Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
renata_bbc

Registrado: 03/03/11 Idade: 41 Mensagens: 81 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 8:33 pm Assunto: Novidades das raizes no galho da Ficus |
|
|
Gente, sei que já postei sobre esse galho, mas agora tenho novidades... Descobri que o galho está realmente rachado, está bambo... Acho q a melhor alternativa vai ser tirá-lo e colocar num vaso... É possível? Já devo tirar? Quando tirar, coloco em o que? Pedrisco fino? Adubo? Sol?
Ai ai ai... socorro!
Vejam fotos tiradas de hoje...
Beijos
[img]Essa foi tirada pelo ângulo oposto...
 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
e impreção minha ou akeles detalhes na rachadura são raises nascendo? |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 8:43 am Assunto: |
|
|
Pode plantar em areia grossa pura! Sombra por 30 a 45 dias! Adubo só depois desse tempo! Durante este tempo só rega diária! Se falei alguma bobagem, os colegas por favor me corrijam!
Abraços!
Ricardo. |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 9:14 am Assunto: |
|
|
Olá renata.
Se fosse minha, eu cortaria, mais também diminuiria a altura da mesma logo acima na bifurcação, e plantaria em uma
bacia grande bem pefurada, apenas com areia de rio grossa e lavada.
E deixaria por pelo menos 2 anos sem mexer nela. |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 1:07 pm Assunto: |
|
|
SMART2 escreveu: | e impreção minha ou akeles detalhes na rachadura são raises nascendo? |
Exato! Por isso a minha dúvida se tiro ou espero crescer mais... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 2:25 pm Assunto: |
|
|
Pela quantidade de raízes pode retirar sem problema. O que precisa avaliar é a altura que vai deixar o toco.
Se estiver receosa, faça um copinho (pode ser com um vasinho ou fundo de garrafa pet, como se já estivesse plantada e enche de areia grossa. Continua regando todo dia e daqui umas 3 semanas já deve ter boas raízes. Se quiser melhorar ainda mais, coloque um disquinho de plástico ou isopor, de formato redondo, logo abaixo das raízes, para elas crescerem sobre o disco e ficarem mais bonitas futuramente. Fico devendo imagens (vou dar uma procurada) _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 2:29 pm Assunto: |
|
|
Disco (imagem do Elio):
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 5:04 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Pela quantidade de raízes pode retirar sem problema. O que precisa avaliar é a altura que vai deixar o toco.
Se estiver receosa, faça um copinho (pode ser com um vasinho ou fundo de garrafa pet, como se já estivesse plantada e enche de areia grossa. Continua regando todo dia e daqui umas 3 semanas já deve ter boas raízes. Se quiser melhorar ainda mais, coloque um disquinho de plástico ou isopor, de formato redondo, logo abaixo das raízes, para elas crescerem sobre o disco e ficarem mais bonitas futuramente. Fico devendo imagens (vou dar uma procurada) |
Nikkei, gostei da idéia... mas estou com dificuldades na execução...
Vamos lá... já entendi como faço o copo, mas em que altura colocar? As raízes ficam dentro da areia ou acima? É que como o meu galho já têm raiz, fiquei perdida na sua foto...
Outra coisa... vou ter que diminuir o galho né? Olha a foto dele inteiro.. Onde devo cortar?
A foto não está muito boa por conta do sol...
Obrigada! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 6:49 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, gostei da idéia... mas estou com dificuldades na execução...
Vamos lá... já entendi como faço o copo, mas em que altura colocar? As raízes ficam dentro da areia ou acima? É que como o meu galho já têm raiz, fiquei perdida na sua foto...
Outra coisa... vou ter que diminuir o galho né? Olha a foto dele inteiro.. Onde devo cortar?
As raízes ficam dentro do copo. Imagine como se voce tivesse retirado este galho com as raízes e plantado num vaso. Estas raízes que estão aí continuariam crescendo dentro do vaso..
Da foto que eu postei, com o "anel" de plástico, a sequêncai seria (só para vc entender): planta, raízes, anel de plástico e abaixo o corte do galho para separar da planta.
Sobre diminuir o galho, acho que depende muito da sua intenção com o futuro da sua planta. Simplificando, se a idéia é trabalhar ela nesta grossura que está, eu pensaria em cortar ale curtinha . Se tem a pretenção de ainda engrossar este tronco, pode cortar mais alto. Lembrando que na poda radical do ficus pode acontecer dele secar e morrer (já vi acontecer). Assim, o procedimento mais seguro é a poda na primavera e se puder deixar algumas folhinhas já garante melhor que a planta não morra. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 8:08 pm Assunto: |
|
|
Então acho q vou colocar o vaso como um copinho como vc disse q esperar até a primavera... tempo demais? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 11:44 am Assunto: |
|
|
Pode esperar até lá sim, com certeza a planta sairá mais forte.
Como sempre dizem, ficus é guerreiro, aguenta tudo. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
renata_bbc

|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 12:14 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, apesar de ter adorado sua sugestão, moro com a minha mãe e ela nao gostou mt da ideia de ter um vaso no galho da árvore aqui em casa... rsrs
Então tive que cortá-lo mesmo... Mas o resultado foi ótimo!! Já está firme no vaso e brotano horrores!!
Vejam:
De brinde, ainda veio um galhinho que já está brotando tbm!
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 5:55 pm Assunto: |
|
|
Gosto muito de ficus, acho que são plantas bem interessantes e seu trabalho ficou bom Renata, nos mantenha atualizados por favor. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 6:54 pm Assunto: Exemplo |
|
|
Oi Renata
Muito legal...exemplo a ser acompanhado...
Abraço |
|
|
 |
|