|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 40 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:07 pm Assunto: |
|
|
Então posso plantá-las normalmente sem escarificá-las? _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:14 pm Assunto: |
|
|
Creio que sim! Boa sorte amigo... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

Registrado: 04/03/11 Idade: 41 Mensagens: 115 Localização: Carira-SE
|
Enviada: Dom Mar 27, 2011 11:20 pm Assunto: |
|
|
amigos a algum tempo comentei com um bonsaista sobre a opção de comprar estas sementes, para produção de bonsai, que vendem no mercado livre e em outros sites de venda, este foi altamente contrário a esta idéia, além do fato de que demoraria mais pra ter uma árvore pronta para este fim, já que com uma muda seria mais rápido q com sementes, o que mais impediria ou dificultaria a idéia de ter um bonsai a partir de sementes destas compradas em sites? (ex. sementes de pinheiro azul ou negro do japão, acer...) |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 02, 2011 9:02 pm Assunto: |
|
|
bom gente atualizando as informações:
utilizei os dois métodos, não sei se o método de deixar em agua por um dia e escarificar a semente vai dar certo, creio que sim, o método de por as sementes em água quente por 5 minutos e depois plantar, apresentou resultados mais rápidos, fiz o processo dia 28, e hoje (02), já ví uma das sementes apontando, aproveitei e usei o mesmo método em uma parte das sementes do tal pau brasil falso, e estas também apresentaram indícios de que vão vingar.
ao meu ver o outro método ainda não apresentou resultados, então mesmo que ele apresente (creio que sim) mas o método da água quente mostrou-se mais rápido... fica a dica aos amigos...
ps. assim que o tempo der posto fotos... |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 02, 2011 11:41 pm Assunto: |
|
|
eitha cabra mal educado hem?!?! nem agradeceu aos amigos que postaram os métodos... rsrsrs, não gente, desculpa mesmo, a pressa foi bem grande, mas obrigado aos que comentaram e postaram suas idéias, eu testei as que postaram e assim que os resultados forem aparecendo vou postando aqui para todos, obrigado mais uma vez... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 12:11 am Assunto: |
|
|
E ae somricardo!Blz!?
O método de escarificar com lixas de microrretífica e pôr de molho em água de temperatura ambiente por 24h, deu certo com sementes de pau ferro, sendo a semente muito dura, casos de germinação natural ao plantio é muito raro com está espécie, exigindo um método de quebra de dormência.
Outras espécies importadas como pinheiro negro ou acer, tb gostaria muito de saber como proceder, antes de comprar.
Flamboyant, pega fácil com plantio direto da semente.
Bonsai por semente pode parecer um pouco desestimulante pra quem começa, mas na minha opinião é bem prazeroso este cultivo, associado sim, a outros métodos mais acelerados para suprir nossas ansiedades.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 9:49 am Assunto: |
|
|
então amigo, o método da lixa eu também usei, só não apareceu o resultado ainda, (nas sementes de flam e do falso pau brasil) plantio direto das sementes de flamboyant aqui não deu certo, não vingou uma das que já plantei, e como aqui tem uma árvore adulta já tentei várias vezes, o método de escarificar creio que dará certo também porém o de quebra da dormência em água quente apresentou resultados mais rápidos, quem sabe com o pau brasil aí ele também apresente esta rapidez... e alguém conseguiu identificar de qual espécie são estas sementes vermelhas aí??? |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 3:59 pm Assunto: |
|
|
e ae Marcos, segue foto da germinação do Flamboyant como comentei, tem mais algumas começando porém todas do método da água quente, da lixa ainda não saiu nenhuma, vamos aguardar...
abaixo deixo a imagem de uma acerola que coletei a dois dias, só o fiz devido a necessidade, ela seria arrancada de qualquer forma então a trouxe pra ver no que dá, na hora só tinha este vaso fundo aí pra planta-la, então vou esperar que se recupere pra por no escorredor, porém queria saber se quando for pro escorredor, posso fazer alguma aramação ou algo do tipo ou ainda não se faz necessário devido a ser uma planta bem jovem? aguardo os comentários dos mais experientes... (ps desconsiderem o galho desfolhado atrás, é uma outra planta que sofreu desfolha por formigamento rsrs)
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 4:16 pm Assunto: |
|
|
Não falei que ferver é mais fácil que lixar?
 |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 5:24 pm Assunto: |
|
|
pois é... vivendo e aprendendo... valeu Arzivenko, e sobre a aceroleira alguma informação?? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
E ae!Blz!?
Como foi exatamente o método da água quente, ferveu a água e jogou em cima das sementes?Quanto tempo?Vou esperar a resposta e tentar com algumas espécies diferentes...
A acerola se fosse minha, deixaria quieta, faria apenas alguns furos no vaso, pra ficar tipo um escorredor, pra ventilar e drenar bem o substrato e em setembro passaria pro escorredor.Uma vez no escorredor, deixaria crescer por um ano sem mexer, só adubando e ela crescendo.No 2ºano sim, passaria para mamadeira e começaria a desenvolver algum estilo.Obs: coloco 2 medidas de copo plástico de iogurte 170g da mistura de torta de mamona, farinha de osso e cinza de madeira dentro do vaso que recebe o escorredor na mamadeira, os resultados são surpreendentes, sem risco para a planta por excesso, a planta vai estar segura no escorredor e suas raízes alcançarão a bacia e vão sorrir pra vç.Quando há a explosão de brotos, eu digo oh!chegaram na mina! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 05, 2011 9:23 am Assunto: |
|
|
olá amigo Marco, blz?
o método foi: ferver a água sem as sementes, quando a água estava fervendo tirei do fogo e soltei as sementes dentro, 5 minutos depois retirei as sementes e plantei em areia grossa de construção. em mais ou menos uma semana estavam germinadas.
sobre a acerola vou tentar seguir seu conselho (digo tentar pq não sei se vai dar pra fazer furos no vaso por ser de cerâmica) ele tem apenas um no fundo, se não der pra fazer mais alguns, vou esperar ela se recuperar e mudar pro escorredor... vlw. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 05, 2011 9:00 pm Assunto: |
|
|
Espere até setembro pra mudar, deixe nesse vaso mesmo, achei que fosse de plástico. Procure na net supertrhive para comprar, aconselho quem está de cabeça no bonsai, que não deixe de ter este hormônio estimulante.até mais mano véio! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 05, 2011 11:51 pm Assunto: |
|
|
então amigo, além de ser cerâmico é aproximadamente da profundidade desta garrafa pet da imagem (destas de 500ml) mais uma coisa, é preferível tentar alguma condução (aramação ou algo assim) agora enquanto a planta tem tronco fino ou esperar mais? (digo agora dentro de um mês aproximadamente quando ela terá se recuperado melhor do transplante)? |
|
|
 |
paulorocha

Registrado: 05/04/11 Idade: 54 Mensagens: 20 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Abr 06, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Saudações
Gostaria de sugerir um outro método para a quebra de dormência de sementes "difíceis". É o osmopriming, que consiste em adicionar um pouco de sal na água e deixar as sementes de um dia para outro nesta solução. Soro fisiológico já tem uma quantidade adequada de sal e funciona muito bem.
Um abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|