|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 11:37 am Assunto: Ajuda com técnicas |
|
|
Amigos, boa tarde.
Imagino que alguns assuntos já foram abordados em outros tópicos, mas como são muitos, realmente não consegui localizá-los, assim, peço aos nobres colegas que, caso minhas dúvidas sejam recorrentes, me orientem onde buscar.
1) Li em diversas apostilas as técnicas para aramação e são várias as linhas apresentadas, contudo, uma dúvida é recorrente: posso manter a aramação de uma planta permanentemente até que tome a forma definitiva ou preciso a cada estação retirar e colocar novamente ?
2) Quais são as vossas orientações para jabus, ficus, primavera e caliandra ?
3) A aporquia também tem época para ser realizada ? E varia com a espécie ? Fiz minhas primeiras experiências numa Jabu enorme e em uma primavera (que está no meu blog) agora no final do verão/ início do outono com a expectativa de que estejam prontas para o vaso na primavera. Será que vai dar ?
4) Quais vossas orientações para o tempo de permanência do chumo de musgo e os cuidados especiais para essas duas, jabu e primavera ? Precisarei de hormonio para enraizamento ? Atualmente rego de 15 em 15 dias com uma solução "Biofert" para enraizamento. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 11:52 am Assunto: |
|
|
1º arramação varia de especie para especie....
A arramação nunca acaba a planta sempre prescisa de correções que aos anos vao mudando conforme nossos conhecimentos vao melhorando.....
Em sua maioria deve se manter os arrames no minimo a uns 3 a 6 meses dependendo da especie, algumas de crescimento rapido o arrame pode estrangular o galho entao mesmo com pouco tempo neste casso deve retirar os arrames.... e refazer....
2º ja dei a dica na 1ª resposta....
3º na primavera........
4º musgo é somente para estetica do bonsai, em jabuticabe tem a funçao de manter a humidade ja que a especie adora agua, inclusive alguns bonsaistas mantem um recipiente com agua em baixo do vaso....
As primaveras odeiao agua, e nao realidade gostam de ser judiadas kkk....
Bioferte raiz é bom porem nao pode ser utilizado com tanta frequencia, tem que variar outrso adubos tanto quando organicos quanto quimico, estude sobre adubos, tem muitas materias no forum com muitas ideia diferentes........... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 2:47 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela presteza Diego.
Vc sabe me dizer onde encontro orientações de aramagem e alporquia por espécie de planta ? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 4:21 pm Assunto: |
|
|
nao existe arramação diferente para cada especie.....
Procure no you tube os videos de Graham Potter e encontrar muitas tecnicas sobre o cultivo do bonsai, esta em ingles mas é so observar e vai aprender alguma coisa...
Procure no google "arramação em bonsai" e estude........ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 8:12 pm Assunto: Re: Ajuda com técnicas |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | Amigos, boa tarde.
Imagino que alguns assuntos já foram abordados em outros tópicos, mas como são muitos, realmente não consegui localizá-los, assim, peço aos nobres colegas que, caso minhas dúvidas sejam recorrentes, me orientem onde buscar.
1) Li em diversas apostilas as técnicas para aramação e são várias as linhas apresentadas, contudo, uma dúvida é recorrente: posso manter a aramação de uma planta permanentemente até que tome a forma definitiva ou preciso a cada estação retirar e colocar novamente ?
R: Retira antes que comece a marcar o ramo ou tronco. Caso o ramo volte à posição original, torne a aramar, mas agora em sentido contrário.
2) Quais são as vossas orientações para jabus, ficus, primavera e caliandra ?
R: Orientações a respeito do que? Se for aramação, é a mesma para qualquer espécie.
3) A aporquia também tem época para ser realizada ? E varia com a espécie ? Fiz minhas primeiras experiências numa Jabu enorme e em uma primavera (que está no meu blog) agora no final do verão/ início do outono com a expectativa de que estejam prontas para o vaso na primavera. Será que vai dar ?
R: Alporquia se faz normalmente no final do inverno. Porém, o mais importante é a época de se retirar a alporquia. TTem que retirar o alporque numa estação em que a planta esteja ativa. Primavera larga raízes em 2 a 3 meses. Jabu pode levar 01 ano.
4) Quais vossas orientações para o tempo de permanência do chumo de musgo e os cuidados especiais para essas duas, jabu e primavera ? Precisarei de hormonio para enraizamento ? Atualmente rego de 15 em 15 dias com uma solução "Biofert" para enraizamento.
R: Quando se faz o alporque coloca-se hormônio na água que irá umidificar o musgo ou a vermiculita ( o q. for usar). Posteriormente, na retirarda, ao colocar em vaso de treinamento (não em vaso de bonsai) na primeira rega, usar hormônio. Não use nenhum fertilizante no alporque. Somente 60 dias após retirado. Biofert raiz não é mais hormônio enraizante. |
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|