|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 11:29 am Assunto: Outras plantinhas |
|
|
Recentemente, venho acompanhando o desenvolvimento de outras plantinhas: umas que plantei, da semente, mesmo, outras que se desenvolvem por estaquia.
No momento, tenho uma pitangueira (desde o caroço) que está crescendo a toda a velocidade.
À direita do pé de Caju.
Também estou com uma jabuticabeira, também desde semente, a única que se desenvolveu das 3 que plantei.
Além disso, tenho aqui um tronco de Primavera Laranja que colhi do chão, quando podaram algumas plantas da vizinha que estavam se projetando muito para a área interior do condomínio. Acredito que em 2 ou 3 semanas o tronco estaquiado já começou a brotar, mas confesso que não usei enraizador (vitamina B1) e ainda não vi raízes pela lateral da mini estuda de garrafa PET. Portanto, não sei se ela já enraizou.
Também foi usada pasta de dente para isolar a área superior.
Fora isso, tenho uma Duranta que acredito já ter enraizado, há um certo tempo em uma mini estufa de garrafa PET, e um caroço de Pitomba, fruto nativo daqui, do qual espero poder desenvolver um bom bonsai.
Bom, era isso, queria poder compartilhar a notícia dessas danadinhas aí.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:02 pm Assunto: |
|
|
Que massa cahú! Vejo que você gosta de acompanhar suas plantas desde a semente. Haja paciência...
Uma pergunta: O Cajú se recuperou bem?
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:39 pm Assunto: |
|
|
É que as árvores costumam dar sementes de graça, entende...?
(Sei que você já postou no tópico do Caju, mas mesmo assim vou deixar aqui o link, para quem mais quiser ver ^^
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17165&start=15) _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:50 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, parabéns pela sua iniciativa, isso mostra que você domina a principal técnica da Arte do Bonsai... "A Paciência".
Você tara bonsais de boa qualidade a longo prazo, sem falar no espirito de preservação que você tem.
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 2:09 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, André!
Preciso confessar que ainda não sou totalmente paciente, mas venho aprendendo muito com a técnica de bonsai... Quando preciso fazer algo ou consertar alguma coisa, mas que não há mais tempo em um dia, eu tento pensar: "esperei 6 meses para a Leucena chegar onde está, então posso esperar um dia para resolver isso.." ^_^
Acredito que esse seja o caminho..!
Novamente, obrigado pelas palavras e pelo incentivo, e se estou tendo esse espírito de conservação, espero poder intensificá-lo, não só em mim.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 10:36 pm Assunto: |
|
|
Cara... eu acho que é melhor esperar 3,4,5,...10 anos uma planta se desenvolver num recipiente grande deixando ela engrossar bem, do que ter um bonsai num porte não satisfatório em um lindo vaso de bonsai pelo resto da vida.
Sacou minha idéia???
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 11:27 pm Assunto: |
|
|
Acho que entendi.. ^^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 1:13 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, só um pergunta.
Que planta é essa da segunda foto que está com um substrato escuro?
Minha dúvida é que tenho uma com folhas muito parecida que ganhei de minha mãe, ela tem umas flores brancas muito atraentes, só não desenvolve rápido e também não sei o nome.
está no escorredor a uns 7 meses e nada de desenvolver, somente um broto em sua lateral e o ápice tem folhas, muito parecida com a sua.
Se puder me dar mais informações sobre a espécie fico grato. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 3:24 pm Assunto: |
|
|
Na segunda foto, a planta no substrato escuro era um pé de Caju, que, infelizmente, acabou morrendo...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 4:21 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | Na segunda foto, a planta no substrato escuro era um pé de Caju, que, infelizmente, acabou morrendo...  |
Obrigado e Sinto muito cara! |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem, de nada. ^^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 11:59 am Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, uma das melhores e mais gratificantes formas de se obter um bonsai é através do plantio de sementes. Para vc ter uma idéia, em 2004 participei de um evento aqui no DF e logrei receber um lindo troféu em acrílico, pelo segundo lugar numa apresentação de uma jabu, que formei dessa forma. O prêmio foi outorgado após seleção criteriosa de ninguem menos que o nosso querido Mestre Hidaka, que era o juiz inconteste do certame. Fiquei óbvio, eufórico com essa "pequena vitória".
Por isso, vou passar uma dica excelente para vc, em relação ao cultivo de plantas via germinação de sementes: use uma telinha metálica, a mais fina que encontrar, tipo peneira mesmo, para cobrir o "buraco" do recipiente onde a mudinha está se desenvolvendo. Esse "obstáculo" impede que a plantinha cresça reta, ensejando em seu caule movimentos bem sinuosos, destacando-o de qualquer outro movimento que poderíamos conseguir com a aramação.
Claro que, ao adotar esse procedimento, observaremos que durante o primeiro ou segundo ano de cultivo, a plantinha irá realizar diversas vezes o mesmo percurso de buscar a luz e calor solar fora do recipiente, e, em todas as vezes, irá se chocar contra a telinha, volteando sobre si mesma, criando dessa forma um movimento único, na sua natureza. Costumo, por exemplo, explorar essas formas através da semeadura de diversas sementes, ao invés de apenas de uma, e todos os caules das plantas germinadas sempre serão diferentes entre si, nunca iguais.
Esse recurso permite, entre outras coisas, uma economia relativa, vez que não precisaremos, no futuro, usar arame ou outro recurso qualquer, para dar movimento ao tronco. A maioria das jabu vendidas pela bonsaista Regina Suzuki e pelo Hidaka sensei, trazem estampadas em seus caules o uso dessa técnica japonesa de cultivo, que agora repasso a voce. Bem como a quem mais quiser tentar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 12:38 pm Assunto: |
|
|
Poxa, nicky, que legal! Valeu mesmo pela ideia!
Me sinto até honrado por isso.
Farei isso na goiabeira que plantei e que o caule ainda está pequenininho!
E se a plantinha passar por um buraco, posso colocar uma outra tela, mais acima, para dar (ou continuar com) o mesmo efeito, certo?
Novamente, obrigado, nicky!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 9:09 pm Assunto: |
|
|
Guilherme suas mudas estão pegando sol? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 8:33 pm Assunto: |
|
|
Sim, mas sol indireto. Estão na varanda, mas não exatamente na grade dela.
Ps.: estão do jeito que estão por conta de espaço, mesmo.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|