FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ferramentas compradas... e agora??
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
renata_bbc

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 10:25 pm    Assunto: Ferramentas compradas... e agora?? Responder com citação

Queridos salvadores Very Happy ,
comprei minhas ferramentas... chegaram hoje!! Very Happy Very Happy Very Happy E agora o que fazer? Shocked Como conservá-las? Algumas vieram um pouco duras... amaciam com o tempo ou devo fazer alguma coisa? Rolling Eyes

Obrigada!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2011 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

bom não conhesso as ferramentas proprias ditas pois por aki num tem isses bagulho... mais... normalmente ferramentas do tipo tesoura sempre tem regulagem ou as veses no caso do tesourão msm as veses enferuja e preciza de um lubrificante, se não tiver nenhum ae ate olho de cozinha ja ajuda claro q tem os olhos proprios...do mais as de serra ou lamina e amolar, e pra conservar como meu pai falava, uso? Limpa ou lava e guarda denovo.

espero ter ajudado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 1:42 am    Assunto: Responder com citação

Renata...
amaciam sim.. pode ficar tranquila...
e eu faço assim.. quando uso as ferramentas, lavo e passo óleo singer para não enferrujar, inclusive nas lâminas....
Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 9:59 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Renata e Mc, a melhor forma de conservar as ferramentas por mais tempo, é lavar com agua e sabão, usando uma esponja macia para esfregar. Dessa forma, retira-se toda e qualquer sujidade aderida a elas, sem risco de estragar as peças. Em seguida, seque bem com um pano e aplique uma fina película de óleo, tipo o óleo singer que o Mc recomenda, mas retirando o excesso com uma flanela, deixando as lâminas principalmente, livres desse resíduo. Nunca guarde suas ferramentas sem antes limpá-las adequadamente, por mais trabalhoso que isso possa parecer.

O melhor local para guardá-las não é em uma caixa de ferramentas, mas sim um estojo apropriado, que pode ser confeccionado em lona, couro macio ou similar, com espaços destinados em separado para cada uma, com a lamina e ponto de corte, no caso dos alicates, voltado para baixo, o que irá evitar acidentes. Eis um modelo prático:

Após acondicionar devidamente as ferramentas nesse aparato, aí sim poderemos guardar o conjunto numa caixa de ferramentas plástica, leve e portável, para levarmos para onde formos ou quisermos ir. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Jamais lave na água, compre um óleo de máquina, é prático o manuseio.Aplique na articulação e com um pano limpe a seiva esfregando o próprio óleo no metal. Entre uma planta e outra deve-se observar a presença de fungos e esterelizar com álcool ou outro produto.Eu uso álcool. Não deixar cair é muito importante tb! Já fiz umas merdas por aqui, por isso escrevo.abç
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Agora complicou!
Temos uma opinião de usar água e sabão, e outra de não usar água de jeito nenhum...
O que acho, é que se pode usar água e sabão, mas tem que secar perfeitamente antes de passar o óleo...
Mas gostaria de um detalhamento do pensamento dos dois colegas para poder formar uma posição melhor também...

abraço
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

e isso ae, lavar pode não pode e deixar com agua ex: sou tec em informatica e costumo lavar placa mãe de computador com agua mesmo na toneira e isso resolve muitas coisas, claro q tenho q secar muito bem depois. mesma coisa com peças de ferro agua num faiz mal mais se deixa molhada a coisa fica feia...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 10:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, por mais limpa que a ferramenta pode ficar, após usarmos apenas um pano seco para eliminar toda e qualquer sujidade aderida, nunca ficará totalmente livre de resíduos. Por isso, recomendo lavar com agua, sabão e uma escova de cerdas duras, "secando" bem, antes de aplicar uma leve película de óleo, Singer ou similar, removendo o excesso com uma flanela seca.

A agua e sabão é melhor, incluso se as tesouras e alicates ficarem impregnados com terra molhada, proveniente do corte nas raízes de uma planta qualquer, como por exemplo um yamadori recem coletado. Não dá para limpar apenas com pano, pois alguns tipos de solo aderem muito firmemente. Podemos usar um segmento de madeira seca para remover o excesso, mas se não usarmos uma escova de cerdas duras, com agua sob pressão, não iremos resolver o problema.

Alguem poderia até sugerir que se use uma escova de cerdas metálicas, mas isso poderia comprometer a lamina, incluso a area de corte. Preferível usar agua e sabão com a escova de cerdas de nylon duras, para remover toda a sujidade conforme descrevi. O resultado é bem melhor. Importante, sempre frisar, o uso de um pano bem seco ou se tiver acesso, um jato de ar para remover a umidade e aplicar o óleo em seguida.

Mais prejudicial que a agua, porém, é o uso de produtos corrosivos, como querosene, WD, thiner, etc. que comprometem a ferramenta seriamente. Esses sim é que devem ser evitados.

Venho lavando minhas ferramentas há anos, e procedo de acordo com o que coloquei, sem nenhum problema. Agora, se o uso das ferramentas for apenas em galhos e folhas, então a aplicação do óleo basta, não há por que lavar com agua e sabão e escova. Apenas se remove com um pano untado previamente com o mesmo óleo, as aparas e sujidades provenientes dos cortes limpos efetuados, retirando o excesso com uma flanela seca. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
renata_bbc

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,
no meu kit veio um vidrinho com um "oléo" transparente que parece ser silicone... posso passar?
Se a árvore têm muita seiva (não se é esse o nome correto Embarassed ), que escorre e mela a tesoura ou o alicate (ficus, por exemplo), não preciso lavar? Confused

Outra pergunta...
Vieram 3 tesouras no kit. Uma mais fina e comprida, que sei que serve para podas leves e desfolhas... Mas das outras duas, não se sei qual é para raízes. Question Ambas têm aquelas asinhas onde ficam os dedos, mas uma têm a a parte das lâminas mais gordinha (larguinha) que a outra.

Obrigada.

Beijos a todos!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 6:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Renata, então é bem como escrevi: por causa desses resíduos, como o latex que vc menciona (nome correto da seiva com aparencia leitosa e pegajosa), no meu entendimento o ideal é lavar a ferramenta com agua e sabão, secar bem, e em seguida aplicar uma leve película de óleo, como o Singer (usado nas maquinas de costura em geral), removendo em seguida o excesso com uma flanela bem seca, própria para essa finalidade. Dessa forma, vc irá preservar o fio de corte de suas ferramentas, além de garantir a vida útil das peças, sem prejuízo nenhum.

Em relação às tesouras, essas aletas que elas possuem as identificam, em ingles, como sendo modelos tipo "borboleta" (butterfly), as de ponta longa são para galhos de grossura mediana e as mais rombudas e curtas, para galhos mais grossos, mas não tão grossos assim. Algo parecido com o talo de roseiras, por exemplo, no máximo com a espessura semelhante à do seu dedo indicador.

Para galhos mais grossos e raizes, o correto é usar os alicates, seja o de corte lateral (cutter) ou o de corte esférico (knob), vez que permitem um trabalho mais completo, sem risco de dano para as tesouras. Mas, claro que podemos usar tambem as tesouras nos cortes em raízes, desde que não sejam de fibra dura e com espessuras menores que a do seu dedo indicador.

Tomando como exemplo uma poda num ficus, temos que fazer uso de tesouras de pontas finas para cortar as folhas pelo pecíolo, que é o "talinho" que une a folha ao galho; tesoura butterfly para o galho, desde que não ultrapasse algo como uma caneta bic; tesoura rombuda para galhos mais grossos, até algo como seu dedo indicador, e tudo que for mais grosso, alicates então. O mesmo irá prevalecer em relação às raízes do ficus. Ou de qualquer outra planta. Uma ferramenta para cada etapa do trabalho a ser executado. Dessa forma, por mais trabalhoso que possa parecer, vc acaba realizando todo o trabalho de manutenção usando o equipamento apropriado, sem desgastar ou danificar suas peças.

Leonardo A.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

A unica coisa que não concordo é que o Wd-40 é corrosivo.

Uso ha muito tempo o wd-40, ou outro equivalente em qualidade, em outras atuações e também em minhas ferramentas e o que posso dizer é que sempre cumpriu o seu papel.
Ele limpa, lubrifica, repele a humidade e protege contra a corrosão. Em minhas ferramentas só uso agua quando estão muito sujas, se não apenas faço a aplicação do spray e retiro o excesso e sujidades com uma flanela macia.

Porém o oleo singer é mais barato e cumpre perfeitamente o papel que é lubrificar e proteger a ferramenta. Uso o WD ou similar apenas por opção.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Eu faço da seguinte maneira:

1. Lavo com água e detergente e escova de nylon (dental)
2. Seco com um pano seco
3. Faço isso em dia de sol
4. Deixo secar ao sol (para não enferrujar) pois não tem como secar no eixo.
4. Após secas passo WD-40 só no eixo
5. Passo um pano seco para retirar o excedente
6. Guardo em um estojo feito de lona

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
renata_bbc

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Como diria meu pai "melhor do que isso, só dois disso"...

Muito obrigada!
Leonardo A.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Élio caso use o wd-40 ou algum similar que elimine a agua, nem precisa deichar secar, basta dar uma boa passada do spray e com um pano seco tirar o excesso.

Mas caso prefira deichar ao sol não ha mal nenhum, afinal o seguro morreu de velho !!
abraços amigo!
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Ao invés de lavar as minhas ferramentas com água e sabão eu utilizo álcool em um guardanapo, ele retira toda a sujeira e mata todos os germes e vírus que podem ficar nas ferramentas.
Depois passo uma fina camada de óleo nelas.
Já possuo as mesmas há mais de 5 anos e não tem nenhum traço de ferrugem.

Abraço!
João Pedro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: