|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth, obrigado pelo comentário e por postar no tópico!
Hraphi, obrigado da projeção! Realmente é uma boa idéia, só tenho receio de ficar anti-natural nesta espécie, a primavera; será?
Mas é esperar as brotações virem e entender o que a planta "reservou" para mim!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 9:40 am Assunto: |
|
|
Amigos, bom dia!
Esta planta, tem em sua base, onde parece um "uro" natural, grande parte de madeira morta, podre mesmo, com cupins, formigas, e até uma aranha vermelha e de tamanho significativo eu achei nesta parte velha. Na sua parte de trás, ainda não postei fotos, mas temos mais um "uro".
Gostaria de saber dos amigos, QUANDO posso e O QUE posso fazer com esta parte. Se devo escavar e tirar ao menos o mais podre? Se devo passar algum produto sem mexer nela, ou se devo deixar desta forma mesmo, e se sim, até quando?
Lembrando que hoje fazem APENAS 09 DIAS desde que foi coletada e replantada...
Mais uma vez agradeço a ajuda (sei que virá!!!) dos colegas!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 12:05 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, o trabalho de limpeza da parte podre poderia ter sido feita antes.
Agora, como faz pouco tempo do transplante, sugiro agardar no mínimo, uns 6 meses para as raízes se firmarem.
Depois, tem que escarificar até tirar TODA a parte podre, sob pena da podridão continuar. Depois de limpo passar um produto impermeabilizante. Pode ser verniz incolor ou apenas tratar com calda sulfocálcica.
Contudo, terá que vigiar constantemente para notar qualquer sinal de continuidade da podridão.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 58 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 12:27 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, uma joia essa primavera da esquerda. quando vier a brotação faça constate a pinçagem dos brotos para almentar a ramificação dos galhos... e compactar os patamares que vc definir... desejo um ótimo trabalho... parabens pelo yamadori... _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 12:43 pm Assunto: |
|
|
Élio, mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento! Farei como você disse, pois quando coloquei no vaso, retirei apenas o que saia com a mão e com uma faquinha dessas de serra...apenas o podre mesmo. Logo mais atualizo com esta retirada dos podres, e só trabalharei mais a madeira pós os seis meses recomendados pelo senhor, posteriormente tratando com calda, e sempre atento com possíveis novos apodrecimentos!
Astolpho, muito obrigado pelo elogio! Farei sim, como descrito pelo colega, seleções de ramos, depois o famoso "cresce e corta" para obter uma ramificação satisfatória!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 9:07 am Assunto: |
|
|
Olá a todos os colegas, bom dia.
20 dias pós coleta, e ela já apresenta um bom número de gemas "verdinhas" querendo brotar, e uns dois ou três brotos já abertos! Tenho um dúvida, e gostaria da opinião dos colegas. Possuo uma outra primavera (yamadori também), esta na cor roxa, e as brotações da mesma parecem ter um tom de verde mais "escuro", (sendo que as mesmas estão lado a lado, e no mesmo substrato - areia grossa pura), bem como folhas maiores. Esta apresenta brotações mais "claras" e folhas mais "estreitas" e menores. Formato e cor de folhas variam de acordo com a espécie? Segunda feira posto fotos!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 2:16 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos os colegas, boa tarde!
Exatos 23 dias desde o yamadori, e a planta apresenta brotações em diversas partes do tronco! Ainda possui algumas gemas bem verdinhas e outros pequenos brotos, que logo que abrirem atualizarei com mais fotos.
Foi feita a retirada apenas da madeira podre, chegando na madeira viva, onde foi aplicada calda sulfocáustica, da Bonsai House de Bauru, para conter e previnir o apareciemento de outros pontos podres.
Espero estar até agora realizando um bom trabalho, porém conto com a ajuda e o julgamento dos colegas para que com isso eu possa aprender cada dia mais!
Quando tiverem se passado os 45 dias pós o yamadori, entrarei com a adubação, como já me foi recomendado.
Mais uma vez obrigado a todos os colegas por toda a ajuda e atenção dados!
Do amigo, Ricardo.
Sem mais, seguem as fotos.
[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=16502476707636624115&pid=1304527728789&aid=1270099924$pid=1304527728789[/img]
OPINIÕES SÃO SEMPRE BEM VINDAS!!! |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 2:50 pm Assunto: |
|
|
Na 5a foto eu pirei e vi duas pessoas, uma deitada em cima da outra, como se tivesse desmaiado. hahah _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 3:01 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 3:22 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, ótimo trabalho!
Deve ter dado um trabalhão, mas com certeza valerá a pena, até porque vcx tem em mãos um excelente exemplar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 3:30 pm Assunto: |
|
|
Élio, obrigado mais uma vez pelas palavras de apoio e incentivo!
Trabalhão nada! É maravilhoso fazer o que gostamos! Espero que tudo continue bem e que a planta continue rebrotando e voltando com força!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Helio Mayer escreveu: | Na 5a foto eu pirei e vi duas pessoas, uma deitada em cima da outra, como se tivesse desmaiado. hahah |
kkkkkkkkkkkk é mesmo! xDDD kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo material, Ricardo! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 06, 2011 1:29 pm Assunto: |
|
|
Hélio e Guilherme!
Minha imaginação não chegou a tanto! Acho que por vê-la todo dia, não consegui "imaginar" isso"  |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Maio 06, 2011 2:18 pm Assunto: |
|
|
Cara, que belo material! acompanhando! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 06, 2011 2:33 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Nikkei !!!
Acompanhe, opine e ajude!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|