|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 3:12 pm Assunto: MAIS UM YAMADORI - PRIMAVERA - COR BRANCA COM BORDA LILÁS. |
|
|
Olá amigos foristas, boa tarde!
Dia 01 de abril, postei meu primeiro Yamadori, um momento de grande emoção, foi uma primavera roxa, que foi retirada em um sítio na minha cidade (Bauru), com a devida autorização e até grande ajuda do dono!
Dia 10 de abril, quando a trabalho estava em São Carlos, 130 kilômetros da minha cidade, me deparei com outra chácara, com primaveras ao longo de toda a cerca! Fiquei "namorando" todas elas, analizando as bases, os troncos, de onde cada brotação saiu, e mesmo com o pouco conhecimento que tenho, ao meu ver, encontrei uma com boas características para a retirada, que com trabalho, PACIÊNCIIA, AJUDA DOS COLEGAS, e um bom tempo, creio que possa se tornar um belo bonsai.
Como sempre digo que "perguntar não ofende", fui até o proprietário da chácara e pedi a planta! Depois de explicar para que queria justo a que ele achava mais feia, com o tronco todo comprometido por podas "mal feitas", e com uma parte de madeira morta, ele me deu a planta.
Fiz a retirada e consegui um grande número de capilares, pois a pivotante não ia tão abaixo assim da terra, e próxima a base, (embaixo dela) haviam muitas capilares. Embrulhei com um pano bem úmido, e voltei pra minha cidade feliz da vida.
"Envasei" no que tinha em mãos num domingo...rsrsrs...uma lixeira dessas de escritório, a qual fiz muitos furos para drenagem na parte de baixo. Fundo preenchido com caco de telha, e primavera plantada em areia de rio sem peneirar pura.
Mais uma vez torço para que a planta se recupere e rebrote, e também peço a opinião dos colegas sobre a planta coletada, bem como toda a ajuda sobre a condução da mesma, quando vierem as brotações.
Sem mais, seguem as fotos dela já "envasada"!
Fiquem a vontade para criticar, pois sei que só assim; com a ajuda dos experientes; é que aprenderei mais sobre esta maravilhosa arte.
Do amigo, Ricardo.
Primeira imagem, ela do lado da outra coletada semana passada.
Segunda imagem, com "escala"
Terceira imagem, detalhe do "tronco"
Quarta imagem, conjunto total
Quinta imagem, vista superior

Editado pela última vez por Ricardo Guarido em Qui Jul 28, 2011 9:32 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 8:36 pm Assunto: |
|
|
muito bonita essa do lado da garrafa movimento muito interessante .
vai dar um lindo bonsai .
a outra tbem, mas a outra na minha opinião sera mais rapido .
parabens pela aquisiçao . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 12, 2011 11:15 pm Assunto: |
|
|
Esta postagem quero seguir..........
Acho que vai ficar show....é só torcer para brotar onde você deseja e correr pro abraço !!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 12:00 am Assunto: |
|
|
vou comprar uma vodka dessa quem sabe na volta do caminho eu encontro um yamadori desses.
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 10:17 am Assunto: |
|
|
Flávio, obrigado pelas palavras de incentivo! Ficamos mais críticos a cada planta escolhida, colhida e trabalhada, também gostei bastante do movimento da segunda planta coletada.
Angela, mais uma vez é uma honra você querer acompanhar este tópico! Espero que a planta rebrote, e possam todos opinar em qual o melhor caminho a ser seguido. Conto com suas idéias !!!
Oamit, você me persegue com o a história do litro de vodka, né? Não ando bebendo por ai e procurando plantas não...rsrs....É que a garrafa estava por perto na hora da foto de uma planta, e acabou ficando como minha "escala"
Abraços!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 10:21 am Assunto: |
|
|
Ricardo!
Que material, hem!
Essa primavera, a da esquerda, tem tudo para se tornar o melhor bonsai dessa espécie, que eu tenha visto.
Capricha, véio!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 10:28 am Assunto: |
|
|
Élio, MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRAS!!!
Saiba que é um grande incentivo para um inciante ler estas palavras! Vou cuidar dela com todo o carinho e toda a AJUDA E COLABORAÇÃO dos colegas!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 1:23 pm Assunto: |
|
|
Excelente planta! Tem muito potencial!
Só vou te dar uma dica, deixa ela crescer por um ano sem mexer muito nela. Deixe ela recuperar bem as energias.
Eu perdi uma primavera bem parecida com a sua, por inexperiência realizei algumas podas nos galhos dela, e notei que ela foi ficando fraca até que morreu.
Ocorre que ela foi atacada por fungos, e com as podas deve ter ficado enfraquecida.
Espero que a minha experiência lhe sirva pra alguma coisa.
Abraço!
João Pedro |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
Ola Ricardo ...Parabens pela cara de pau { coragem} de parar e pedir a planta ...
Realmente valeu muito a pena ..
Concordo com todos os amigos acima , só percebi que a lixeira preta não tem furos nas laterais que são bem altas ... talvez, quem sabe ... alguns furos não ajudariam na drenagem e melhor oxigenação das capilares novas ...  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 2:19 pm Assunto: |
|
|
João Pedro, obrigado pelos comentários e por deixar aqui relatada sua experiência em ter trabalhado tal planta! Toda a dica é sempre de grande valia. Quanto ao tempo de descanso...será no mínimo dois !!! Deixarei ela descansar bem para fortalecer o sistema de raízes bem como criar massa foliar.
Bonsérgio, fico muito feliz com seus comentários, bem como com a concordância com os outros já postados! Quanto aos furos laterais, nem se preocupe, irei os fazer assim como fiz na outra planta que também é uma primavera, e que se encontra do lado dela numa das fotos! Faço isto ainda esta semana!
Obrigado a todos!
Do amigo, Ricardo |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 2:25 pm Assunto: |
|
|
Grandes materiais Ricardo!
Parabéns!
Postando para acompanhar.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 2:28 pm Assunto: |
|
|
Renato, obrigado pelo elogio!
Acompanhe sempre! Atualizarei sempre esta planta, procurando com isso a ajuda e os conselhos dos experientes!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Abr 13, 2011 5:44 pm Assunto: |
|
|
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 9:24 am Assunto: |
|
|
quero acompanhar.. pois to babando nessa planta |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 10:18 am Assunto: |
|
|
Que sorte hein? A primavera do lado da garrafa daria um ótimo (fukinagashi - varrido pelo vento) é só aramar as brotações para o lado do movimento dos troncos. O desenho está muito tosco , claro que sua planta ficaria muito mais bonita,é só pra dar uma idéia...
 _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|