FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

duvidas e opções alternativas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 2:16 pm    Assunto: duvidas e opções alternativas Responder com citação

Bom dia a todos, estou comessando agora a mexer com os Bonsai, sempre gostei e achei lindo eles, ja li alguns tutorias e manuais e tals, porem me veio algumas duvidas, vamos la...

1°. Onde eu Moro não tem nenhuma loja do ramo, então não tenho material nenhum pra comprar, então quero saber oq pode ser trocado ou substituido, tipo farinha de oso, fertilizante, enraizador, lembro q vi da outra vez q nos cortes de galho se passa pasta de dente por ex. aki e zona rural tenho pau podre, esterco de animal, palhas, terras de varios tipos, areia de varios tamanhos.

2°. sobre a terra, em alguns casos vi sobre plantar na areia pura, em outros casos fala pra misturar terra e tals, no final a duvida e, devo colocar o produto com otimos indices de adubos ou o minimo posivel?

3°. Medidas medias das vasilhas?

4°. o principal principio para os bonsai não crecerem (como na natureza) e o fator do vaso raso + quantidade pequena de raises e as Podas?

5°. oretendo comessar com varias mudas, todas pequenas logo mais irei postar fotos delas, ja de inicio tenho, 1 pitanga, 1 limoeiro, goibeira (vo procurar mais tem muitas no pasto), acerola (fazendo muda), jabuticaba (fazendo muda), pretendo logo mais fazer de graviola, jambo, azeitona preta, laranjeira entre outras, alguma dica quanto a algum desse?

lembrando novamente q moro na cidade mais praticamente aki e zona rual. grato a todos pela ajuda
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 7:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Smart, inicialmente dou a voce as boas vindas ao nosso forum, onde espero que descubra tudo o que sempre quis aprender sobre a nobre arte bonsai, e faça ótimos e bons amigos. Bem, em relação às suas dúvidas, o mais importante é esclarecer sobre cultivo, vez que parece ser essa a sua principal dificuldade.

Algumas plantas que cultivamos, iniciadas a partir de mudas novas, se desenvolvem melhor quando acondicionamos suas raízes em um material esteril, isto é, o que chamamos de substrato. O substrato serve, basicamente, para manter a planta estabilizada no vaso, proporcionando para suas raizes condições favoraveis para seu desenvolvimento. As plantas que mencionou podem ser cultivadas então em um substrato que contenha, basicamente, os mesmos componentes:

caco ceramico, obtido através da fragmentação/quebra de telhas ou tijolos maciços; pedrisco, que pode ser brita zero ou pedrinhas retiradas da peneiração de areia grossa usada em construção civil; carvão vegetal, casca porosa de madeira, caso não tenha de pinheiro perto e terra granulada. Esta ultima, eu uso a obtida de cupinzeiro. Como não sei se em sua região há cupinzeiros, vc pode obter peneirando a terra retirada abaixo da superficie do solo, no seu quintal.

Cave um buraco de um metro por uns 50 cm de fundo. A terra do fundo é peneirada e os granulos que ficam na peneira são postos para secar ao sol forte, sem molhar. Eles é que irão servir. Se por outro lado, em sua area tiver cupinzeiros, busque os mais antigos, vermelhos e duros, retirando a terra, quebrando em pedaços pequenos, depositando numa lata velha ou panela velha e levando ao fogo, para aquecer bem, por uns vinte minutos. Depois, deixe esfriar ao sol, sem molhar nem pegar sereno.

Esses componentes são a matéria ideal para o cultivo de suas plantas. Depois que replantar cada uma em um recipiente adequado, seja escorredores plasticos ou bacias plasticas, onde possam crescer, engrossar o tronco e obter brotações de galhos, passados 45 dias, poderá então iniciar a adubação, usando o que conseguir para isso: esterco curtido de gado ou carneiro ou cavalo ou mesmo de galinha. Só que, no caso do esterco de galinha ele deve ser bem curtido e misturado com areia grossa, antes de ser aplicado no solo da planta.

De resto, é cultivar a sol pleno, o dia inteiro, regando apenas ao final da tarde. Esse é o cultivo. Em relação à formação da planta, sugiro que vc leia matérias disponíveis no site do Atelier do Bonsai, ou pesquise em tópicos anteriores matérias referente a isso, para ir aprendendo aos poucos como lidar.

Em relação ás espécies que pretende cultivar, todas são ótimas e poderão render um bonsai de primeira qualidade no futuro. Pesquise na net e leia tudo o que puder sobre cada espécie em particular das que pretende cultivar. Pesquise fisiologia vegetal e botanica, bem como tratamento fitossanitário e defensivos, para que possa obter conhecimento técnico adequado sobre todas as espécies e assim, dominar a arte de cultivá-las. Fazer bonsai, então, ficará mais facil.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

bom então resumindo sobre a terra usada, devo usar terra porem com o minimo de adubos possivel e depois inseri-los (aki te cupim de monte, no caso akele de terra né, pq tem o de arvore tb q faiz umas bolas)

quanto aos enraizadores e tals tem algum produto q eu possa usar pra ajudar alguma mistura sei la?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

É bem como salientei: use a terra vermelha dura do cupinzeiro de solo, não o de arvore. Fragmente em pedaços pequenos, queime durante uns vinte minutos numa panela velha, deixe secar ao sol. Depois, peneire para retirar todo o pó, fazendo granulos de vários tamanhos, tipo pequenino, médio e grande, para usar conforme o tamanho da planta.

Misture os granulos de cupinzeiro queimado com caco ceramico, pedrisco, casca porosa de arvore e carvão vegetal, em quantidades tipo: 50% terra, 15% caco ceramico, 15% pedrisco, 10% casca e 10% carvão. Assim, vc obtem um bom substrato, drenante e com material excelente para cultivar qualquer espécie.

No substrato, como escrevi, não se usa nenhum tipo de adubo, seja de origem animal, tipo esterco curtido, seja de origem quimica, como adubos granulados. A adubação só deverá ser colocada no substrato depois que tiver realizado o replantio. Aguarde então uns 45 dias ou mais, isto é, só quando observar que a planta está bem saudável e crescendo adequadamente, com novas e vigorosas brotações, para então fazer o aporte de adubação.

Mesmo se usar adubo organico, use apenas o minimo, e não o maximo. Faça algo como colocar um copinho daqueles de plastico, usados para cafezinho, cheio de adubo, emborcando na superficie do solo do vaso, sempre proximo da borda, nunca perto do tronco. Dependendo do tamanho da planta, pode usar desde um copinho até seis ou oito. Quanto maior e mais grosso o tronco e a planta, mais adubo será preciso, é claro.

Plantas recuperadas, que chamamos de yamadori, tratam-se de plantas como uma jabuticabeira grande, de tronco grosso, que vc retira do chão e planta numa bacia plastica grande, ou similar, bem perfurada no fundo e na lateral, para favorecer a oxigenação nas raízes. Geralmente, usa-se o mesmo substrato que recomendo acima ou então apenas areia grossa de construção, sem peneirar, para recuperar adequadamente a planta. Isso significa que uma planta nessas condições só deverá ser adubada depois de seis meses de sua retirada, ou então, quando visualizar que ela reinicia seu ciclo vegetativo, emitindo forte e constante brotação por todo o tronco.

Usei a jabu como exemplo, mas vale para qualquer outra planta que retirar do chão e plantar em bacia. Nunca, mas nunca mesmo, misture qualquer tipo de adubo no substrato para cultivo. Isso pode até valer para plantio no solo, mas não para cultivo visando bonsai. Por mais que sua avó, sua mãe e sua tia disserem que pode, não faça. OU então, esqueça o bonsai e vá plantar batatas, que é mais rentável. rss

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 9:15 am    Assunto: Responder com citação

nossa gostei da esplicação, muito boa, e realmente me tiro muitas duvidas, como ja disse num poste anterior eu mexi com bonsai 1 a ano atraz sem ler nadae adivinha eu tinha outra vizão, pensava q eu tinha q meter o maximo de adubo possivel pra planta crecer bem bunita e rapido... e vi agora q tenho e q retirar o maximo possivel do adubo...

ontem fiz duas mudas 1 de goiaba e 1 de acerola, usei 1 terra q tiramos de 1 foça cavada aki (aki usa cava foça ainda) porem num misturei pedras, acho q hoje vo modifica ela ja q fiz ontem noite ainda da tempo de boa pra eu mexer, depois posto as fotos, inclusive do meu esquema de fazer muda pra ver se vc6 aprovam...

vlw mesmo pela ajuda ae amigo...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: