|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 10:10 pm Assunto: CAFÉ |
|
|
OLÁ, amigos do forum, venho aki com mais uma duvida, alguem sabe se o cultivar de café é possivel fazer bonsais...e como proceder com solo, substrato irrigação, podas, insolação e outros mais...
Pois hoje fui numa aula pratica (cursando Agronomia ) em uma fazenda que tem pivos de café e acabei ganhando (mas ainda naum chegaram, kkkkkk ) 3 mudas de cafe...
aki segue 2 fotos da aula pratica de hoje....
mas quando chegarem eu colocarei as fotus.
abraços |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 10:28 pm Assunto: |
|
|
isso muito me intereça tb pois tenho facilidade de conseguir mudas ou mesmo plantas formadas para bonsai...
aguardando novidades tb... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 10:15 am Assunto: bonsai |
|
|
RCasagrande, embora não seja uma espécie comum quando seu cultivo é direcionado para obter uma planta adequadamente estruturada visando formar um bonsai, vez ou outra vemos tentativas nesse sentido. Aqui mesmo em nosso forum, algum outro colega postou algo:
[img]http://fabiober.files.wordpress.com/2009/05/cafe-arabico.jpg?w=202&h=300[/img]
Eu costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Isso significa que, considerando a obtenção de uma muda mais robusta, com um tronco grosso, de uma arvore adulta, formar um bonsai a partir desse material seria muito mais interessante que formar a partir de mudas jovens. Mas, nem sempre conseguimos obter material melhor que isso, então temos que adequá-lo, promovendo seu desenvolvimento e crescimento em um recipiente adequado, como uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, antes de tentarmos sua formação como bonsai.
O estilo adequado é o mesmo para a planta visualizada no cafezal: forma piramidal, com galhos longos na parte baixa, que vão se encurtando até o ápice. A copa deverá ficar ligeiramente arredondada, e as folhas poderão ser pinçadas até duas vezes por ano, no inverno e no verão, com a finalidade de se tentar uma redução relativa em seu tamanho final.
O melhor cultivo é a pleno sol, com regas diárias e adubação organica. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 10:40 am Assunto: |
|
|
Bom amigos do forum ontem (sexta-feira) chegaram as minhas mudas de cafe como tinha dito q tinha ganhado 3 acabei levando mais uma ...
como o Nickyfury citou q era melhor mudas em vez de jah mais desenvolvidas, pois sao todas pequenas com cerca de 40 cm cada.
so mais uma perguntinha seria melhor eu colocar ela num escorredor ou em uma bacia grande o Nickyfury falou em bacia mas eu acho q seria muito exagero pra essa mudas, mas mesmo assim eu aguaro as respostas de voces...
ai vai as fotos
aguardo sugestoes...
abraços |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Eu poria na bacia... ou no chão
abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Waldomiro Ernesto
Registrado: 12/07/11 Idade: 79 Mensagens: 14 Localização: Mandaguari-PR
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 5:11 pm Assunto: Re: CAFÉ |
|
|
RCasagrande escreveu: | OLÁ, amigos do forum, venho aki com mais uma duvida, alguem sabe se o cultivar de café é possivel fazer bonsais...e como proceder com solo, substrato irrigação, podas, insolação e outros mais...
Pois hoje fui numa aula pratica (cursando Agronomia ) em uma fazenda que tem pivos de café e acabei ganhando (mas ainda naum chegaram, kkkkkk ) 3 mudas de cafe...
abraços |
Para fazer mudas de café, colhe-se os grãos maduros como na foto (vermelhos ou amarelos dependendo da variedade) esmaga com as mãos e irá aparecer duas "bagas" envoltas em uma pelicula branca. É chamado café pergaminho. Deixa secar por alguns dias/semana, após o que pode ser plantada em sementeira ou diretamente nos saquinhos contendo terra vegetal. Nasce rápido. Na sementeira, quando estiver nascido já com quatro pares de folhas (chamadas "orelha de onça" poderá ser transplantadas para saquinho ou outra vasilha.
Cresce rapidamente, com 1 ano já terá mudas da grossura de um dedo indicador.
No transplante de mudas de sementeira para saquinhos, cortar parte da raiz pivotante. Se essa raíz não for cortada, ao transplantar poderá ocorrer a dobra da raíz, formando um "cabo de guarda-chuva" e a planta não se desenvolve |
|
|
 |
Waldomiro Ernesto
Registrado: 12/07/11 Idade: 79 Mensagens: 14 Localização: Mandaguari-PR
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 5:12 pm Assunto: Re: CAFÉ |
|
|
RCasagrande escreveu: | OLÁ, amigos do forum, venho aki com mais uma duvida, alguem sabe se o cultivar de café é possivel fazer bonsais...e como proceder com solo, substrato irrigação, podas, insolação e outros mais...
abraços |
Para fazer mudas de café, colhe-se os grãos maduros como na foto (vermelhos ou amarelos dependendo da variedade) esmaga com as mãos e irá aparecer duas "bagas" envoltas em uma pelicula branca. É chamado café pergaminho. Deixa secar por alguns dias/semana, após o que pode ser plantada em sementeira ou diretamente nos saquinhos contendo terra vegetal. Nasce rápido. Na sementeira, quando estiver nascido já com quatro pares de folhas (chamadas "orelha de onça" poderá ser transplantadas para saquinho ou outra vasilha.
Cresce rapidamente, com 1 ano já terá mudas da grossura de um dedo indicador.
No transplante de mudas de sementeira para saquinhos, cortar parte da raiz pivotante. Se essa raíz não for cortada, ao transplantar poderá ocorrer a dobra da raíz, formando um "cabo de guarda-chuva" e a planta não se desenvolve.
Um abraço.
Waldomiro |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 8:14 pm Assunto: Re: CAFÉ |
|
|
Prezado Rcasagrande,
manda ver, vai podando , educa eles, se vc esperar crescer para podar podem morrer.
Paciência parceiro.
Abraços Eliseu Malheiros |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
OLA ELISEU...
EU PLANTEI ELAS NO CHAO...
E AGORA EU VO ESPERAR ELAS CRESEREM E ENGROSSAREM UM POUCO PRA AI EU COMEÇAR A PODAR, POIS COMO VC VIU NAS FOTOS ACIMA OS CAFES GRANDE, EM UMA EPOCA ELA SAO PODADAS NA BASE DO TRONCO PRA NOVA FORMAÇÃO E ASSIM VAI, ENTAUM EU VOU ESPERAR ELA FIKAREM BEM CALIBROSAS PRA COMEÇAR A MEXER NELA....
BREVE EU POSTO UMA FOTOS.....
ABRAÇOS _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|