|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jun 07, 2010 3:36 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas!
Hraphi, concordo com os colegas em dar profundidade com os galhos. Acho que ficaria ainda melhor  |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Seg Jun 07, 2010 4:50 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Valeu pelas dicas!
Hraphi, concordo com os colegas em dar profundidade com os galhos. Acho que ficaria ainda melhor  |
Tb concordo totalmente, já estou fazendo isso , porém com os galhos secundários, vai ficar lindo quando diminuir as folhas e ramificar bastante...
Quando penso que foi coletada, 100% free e vejo uma planta parecida ser vendida por R$ 700,00 no site BonsaiRS, fico ainda mais motivado, rsrsrsrs,
vejo que tem potencial, meu toquinho de Acerola.
http://www.bonsairs.com.br/site/bonsai/especiais/
Uploaded with ImageShack.us _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 07, 2010 8:53 pm Assunto: |
|
|
Atualizando...
Tracionando as brotações, quinze dias e já retiro os arames e traciono os mais novos ...
Uploaded with ImageShack.us
Detalhe da raiz mais grossa que foi cortada para uniformizar o nebari...
Detalhe das novas brotações que estou tracionando...
Uploaded with ImageShack.us _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Editado pela última vez por hraphi em Ter Out 12, 2010 7:25 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 2:36 pm Assunto: |
|
|
Oi Henrisson
Bom que as brotações estão surgindo!!!
Ainda me parece estranha a forma dos galhos, então sugiro aramar ou tracionar para tirar este ângulo reto, formado com o tronco, e dar mais movimento aos mesmos...
Exemplos:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 2:52 pm Assunto: |
|
|
Verdade Alexandre, na primavera com ela toda desfolhada vou aramar e fazer o seguinte, os dois primeiros galhos de baixo vou direcionar ligeiramente para baixo, os próximos dois , tb para baixo só que menos acentuados, o próximo na horizontal e os restantes da parte de cima, direcionarei ligeiramente apontando para cima, seguindo um pouco as regras do estilo chokkan, abraço. _________________ A felicidade é como a borboleta:
Editado pela última vez por hraphi em Ter Ago 24, 2010 5:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 5:24 pm Assunto: Re: Acerola Chokkan, atualização 24.08.2010 |
|
|
Evolução...
Estado atual, após a desfolha...
Começando a ganhar um pouco de profundidade. De lado estava chapada, era uma folha de papel de fina, rsrsrs, totalmente 2D.Melhorou um pouco.
Propositalmente, deixei mais ramificações nos galhos de baixo para que fiquem ligeiramente mais grossos que os imediatamente acima deles, deixei a parte de cima desfolhada enquanto a parte de baixo estava com todas as folhas( por uns dois meses) e funcionou, notem que a parte de baixo realmente está um pouco mais gordinha, embora a conicidade esteja bastante precária ainda , pretendo melhorar com o tempo, e até quem sabe cortar o ápice a formar outro mais fino para ir afunilando. _________________ A felicidade é como a borboleta:
Editado pela última vez por hraphi em Qua Nov 10, 2010 3:07 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 10:39 pm Assunto: |
|
|
Continua sem profundidade!
Assim, sem galhos atraz ou na frente vai sempre parecer estranho!
Precisa de ramos para profundidade! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 12:14 am Assunto: |
|
|
Markus Von Kossel escreveu: | Continua sem profundidade!
Assim, sem galhos atraz ou na frente vai sempre parecer estranho!
Precisa de ramos para profundidade! |
Obrigado pela ajuda Markus,
Acredito que com essa desfolha ele me presentei com brotações em pontos específicos, para formar galhos de frente e fundo. Só consegui uma brotação partindo do tronco , na altura do sexto galho, na frente, dá até pra ver nas fotos,está com duas folhinhas, foram as que nem cortei na desfolha, pra ver se vinga e desenvolve um galho de frente. Atrás nenhuma no tronco, só nos galhos mesmo.
Caso essas brotações no tronco não apareçam, será que eu poderia deixar algun desses galhos secundários encorparem, para ficar proporcional com os outros galhos e utilizar alguns como galhos principais de frente e fundo?, ou ficaria estranho tb?
Cordial abraço. _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 12, 2010 7:21 pm Assunto: |
|
|
Pode até parecer estranho ainda, como já comentaram, mesmo assim gosto muito dessa planta, e tenho certeza que daqui a alguns anos, se tornará um lindo bonsai.
 _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 9:56 pm Assunto: |
|
|
Ei amigo,
Não creio q seja uma boa opção ocupar os espaços vazios com galhos secundarios, vai ficar artificial.
Tb não vou entrar em "detalhes" tecnicos do estilo, vou me ater a dar uma possivel solução para o problema que vc deseja resolver, na minha opnião essa planta deveria ser conduzida em outro estilo, sua planta tem uma corva bem acentuada na base, mas é minha opinião.
Visando o reposicionamento dos galhos, acho q uma maneira eficiente de reposicionar alguns galhos é Serra-los bem junto ao tronco até a metade o galho q vc pretende reposicionar e depois puxe na direção do corte, ou seja, corte na parte interna da curva que pretende aplicar ao galho.
Eu fiz isso pra reposicionar os 1º e 3º galhos da planta abaixo, mais precisamente o galho a direita dessa leocena, da pra notar a diferença da 1ª pra 2ª foto, o galho a direita ainda esta cicatrizando o corte q fiz o da esquerda(1º galho) já esta cicatrizado, mas ambos continuam sendo tencionados na direção que pretendo chegar;
mesmo apos esta ultima foto, realizei o procedimento mais uma vez no 1º galho para puxalo ainda mais
olha de onde eu puxei esse galho, ele saia bem atraz da planta antes de ir parar do lado direito da planta!
o galho q me refiro é esse tracionado pelo fio branco:
a ordem recomendada pela literatura que conheço seria,
1º a direita ( ou esquerda)
2º atraz
3º esquerda (lado oposto ao primeiro galho, nesse caso a direita)
4º frente ( sem apontar para o observador da planta)
proximos galhos em forma de expiral
bom pelomenos dei uma opção, quem me apresentou essa materia se não me engano foi o Nickyfury, e foi postada aqui no atelier, mas não encontrei, já editei o texto algumas visando um maior esclarecimento do que pretendo passar... mas estatistico escrevendo texto não da certo rsrsrs
se vc for usar e o texto não estiver claro eu tento melhorar denovo
t+ brother
boa sorte com sua planta! _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 10, 2010 2:17 pm Assunto: |
|
|
Valeu Felipe obrigado pelas dicas, consegui uma brotação na parte da frente e outra na parte de trás, pretendo ir fechando os espaços vazios devagar, com novas brotações que deixarei crescer livremente para engrossarem e ficarem do porte dos galhos principais, realmente fechar os espaços só com os galhos secundários parece que não é a melhor opção, abraço.
Abaixo segue fotos mais atualizadas inclusive destacando as novas brotações conseguidas.
A foto abaixo é com a visão lateral, destacando a brotação conseguida na frente, e que deixarei crescer livremente, em fevereiro efetuo uma desfolha para diminuição da folhagem e aumento da ramificação.
Mais uma visão lateral aproximada...
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 5:05 pm Assunto: |
|
|
Comparando fotos antigas com algumas recentes para ver evolução, desfolhada parcialmente para que os galhos inferiores engrossem mais que os imediatamente acima deles...
Os galhos inferiores já estão ficando ligeiramente mais grossos, na próxima desfolha deixo os quatro primeiro galhos inferiores com folhas, e vamos ver o que acontece.
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 5:14 pm Assunto: |
|
|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 5:56 pm Assunto: |
|
|
simplesmente parabéns...
está ficando linda
estou com um projeto de moyogi aqui mas ta dificil... ele nao ta querendo soltar brotações... vo plantar no chão mesmo pra ver se rende _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 7:21 pm Assunto: |
|
|
Será que se vc fizer uma poda drastica cortando todos os galhos bem rentes ao tronco e a partir daí vc ia conduzindo os novos brotos para densificar mais, pois sua planta , é tipo 2D, só galhos laterais paralelos.
Não sou mestre em bonsai, mas pensaria em algo assim:
http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/blue-atlas-cedar.jpeg?w=427 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|