já li que ela não pode sofrer com humidade excessiva, havendo o risco de apodrecimento da planta.

Sei que não é a melhor época do ano para isto, mas ele nem sonhava em esperar até o inverno com aquela planta lá...

Agradeci imensamente e fui lá com todas as ferramentas, deixando o balde já próximo da areia grossa, pronto para esperar a planta.

Infelizmente não tinha máquina fotográfica para registrar o yamadori, mas tentarei descrever....

Fiz a poda de todas as brotações, que saiam em sentido vertical da planta, reduzi sua altura até conseguir a parte do tronco que me interessava. Quase morri de tanto furo de espinho..rsrsrs...

Quando deixei só o "toco" que me interessava, lá fui eu cavar em volta, tentando preservar a raiz da melhor forma. A apicial era grande e curvada para o lado, no sentido horizontal, então consegui retirar apenas uma parte dela, porém com algumas capilares juntas, e umas quatro "aéreas" mais finas que saiam do tronco até pra baixo do solo.

Coloquei no balde, já com pedriscos no fundo, e cobertos por areia, e completei com areia. Chegando em seu novo lar, tirei com a serra os galhos indesejados e sem harmonia, fiz a poda do tronco retirando os "caroços" das podas antigas e a madeira morta da parte superior, passei bastante pasta selante, reguei e deixei descansar na sombra.

O yamadori foi feito no dia 01 de abril, e tenho regado dia sim e dia não, para não encharcar o solo e ter risco de apodrecer a planta.

NÃO PASSEI PASTA SELANTE NO CORTE DA RAIZ PIVOTANTE!!! Fiz besteira??? Ainda dá tempo de corrigir? Deixo pra uma próxima intervenção? Se sim, farei isso em que época? Pois sei que agora é bom deixar ela descansar por no mínimo uns dois aninhos, né?

Mais uma vez quero agradecer todos pelo fórum, pela ajuda com os iniciantes como eu, pela paciência e por todas as informações que postam aqui!

Gostaria que os colegas comentassem, e me instruissem, pois se errei quero saber onde, e como. Se ainda tenho tempo, quero corrigir, portanto por favor me instruam mais uma vez!

Sem mais, seguem as fotos...

[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=16502476707636624115&pid=1302021039889&aid=1270099924$pid=1302021039889[/img]

Amigos, comentem a vontade! Só assim posso aprender um pouco sobre esta arte viva!

Do amigo Ricardo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Foto com "escala"

Garrafa de vodka de 1 Litro.

Abraços!

Ricardo.
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

eu sempre digo bebida alccolca e bonsai não combinam....

Cool
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

...percebi pelo "alccolca"...rsrsrs.... Laughing
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

o conselho que deixo pra vc é mandar os dois lá pra casa... vodka e primavera =P
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 4:08 pm    Assunto: é Responder com citação

HEHEHEHEHE,,,LÁ EM NITERÓI NO PAPAGOIABA BONSAI CLUBE,,,AOS SÁBADOS DE 15 EM 15 DIAS,,,DAS 9:00 AS 17:00 H ,ERA SÓ TRABALHAR PLANTAS ,COMER CHURRASCO E UMA SERVEJINHA GELADÍSSIMA,,,SEM FALA NA CARNE DE SOL DA SOLANGE QUE VENDIA LÁ PERTO.

OBS:AS PLANTAS FICAVAM MUITO BOAS DIGA-SE DE PASSAGEM.
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pelo seu yamadori guardião! De uma olhada no meu primeiro também que, por incrível coincidência também foi uma bougan roxa!

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16761

O pessoal me ajudou bastante com meu yamadori, siga as ficas e a sua planta também irá se recuperar tão bem quanto a minha!

Abraços!
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2011 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, li seu tópico e estou sempre espiando!!! Obrigado pelas palavras de incentivo do amigo!

Abraço!

Do amigo, Ricardo.
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2011 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Sobre a raiz, sobre não ter passado nada no corte, alguém tem algo a dizer?

Por favor me ajudem!!!

Do amigo Ricardo.
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Mexer nela agora de jeito nenhum! Esquece do cicatrizante. A minha eu também fiz corte de pivotante mas não passei nada e, pelo que parece, ela cicatrizou. É só tomar o cuidado da rega.

Abraços!
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Gente, alguém pode me dizer se uma "estufa" de saco plástico ajuda nesta recuperação?

Obrigado!

Do amigo Ricardo.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

A estufa não acho necessário. No caso da primavera se ficar muito úmido por muito tempo pode apodrecer alguma parte.
As minhas respondem bem com bastante sol, estimula as brotações. Apesar de alguns indicarem meia sombra por um mês.
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nikkei !!!

Para quem está inciando, assim como eu, sempre surgem muitas dúvidas, e é de grande valia ter este espaço para que os experientes nos orientem no aprendizado desta nobre arte!

No local onde ela repousa atualmente, pega sol das 07:00 da manhã até um pouco antes as 09:00 da manhã. Passando esta fase de adaptação (pelo que li uns 45 dias), colocarei a mesma a sol pleno e entro com adubação, correto?

Mais uma vez obrigado da ajuda e paciência com os iniciantes! É meu primeiro Yamadori, e estou torcendo muito para que a planta "volte" e fazendo tudo o que os nobres colegas indicam!

Do amigo Ricardo.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 5:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, aproveite que sua planta está em recuperação e corte fora essas raizes que nascem no primeiro terço do tronco, e que mais cedo ou mais tarde terão que ser retiradas. Fazendo isso agora, vc não compromete em nada a sua planta, vez que as primaveras são excelentes para desenvolverem novo sistema radicular, mesmo quando partimos apenas de estacas, sem capilares presentes.

Escrevo isso por experiencia própria, vez que tenho em meu viveiro uma em especial, com um tronco bem robusto, que foi reiniciada a partir do zero, isto é, sem nenhum tipo de raiz, grossa ou fina, uma verdadeira estaca bruta. Para vc ter uma idéia, a base media mais de 90cm de circunferencia. Very Happy

Veja como está, atualmente, depois de passar por uma "reforma" em seu tronco, com trabalho de shari e formação estrutura aerea adequada. O fundo desse "vaso" é de concreto, então não há para onde suas raízes possam ir, a não ser contra as paredes de pedra. Ela é cultivada a pleno sol, desde que passou a "residir" nesse endereço:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: