FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer (Palmatum) - MRV / Novidades na pagina 03
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Estava lendo ai lembre de uma coisa que aconteceu comigo...
Estava arrancando uma muda de acerola em um lote, era terra vuando pra tudo que é lado estava tentando fazer rapido porque nao sabia de quem era fiquei com medo do dono ver e brigar comigo...
eu estava de costa pra rua ai so ouvi uma voz "Você esta plantando ou arrancando?" virei morrendo de medo e respondi To Arrancando... o cara respondeu "tem que podar mesmo aqui ta um matagal" e foi embora eu catei a muda e puxei rebentou as raiz tudo mais enbrulhei e pequei minha enxada e fui embora.

Galho eita é direto eu quebrando as arvores dos vizinhos
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

UHAuahUHAUAHHAuahah já passei por aLGO SEMELHANTE.
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Buenas!!!

Ontem finalmente passei em Bento Gonçalves na volta de Porto Alegre.

O Cidadão lá do viveiro havia vendido seu ultimo Palmatum, ele tinha apenas alguns atropurpureum.

Não me animei em pegar um destes, o que sei sobre ele é que é uma espécie mais dificil de trabalhar como Bonsai, portanto não muito apropriada para pessoas como eu, com pouca experiência e vivencia.

No domingo (10/04) vou para Caxias. Na floricultura Ursula (para quem mora no RS, tem em Caxias, Nova Petropolis e Porto Alegre) há diversas unidades do Palmatum, desde plantas de R$ 20,00 ate de R$ 200,00

No domingo a noite coloco as fotos delas...

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 10:43 am    Assunto: Responder com citação

O marcio blz ?
Tenho uma muda de palmatum e dois liquindabar que me envirão ai do RS
mas ainda são apenas mudinhas, mas estão se desenvolvendo bem, ai é lotado de acer palmatum né

aguardo suas fotos

at+
ADN
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

ADN,

Aqui o pessoal coloca na rua em frente as casa!!!! Da uma olhada nas outras paginas deste post que tem umas fotos das ruas de Veranopolis...

Abs

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Senhores.
Eu realmente não esperava encontrar ele tão perto de casa. Aqui mesmo em veranopolis, em uma floricultura bem meia boca.
Mas eis o meu ACER PALMATUM.

Após algum tempo nessa lida, após varias experiências, tentativas, muito erros, finalmente tenho uma planta para trabalhar serio.

Vamos as fotos e algumas ideias iniciais, porem eu REALMENTE vou precisar muito da ajuda de todos vocês com dicas, ideias, conselhos, e principalmente um FREIO para as minhas ideias absurdas.

Meu filho tem 1,20ts

Alternativa 01
Utilizar o meio da planta para Bonsai, a parte de baixo vai para um vazo e a de cima pra estacas e lixo.

Alternativa 02
Alporque bem baixo. A parte de baixo vai para bonsai, e a de cima vai para um vazo para outro alporque no futuro.

Duvidas:
- Qual época para colocar o alporque.
- Qual época para retirar o alporque.
- Devo podar um pouco agora?
- Devo envasar, ou aguardar?

E ae amigos? O que me dizem?

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Meus parabéns, ela é linda, eu sou meio suspeito de falar já que é a minha espécie favorita! Very Happy

Pra dar uma ajudinha, se não me engano, a melhor época para fazer alporque é na primavera, demora menos e nascem bem mais raizes. Para retirar acredito que o inverno seja melhor, elas já cresceram e vão estar mais fortes! A planta não deve sentir tanto.

Acho esse video perfeito para vc se inspirar!

http://www.youtube.com/watch?v=DTcdho7vSMI&feature=BF&list=UL9gn-k-hDkFY&index=4

Como pode ver a planta tem umas partes mais retas e combina bem com umas partes do troco da sua!

A planta não iria responder muito bem a podas agora, o frio já bate em nossa porta, ela não iria brotar bem! Eu deixaria para começar a trabalhá-la no final do inverno, assim que as gemas começarem a acordar, mas vamos esperar opiniões mais experientes quanto a isso!

Parabéns amigo!
Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Carlos...

