Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 11:44 am Assunto: Formigas , o que fazer??? |
|
|
As formigas estao atacando meus bonsai , oprincipalmente as serissas e ulmus.
Esta serissa ja foi desfolhada umas 3 x no ultimo mes.
Alguem tem uma sugestao contra formigas?
Esta é a especie da formiga. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 7:47 pm Assunto: |
|
|
Com esse tipo de formiga acho que a melhor opção é comprar em alguma loja de jardinagem um veneno granulado, para saúvas, que elas irão levar para dentro do ninho e isso acaba com todas. Venenos em pó, spray, etc... acho que não iriam funcionar com esse tipo de formiga. Se não acabar com o ninho o problema nunca vai sumir. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 9:00 pm Assunto: Não pode vencer junte-se a elas |
|
|
Quando uma planta minha é atacada, coloco ela sobre alguma coisa(ex: um tijolo) pintado com óleo queimado. Evita uma segunda desfolha consecutiva, causada por elas. Usei as iscas, através de monitoramento noturno, flagrante mesmo, elas levam todo o veneno pra dentro do ninho e somem.Mas a rainha é muito esperta e sempre volta com um pelotão mais jovem e um contigente reduzido, aí um segundo ataque com as iscas enfraquece elas de vez. Pode acontecer uma terceira vez, mas a cada flagrante elas ficam mais fracas.Aí aparecem outra e outras e não acaba nunca... fique de olhos e oléo queimado pra evitar a escalada delas.Use elas a seu favor, a desfolha delas é perfeita, nenhuma planta morre por está desfolha, só pelo ataque consecutivo pode acontecer uma debilidade na planta.Aproveite quando a planta tem folhas e mantenha-a sempre bem nutrida. Eu tento usá-las a meu favor, o rebrote causado pela sua desfolha é perfeito, a planta vem super bonita, o problema é o espaço de tempo entre os ataques. Inseticidas comuns casa e jardim tb ajuda, torna o prato não muito apetitoso pra elas.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 11:44 pm Assunto: |
|
|
Gostei dessa do óleo queimado.. show de bola... pelo menos não mata as danadas.. sem contar que quando vc acaba com um ninho está desiquilibrando o ambiente.....
Fico com a idéia do Marco....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 12:58 am Assunto: |
|
|
Eu tinha esse mesmo problema! Fiz de tudo para tentar acabar com elas, só consegui me livrar delas com gergelim. Foi um amigo que me deu essa dica.
Compre sementes não queimadas e espalhe pelos canteiros e por onde elas andam, ao levar as sementes ou folhas do gergelim um fungo prejudicial se espalha pelo formigueiro.
Pode olhar na internet que muitos sites confirmam a eficácia.
Abraço! |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
tbm estava com o mesmo problema solucionei com um formicida granulada |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!!!
Quando visitei MESTRE HIDAKA, ele me mostrou várias plantas cujas formigas tinham desfolhado.
Ele me disse "as formigas diminuiram meu trabalho".
Às vezes elas nos ajudam, diminuem meu trabalho.
Agora se acontece regularmente...temos que fazer alguma coisa.
Lá no sitio, elas só tem atacado as serissas e não é regular.... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 5:03 pm Assunto: |
|
|
Pessoal obrigado pelas dicas e sugestoes . As danadinhas realmente nos ajudam pois eu nunca consegui fazer uma desfolha numa serrisa tão perfeita , isso nao podemos negar. O problema e a frequencia com que elas fazem , se fizessem 3 vezes ao ano , seria otimo.
Eu estou usando o veneno granulado , aquele verdinho , encontrei a toca delas e ja coloquei bastante na entrada. Tambem pintei os pes das prateleiras dos bonsai com oleo queimado , acredito que com estas atitudes elas vao dar uma tregua. Ja notei que elas sumiram.
Abraços a Todos _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
Produtos bons para uso é o mirex ou o Blitz. (este acho melhor)
São atrativos e acabam com as cortadeiras. Leia as instruçoes de uso na embalagem..... _________________ Ricardo Loriggio
Eng. Agrônomo
RL Bonsai |
|
|
 |
|