|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 10:23 am Assunto: |
|
|
Pedro, saudações!
Posta fotos das suas primaveras (planta mãe e estacas) para a gente ver a evolução! A minha após 6 dias, aparentemente abrirá o primeiro broto, pois tem uma gema que tá verdinha e saliente! Assim que tiver novidades tiro fotos também!
Abraço!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
As últimas fotos postadas foram colocadas aqui a 1 semana, não há muita diferença delas para o estado atual das plantas.
Daqui a alguns meses (no inverno) eu irei postar "uma tonelada" de fotos atualizadas de minhas plantas, e a bougan estará junto!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 12:34 pm Assunto: |
|
|
Pedro quanto tempo de sol você tem em suas plantas por dia?
tempo exato, porque aqui cara eu moro em apartamento sendo que é fundo, bate 2 horas de sol pela manhã e só, ai quando o sol sai da minha janela, eu desço com elas para uma especie de laje que tem aqui na garagem, que bate sol a manhã toda.
eu tenho, kinzu, ficus (figueira), jabuticabeira, piracantha, 2 caliandras, 1 serrissa, 1 tuia nana, 1 araça, 1 eugênia. tudo na casada da janela, faço isso porque ainda não estou trabalhando, estou terminando estágio de mecatrônica, estou na última semana, então provavelmente as plantas ficaram mesmo na minha janela, to na expectativa da caliandra florescer, to com elas a 2 meses nunca floresceram.
tambem tenho que dar meu jeito aqui meu jovem.
Porém a sua persistência é a mesma da minha.
" Não são 4 paredes ou 2 horinhas de sol que vão impedir que façamos o que gostamos, não é mesmo?
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Bom oamit, vou passar uma tabelinha:
Janela: Ficus (figueira), caliandra, flamboyant, primavera roxa (estaca), trepadeira.
Sol: 12:20 até 18:40.
Parede a esquerda da janela (mesa): Primavera roxa (planta grande), primavera branca, jabuticaba (dia sim, dia não).
Sol: 13:00 até 18:40.
Parede a esquerda da janela (chão): Hibisco.
Sol: 15:30 até 17:30.
Estante de aço: Leucenas, estacas de schefflera, ficus (boni), estacas ixória, estacas duranta.
Sol: 17:00 até 18:40.
OBS: Nenhuma planta minha floriu ou frutificou.
Abraços![/img] _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 2:53 pm Assunto: |
|
|
pow tu tem muito mais sol que eu, mais florir e frutificar leva tempo né rapaz, já faz muito tempo quer nehum flore nem frutifica? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 2:59 pm Assunto: |
|
|
1 ano mais ou menos, mas também, eu tenho feito várias interferências nelas (fazendo-as mais com ansiedade do que com necessidade...).
Mas este inverno será o "reset" (ou "restart", pra quem gosta... ), irei transplantar várias plantas, fazer drásticas, mudar substratos, tudo de acordo com a espécie e sua necessidade.
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 39 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Pedro Catarin, acho melhor vc esquecer a planta no inverno... e aproveira pra ver os ultimos eps de naruto =P |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 1:41 pm Assunto: |
|
|
ATUALIZAÇÃO:
Seguindo as orientações do Fabricio:
Citação: | Eae Pedro, vou te dar uma dica,
pois vejo sua vontade de cultivo e o contra de não ter espaço,
assim como, eu tbm não tenho espaço,
moro em condominio,
uma dica legal que as veses não nos damos conta é que as veses nossos condominios tem lugares cercados
que ficam ao ar livre e seguros que só os zeladores acessam,
ou hà na sua rua algum senhor que cultive flores e arvores,
fale com essas pessoas sobre seu problema, se tiveres vergonha, primeiro as conheça,
mostre seu enterece por arvores, e então depois faça a propósta, vc teria a chave para entrar nesses lugares e eles ficariam felizes de hospedar elas,
eu fiz isso e deu certo, tem um pátio que é varal em meu condominio que eu nem sabia, só os mais antigos que usam,
ta la várias arvores minhas, e se eu viajo deixo a chave do ap com eles e eles cuidam pra mim.....
uma dica amigão, tua naturalidade de trabalhar com as arvores nessa idade me impolgam muito tbm...
abraço amigo.... |
Eu falei com um amigo meu aqui do condomínio e ele deixou eu por a primavera num cantinho da vaga do carro da mãe dele, junto com uma romã que ele tem.
O estado da primavera (e da romã também) estavam bem precários, folhas murchando, solo muito húmido, galhos secando, etc.
Colocamos ela num lugar onde o sol bate das 7:10 da manhã até as 16:30 da tarde, com direito a proteção ao sol do meio dia (através da cobertura da vaga).
Acho que a situação da primavera irá melhorar muito, assim como a da romã. E talvez, caiba mais algumas plantas lá...
A tarde posto fotos...
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 1:16 am Assunto: |
|
|
Eae Pedrão, que bom meu amigo, valeu a dica então camarada, que legal...
a gente vai se virando como pode é isso ai,
a principio em apartamento a gente mantendo elas vivas já é uma grande vitória... abração amigo _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 1:57 pm Assunto: |
|
|
O resultado da troca de ambiente foi imediata Fabricio!
Hoje ela já está com brotos por todos os galhos e nunca mais eu vi uma folha (das novas) murchar antes de se desenvolver!
Aqui vão algumas fotos do novo local:
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 2:12 pm Assunto: |
|
|
Aêêê Pedro!!!
Eu também moro em apartamento, então uso uma sacada/varanda, do meu local de trabalho, onde tenho sol pleno, para as minhas plantas! É isso ai! Agora vai!!!
Sucesso!
Abraço!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 2:19 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ricardo!!!
O duro é que minha "querida" síndica já reclamou (no primeiro dia que eu coloquei as plantas lá), mas ela não disse nada de retirar as plantas de lá.
Mas a sorte é que ela é só a vice, e o síndico mesmo tem cara de ser gente boa, talvez eu consiga convencer ele de deixar as plantas lá. Até porque, que mal faz duas plantas tão PEQUENAS no CANTO de uma garagem??!!
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 2:26 pm Assunto: |
|
|
Te mandei uma "mp", depois espia.
Abraço!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 2:57 pm Assunto: |
|
|
Beleza Pedro. Põe uma plaquinha aí para o pessoal não mexer... todo cuidado é pouco...
Se reclamarem, pode tentar negociar deixar dentro desses canteirinhs do prédio... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 3:00 pm Assunto: |
|
|
Vou por a plaquinha sim, acho que irá dar uma ajudada.
Quanto a negociação, acho que será bem fácil (se tiver de ser feita) pois afinal tem outro morador que colocou uma flamboyant (muda pequena) no meio de um canteiro, quebrando toda a harmonia do lugar...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|