|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 9:22 am Assunto: Ajuda com Azaleia "mini" |
|
|
Amigos esta azaleia "mini" cuja nao sei a variedade mas suas flores sao vermelhas puxadas para o rosa...
Esta neste vaso acredito eu a muitos anos, e gostaria de trocar o substrato, mas como nao tenho ideia do melhor substrato pois nao sou conhecedor da especie muito menos dos seus cuidados entao venho pedir ajuda com seu direcionamento.....
Observem que nao tem um apice principal o que me preoculpa pois nao vejo direcao a nao ser uma floresta. "neagari" .....
Tem um bom porte e esta com uma terra bem preta....
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 3:53 pm Assunto: |
|
|
Diego, conforme dito por Hidaka-San, o substrato da azaléia deve ser leve e ácido.
Assim, não mais que 50% de pedrisco/caco de telha e o resto, casca de pinus, turfa, um pouco de condicionador de solo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 5:43 pm Assunto: |
|
|
Diego, tem uma fusão até que interessante de raízes, que lembram "casca de tartaruga". De repente pode aproveitar isso.. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
humus poderia por?
acho que é tipo condicionador de solo, e me disseram que é acido. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 8:01 pm Assunto: |
|
|
diego se me permite da uma olhada na azaleia do amigo paulo roberto a sua me lembrou a dele acho q tem a base igual a sua abraço.
 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 8:07 pm Assunto: |
|
|
Diego,
Faça uma desfolha total e, começe a limpar o Nebari, retire as raizes que estão em cima das outras....fazendo isso vc já terá uma idéia do rumo que traçará para esta "mini" Azaléia. Plantaço vc tem em mãos...agora é só lapidar _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
oamit escreveu: | humus poderia por?
acho que é tipo condicionador de solo, e me disseram que é acido. |
Oamit, o Humus de minhoca compacta muito. Não é Condicionador de solo. O condicionador contém vários elementos: Terra vegetal, casca de arroz, casca de Pinus, carvão, etc. . Varia de acordo com quem produz, mas tem a característica de ser leve e não compactar.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 11:57 pm Assunto: |
|
|
obrigado por mais um explicação Elio. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 7:47 am Assunto: |
|
|
Legal mesmo as raízes entranhadas, simplesmente maravilhosa a planta do Paulo da foto acima!
A azaléa é uma planta bem sentimental neh... perdi uma provavelmente por ter colocado solo errado... fiz um com uns 70% pedriscos e 30% de terra comum... no verão, calor forte e etc, eu não estava com ela e deixei-a aos cuidados da minha família... descuidaram uma vez da rega e ela estava toda murchinha, cuidei por uns dias e ela melhorou, depois viajei e falei pra nao descuidarem da rega... regaram d+ e apodreceu, tadinha...
O Elio, a casca de Pinus serve pra deixar mais ácido o solo? Vi em algumas lojas de agropecuária aqui uns sacos com pó de casca de Pinus... isso é bom também pra plantas que gostam de solo ácido, ou é bom pra colocar em qualquer substrato como sendo um pouco de matéria organica?
Bom serviço com o nebari dela Oamit! Irei acompanhar! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 8:25 am Assunto: |
|
|
Plantmax eu utilizava para as serrisas praticamente puro mas tem Ph neutro diz o fabricante.............
Sera que rola Elio? _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 9:14 am Assunto: |
|
|
Acho legal a casca de pinus moída até atingir a granulometria adequada. Assim deixa o solo ácido _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 11:54 am Assunto: |
|
|
diegosanta049 escreveu: | Plantmax eu utilizava para as serrisas praticamente puro mas tem Ph neutro diz o fabricante.............
Sera que rola Elio? |
Diego, todo substrato com material orgânico, mais a continua adubação, acidifica.
Condicionador de solo são substratos preparados industrialmente, para compor solos de floreiras, sementeiras, etc. Normalmente possuem em sua composição, carvão, terra, casca de arroz, casca de pinus e, às vezes, com adição de alguns nutrientes. Alguns exemplos: Biomil, Biomix, Top Garden, etc. Usa-se em boa quantidade em plantas de folhas largas e tropicais em geral. Tende a acidificar devido à decomposição da matéria orgânica.
Ah, o Plantmax, não se fabrica mais.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 11:58 am Assunto: |
|
|
Rafael Pontes escreveu: | Legal mesmo as raízes entranhadas, simplesmente maravilhosa a planta do Paulo da foto acima!
A azaléa é uma planta bem sentimental neh... perdi uma provavelmente por ter colocado solo errado... fiz um com uns 70% pedriscos e 30% de terra comum... no verão, calor forte e etc, eu não estava com ela e deixei-a aos cuidados da minha família... descuidaram uma vez da rega e ela estava toda murchinha, cuidei por uns dias e ela melhorou, depois viajei e falei pra nao descuidarem da rega... regaram d+ e apodreceu, tadinha...
O Elio, a casca de Pinus serve pra deixar mais ácido o solo? Vi em algumas lojas de agropecuária aqui uns sacos com pó de casca de Pinus... isso é bom também pra plantas que gostam de solo ácido, ou é bom pra colocar em qualquer substrato como sendo um pouco de matéria organica?
Bom serviço com o nebari dela Oamit! Irei acompanhar! |
Rafael, não use o pó. A Casca de Pinus é um componente orgânico. Boa retenção de umidade. Não usar o pinheiro muito fino, empoeirado, mas sim os pequenos "chips". Não use casca ainda verde, pois pode conter fungos e outros microorganismos patogênicos, além de liberar toxinas que podem levar a planta até à morte.Tem boa absorção de adubos. Desvantagem: Decompõe-se rapidamente, assim, usar com moderação. Ricas em resinas e têm propriedades bactericidas. Pode usar como parte do substrato em plantas nativas, frutíferas, floríferas, de folha larga. Não recomenda-se nas coníferas.
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 12:02 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio, bem que eu nao encontrava mesmo o plantmax, usei a ultima vez a cerca de 1 ano........ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|