|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
cccampos
Registrado: 05/04/11 Idade: 44 Mensagens: 5 Localização: Americana-SP
|
Enviada: Qua Abr 06, 2011 10:48 pm Assunto: Uma Ajuda! |
|
|
Boa noite a todos!
Sou novata nesta linda arte, não tenho praticamente nada de conhecimento, porém uma paixão imensa pelos bonsais!
No momento estou com uma jabuticabeira que quase foi para o lixo da empresa onde eu trabalhava, eu pedi ela para mim, chegou em casa bem seca, com poucas folhas mas graças a Deus ela está se recuperando.
Quero cuidar muito dela, dar toda atenção e me aprofundar na arte do bonsai, mas estou meio perdida no que fazer. Estou iniciando com a adubação de acordo com uma planilha muito legal que peguei aqui do fórum, mas eu queria dar uma podada nela, mas tenho medo de fazer errado...alguém poderia me ajudar? Segue umas fotos para vocês conhecerem!
Agradeço a todos que me ajudarem!!!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 9:13 am Assunto: bonsai |
|
|
Cccampos, a jabu é uma ótima aquisição e excelente material para qualquer iniciante aprender sobre cultivo, visando desenvolve-la direcionada a obter, com ela, um lindo bonsai. Minha orientação a voce é no sentido de continuar fornecendo nutrientes a ela, além de uma rega diária, expondo-a ao sol o dia inteiro se possível. Essa nativa cresce e viceja explendidamente quando cultivada a pleno sol, longe da sombra.
Por enquanto, é apenas isso que voce deve fazer. Podas, desfolhas e aramação somente no inverno, que ainda está um pouco distante, mas chegando. Até lá, mantenha os mesmos cuidados que vem dispensando a ela, para que a planta possa adqurir força e vitalidade, de maneira a suportar bem qualquer intervenção que venha a ser necessária no futuro.
Ao expor a planta ao sol pleno, retire de sobre o solo esse material depositado, que parece ser musgo. Ele aumenta a incidência de umidade na planta, o que depõe negativamente, vez que mantem as raízes num meio sempre úmido, fator desfavorável ao cultivo correto. A umidade deve ser reposta sempre que o solo apresentar-se seco, o que irá ocorrer fatalmente com a exposição solar intensa o dia inteiro. Por isso, cuide de efetuar apenas uma rega diária, sempre ao final da tarde se possível.
A melhor adubação é orgânica, mas se não tiver tempo ou condições, pode usar osmocote granulado, que é de liberação lenta. Isso significa que, à medida que as raízes necessitam de alimento, os granulos do adubo se desintegram, fornecendo os nutrientes de que a planta necessita, gradualmente. Geralmente, usamos esse tipo de adubo apenas em plantas formadas, isto é, bonsai prontos ou em fase disso, mas excepcionalmente, podemos aplicar em casos como o seu, sem nenhum problema. É até mais fácil seu manejo e uso, inclusive, considerando tratar-se voce de uma iniciante.
No inverno, então, volte a postar, mostrando sua planta, aqui mesmo nesse tópico, para que possamos orientar o melhor caminho em sua condução, então. Até lá, paciência é o trabalho com melhores resultados.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 10:51 am Assunto: |
|
|
Sua planta me agradou muito. Estou em busca de material parecido para tentar formar algo assim:
 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
Bonita Jabu, eu podaria para ir diminuindo o tamanho gradualmente, o tronco está um pouco fino para a altura dela, quando podamos mais baixo, dá uma aparência de mais grossinha, com o tempo vai ficando proporcional, principalmente se desfolhar em cima e deixar com folhas os galhos de baixo, melhora muito a conicidade, abraços e boa sorte na condução. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
cccampos
Registrado: 05/04/11 Idade: 44 Mensagens: 5 Localização: Americana-SP
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 3:24 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Puxa, muito obrigada pelos comentários de vocês, me empolgaram!
Já retirei os musgos de cima da terra (achava que era bom! rsrs) e vou aguardar até o inverno para mexer nele, realmente pelo que li indicam isto!
Enquanto isso, ele vai continuar recebendo os cuidados que tenho feito nestes últimos dois meses: sol o dia inteiro e regando ele uma vez por dia, a tarde.
Daqui um tempo posto mais novidades, vocês me deixaram contente! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|