Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ramoncg
Registrado: 14/09/10 Idade: 32 Mensagens: 50 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 1:29 pm Assunto: "mausai-pitanga" em tratamento |
|
|
amigos, a um tempo ganhei um "bonsai" de mercado....ascredito que seja pitanga(gostaria que confirmassem). Enfim, tirei do substrasto, podei as raízes, adubei e coloquei no escorredor. Estas começam a sair por baixo e hoje mesmo coloco na mamadeira. Os brotos estão grandes e a estrutura do tronco é mal formada. faço alguma alteração, aramação ou poda de galhos ou ramos, ou é melhor deixar crescer livre??? Podem me dar sugestões sobre o composto da mamandeira? A, ignorem a data das fotos rs....erro de eterno principiante '~'
vista geral:
detalhe da folha:
detalhe da formação dos troncos:
critiquem à vontade, assim aprendemos mais e mais!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 12:19 am Assunto: |
|
|
Olá...
Pitanga é sim com certeza...
Mas se fosse minha deixaria crescer livremente por pelo menos mais um ano na mamadeira..... ai sim vc poderia pensar em fazer alguma intervenção....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
ramoncg
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 9:30 am Assunto: |
|
|
Caro amigo, obrigado pela opinião, vou segui-la sim !!
só diminui um pouco os brotos que estavam quase chegando ao chão....vou colocar na mamadeira e retornar com a adubação hoje...
Mais uma dúvida....sempre que vejo fotos de bonsai recém-podados ou desfolhados, estas sempre apresentam as folhas em cima do substrato....isso é algo ilustrativo ou possui uma função real?
Desde já agradeço pela força! |
|
|
 |
ramoncg
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 9:32 am Assunto: |
|
|
A, esqueci de dizer, logo mais eu posto uma foto dessa pequena intervenção realizada! |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 12:19 pm Assunto: |
|
|
Se você recem transplantou a pitangueira, não adube ela! Você vai acabar queimando as raizes dela. Ainda mais se a sua adubação for química, aí a chance de perder a planta é grande.
Se você tiver feito isso, coloque a planta numa bacia cheia de água pra diluir um pouco a adubação.
Abraço!
João Pedro |
|
|
 |
ramoncg
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 1:06 pm Assunto: |
|
|
Caro joão Pedro, o transplante não é tão recente assim. Eu a transplantei do vaso para o escorredor à quase dois meses. Tinha parado com o npk porque acresci ao novo substrato um pouco de estrume de vaca, que se da bem com a espécie. Esperei passar esse tempo pra não misturar os dois. Agora pretendo retornar. E ela está em perfeita saúde....  |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: Novo Hamburgo-RS
|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 2:12 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Eu também deixaria ela se desenvolver antes de pensar em selecionar os galhos.
As folhas da desfolha são retiradas após o procedimento!! Elas aparecem nas fotos, pois geralmente a foto é tirada imediatamente após completar o processo. Desconheço deixá-las sobre o substrato.
Abraço |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 14, 2011 2:14 pm Assunto: |
|
|
Então está ótimo! Seguidamente vejo casos de pessoas que transplantam e já adubm imediatamente, como você falou que transplantu e agora está adubando fui levado a crer que tinha feito isso na sequência.
Agora deixe ela crescer por uns anos, pitangueira demora pra engrossar. Eu tenho uma aqui há anos na mamadeira e ela cresce bem lentamente, embora eu adube bem.
Abração! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 12:02 am Assunto: |
|
|
João... hehehehe
Pode até demorar na mamadeira.. mas no chão.... vishi.. cresce bem rápido.. eu ganhei uma de minha tia que tinha plantado de semente ha um ano e dois meses.. e já tinha um bom calibre..... acho que 2 anos já está na hora de yamadore....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 12:06 am Assunto: |
|
|
No chão é rápido mesmo, mas com a seca que temos vivido na região Sul do RS é melhor manter as plantas na mamadeira mesmo.
Abraço! |
|
|
 |
ramoncg
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 1:05 am Assunto: |
|
|
brigoni, joão pedro, mc donald, obrigado pela força, é sempre bom ouvir os mais experientes. Não vou mexer em mais nada nela... só prosseguir com a adubação. E de tempos em tempos aquela poda básica só pra evitar que a planta fique sem receber luz no centro, o que faz os brotos internos secarem.  |
|
|
 |
|