Imaginei que você seria o primeiro a comentar, sei de seu gosto por esta espécie.
Olhei o video, muito didatico, é praticamente um Nick em Video.

Cara, irei aguardar com certeza a primavera para começar com as intervenções. Quero fazer tudo certinho.

Quando mencionei poda, não me referia a uma poda de refinamento, e sim uma poda para a planta caber na minha sacada Shocked Shocked Shocked

Pode notar que ela está inclinada. Por hora eu gostaria apenas de "tirar as pontas" para ela caber na sacada, mas claro que se isso for prejudica-la, eu dou outro jeito.

Será conveniente também coloca-la em um vazo ou balde ou bacia, para que ela mantenha-se saudavel?

Abs

PS: http://www.youtube.com/watch?v=FMZ2QeUg9vM / não gostei desta planta, porem o vídeo vale pela tecnica.

Editado pela última vez por Marcio Vargas em Sex Abr 08, 2011 7:54 pm; num total de 1 vez
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom o video né! Sugiro vc assistir todos os videos do Graham Potter, tem cada planta q é de cair o queixo!

Pra caber na sacada rsrsrs nem tinha me tocado disso Very Happy Embarassed erro técnico! Quanto a isso, não tem problema não!

O tamanho do vaso que ela está não é dos melhores, acho que da pra trocar sim, não desfaça o torrão, só coloque numa bacia maior e complete com substrato, se vc perceber que está muito compacto, retire só um pouco do torrão, acho q não tem problema. Dai no final do inverno vc trocar ele competamente, mas acho q seriam muitas trocas juntas né?! Então acho melhor trocar completamente só no próximo, que vc acha?

Daqui a pouco o Graham Potter brasileiro (desculpe pela brincadeira Nicky Very Happy) deve estar por aqui, com certeza ele vai dar uma ótima aula!

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)

Editado pela última vez por Carlos Guilherme em Dom Abr 10, 2011 3:06 pm; num total de 2 vezes
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Ehehe
Graham Potter Brasileiro é boa...

Foi mais ou menos isso que pensei Carlos, apenas tirar aquele plastico preto e colocar o torrão inteiro em uma bacia ou balde e preencher com areia mesmo. Só para dar um folego ate a primavera. E cortar um pouco da altura com o unico objetivo de caber na sacada, em um local ensolarado.

Depois.... Beeeemmmm depois, com calma, e com a ajuda de vocês, vou decidindo o que fazer com ela na primavera.

abs

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ai!

Vamos esperar e ver o que os colegas tem a dizer.

Abraço.

oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 11:59 pm    Assunto: Responder com citação

Essa é da espécie que as folhas envermelham?
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 8:56 am    Assunto: Responder com citação

Oamit

No Palmatum as folhas são vermelhas ao brotar e no outono. Elas são permanentemente vermelhas no atropurpureum.

abs

Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é! O video vale pela técnica, principalmente para dar uma melhor base para nós q somos iniciantes. Tb não gostei da planta, a parte das raizes expostas não me agradou nem um pouco.

Abraço.

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bueno...

Feita a unica intervenção antes da primavera. Apenas cortei as pontas dos ramos para a planta caber na sacada, e também coloquei em um "vazo" maior, acabei utilizando um balde perfurado no fundo, não havia nada do tamanho adequado no unico supermercado da cidade Confused

Agora é proporcionar um inverno tranqüilo e nutritivo enquanto aguardamos a primavera e as dicas e conselhos dos amigos!!!

Balde

Após o corte

Pouca coisa, somente as pontas dos ramos

Areia grossa de construção, para completar o espaço vazio.

Mantive o torrão inteiro, não mexi em nada nele para não provocar nenhum tipo de stress na planta, apenas coloquei dentro do balde e preenchi com areia os espaços.

Espaço reorganizado.

As folhas pegam bastante sol direto neste local, das 10:00 as 17:00. ainda posso fechar os vidros para proteger do vento gelado da noite. Noite passada fez 3C°

Era isso amigos, comentários, idéias, sugestões são mais que bem vindas, são NECESSÁRIAS.

Abs

PS: Me obriguei a tirar a maior parte dos potinhos de TM/FO dos escorredores; o fedor estava infestando a casa. Ou eram eles ou eu!!!
Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para: