FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

caliandra - sementes.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
francisc
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 9:27 am    Assunto: caliandra - sementes. Responder com citação

Caros amigos: minhas 90 sementes de caliandra chegaram hj. São 45 de rosa e 45 de vermelha. Vou plantá-las em saquinhos pretos para mudas. Se alguém que já obteve mudas de caliandras a partir de sementes puder me orientar, ficarei muito grato. . Abraços a todos.

DSC06501 por francisc95, no Flickr[/img]
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:10 am    Assunto: Responder com citação

tem como me vender algumas vermelhas?
so umas 5 sementes
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
francisc
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:15 am    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz escreveu:
tem como me vender algumas vermelhas?
so umas 5 sementes

Bom dia Leandro. Passe, pelo facebook, seus dados, que presenteio vc.
Abraço.
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:17 am    Assunto: Responder com citação

te mandei um PM por aqui
aqui onde estou o facebook e bloqueado
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Olá, quando eu plantei as minhas de caliandra rosa eu usei terra vegetal, bem erro de iniciante, algumas nasceram e algumas foram atacadas por microrganismos.

Então sugiro vc a plantar em areia de rio, ou em substrato para floreira, conhecido tb como condicionador de solo.

Vc pode ver aqui nesse tópico o substrato:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17499&start=15

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)

Editado pela última vez por Carlos Guilherme em Qua Abr 20, 2011 1:25 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Só uma pergunta.... a época está propícia?.... é que plantei umas faz um mês mais ou menos e não vingou nenhuma.....
abraço
francisc
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Só uma pergunta.... a época está propícia?.... é que plantei umas faz um mês mais ou menos e não vingou nenhuma.....
abraço

Mcdonald: tb não tenho certeza se estamos na época correta para plantio.Vou aguardar alguém com experiência dar algum paltite sobre o assunto. abraço.
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

Quando eu plantei as minhas sementes era mês de maio do ano passado, em mais ou menos uns 5 dias já estavam brotando. Caliandra germina muito bem. As minhas sementes eram frescas, eu mesmo colhi as vagens.

Acho interessante antes de plantar, deixar umas 4 horas de molho em água limpa para hidratar.

Nós temos q pensar em q época a vagem libera as sementes, essa deve ser a melhor hora para se plantar.

Vc tem bastante sementes, faça um teste, plante umas 5 de cada.

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
francisc
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 2:31 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos Guilherme escreveu:
Quando eu plantei as minhas sementes era mês de maio do ano passado, em mais ou menos uns 5 dias já estavam brotando. Caliandra germina muito bem. As minhas sementes eram frescas, eu mesmo colhi as vagens.

Acho interessante antes de plantar, deixar umas 4 horas de molho em água limpa para hidratar.

Nós temos q pensar em q época a vagem libera as sementes, essa deve ser a melhor hora para se plantar.

Vc tem bastante sementes, faça um teste, plante umas 5 de cada.

Abraço.

Ok. Vou seguir sua orientação . Obrigado.
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Errei de post Embarassed

Já coloquei no lugar certo, nem tinha me dado conta q tinha postado no lugar errado minhas adenium rsrsrsrs

Bem q eu vi q tinha algo errado. Pra compensar, vou postar uma foto da minha muda de caliandra rosa, ela é nova e está sem movimento ainda, mas logo eu vou mudar isso. Pretendo deixar ela crescer e usar como matriz. Vou mudar ela pra um escorredor/mamadeira nesse inverno.

Abraço.

Editado pela última vez por Carlos Guilherme em Dom Maio 22, 2011 7:27 pm; num total de 3 vezes
Luis A. de Macedo Rodrigu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Francisc,

As sementes de caliandra perdem o poder germinativo muito rapidamente, por isso devem ser semeadas tão logo sejam colhidas (quando as vagens se abrem). Se você esperar muito tempo para semear elas não vão germinar, ou muito poucas germinarão. Quando semeio caliandras costumo colocar no fundo do vaso (mais ou menos 1/3 do volume com um substrato proprio para mudas) e o restante coloco areia media de rio. Quando as sementes germinarem após algum tempo as raízes alcançarão o substrato com nutrientes e assim se desenvolvem melhor. Costumo fazer a troca deste substrato de plantio por semente somente um ano após quando as raízes já estarão mais fortes. Boa sorte,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Tb faço isso Luís!... na mamadeira também, logo abaixo de uma camada fina superficial de terra ou areia, coloco em média 300g de torta de mamona misturada com farinha de ossos e cinza de madeira(proporçõesTM=2partes,FO=1parte e CM=1 parte).
Substrato pobre estimula a formação de raízes em busca de alimento, chegando no adubo abaixo da camada superficial, a planta explode de vigor.
No caso de sementeira uso cinco camadas:
1- areia
2- terra adubada
3- TM,FO e CM
4- terra adubada= retenção de nº3 via drenagem das regas
5- areia= filtro
Tem dado muito certo pra mim
o método das camadas, com uma variedade grande de nativas.
Caliandras só consigo as rosas, gostaria muito de umas diferentes...
Alguém sabe se as espinosas brotam no RS?
leonardo.fillipe

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 2:29 am    Assunto: Responder com citação

Plantei as minhas sementes de calliandra rosa, espinosa,surinamensis e vermelha em 70% de arreia e 30% de terra adubada todas germinaram. Só as de depauperata que estão num solo com mais % de arreia e em cima do substrato, pois conforme essa especie suas sementes são fotoblasticas só germinam na presença de luz.

francisc, se não me engano essa suas foram comprada em um fornecedor no mercado livre? se sim, recomendo as sementes que ele vende tem uma ótima taxa de germinação.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Luis A. de Macedo Rodrigu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Tb faço isso Luís!... na mamadeira também, logo abaixo de uma camada fina superficial de terra ou areia, coloco em média 300g de torta de mamona misturada com farinha de ossos e cinza de madeira(proporçõesTM=2partes,FO=1parte e CM=1 parte).
Substrato pobre estimula a formação de raízes em busca de alimento, chegando no adubo abaixo da camada superficial, a planta explode de vigor.
No caso de sementeira uso cinco camadas:
1- areia
2- terra adubada
3- TM,FO e CM
4- terra adubada= retenção de nº3 via drenagem das regas
5- areia= filtro
Tem dado muito certo pra mim
o método das camadas, com uma variedade grande de nativas.
Caliandras só consigo as rosas, gostaria muito de umas diferentes...
Alguém sabe se as espinosas brotam no RS?

Marco,

Realmente você faz uma super preparação para as tuas sementeiras e o resultado deve ser mesmo excelente. Parabéns pelo capricho.
Marco eu tenho uma caliandra branca ainda pequena mas em breve farei algumas estaquias com as podas. Tenho algumas vermelhas e uma espinosa que já fiz algumas estacas para ver se dá resultado. A minha caliandra espinosa já floriu , deu vagens mas que não formaram sementes, não sei se por falta de algum agente polinizador proprio ou coisa parecida, ou quem sabe o clima. Se quiser algumas mudas da caliandra vermelha entra em contato através de MP.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 4:55 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dica para os cultivadores que quiserem germinar novas plantas por sementes: plantar as sementes num mesmo vaso, de plastico preto com bordas altas, isto é, um vaso maior. Após as sementes germinarem, cubrir a boca do vaso com uma tela metálica fina, a mais fina que se conseguir arranjar, tipo uma peneira, prendendo-a bem firme na borda do vaso.

Essa tela irá favorecer a formação sinuosa dos caules das novas plantas, propiciando com isso movimentos bem sinuosos, dispensando o futuro uso de arame para dar esse movimento. Cada planta terá um movimento unico, não repetido pelas demais, o que acaba por proporcionar um material de qualidade, ao invés de uma muda com caule reto, como é costume obter-se pelos plantio normalmente feito.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: