FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Esta melhor mas estes galhos paralelos ainda me incomodam........
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 9:40 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Agora sim!!! Vê a diferença? É assim mesmo que tem que fazer. Aprendeu, não esquece mais. Com o tempo e o trabalho constante, irá aos poucos adquirindo maior velocidade, além de melhorar aos poucos o resultado final.
Dessa forma, pode-se analisar detidamente o interior dos galhos e resolver qual precisa de arame, qual não irá precisar, estabelecendo um bom trabalho de aramação a partir desse ponto. Fácil demais, eu diria. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Nossa ficou bom mesmo, deu pra ter uma boa noção do posicionameto dos galhos e da curvatura do tronco.
E por falar neles, axo que o tronco precisa de uma tracionadazinha pra esquerda na foto dois, lá no ápice. E uma tracionada pra direita no meio +ou- pra ele ganhar uma sinuosidade... olhando pela primeira foto, me parece que a parte de cima precisa de uma correçãozinha...

Agora vamos ver o que os mestres dizem pra eu saber se to melhorando minha visão e entendimento dos estilos, sinuosidades e posicionamentos! hehehe Laughing
To loko pra ter uma planta que eu possa aramar e estilizar, até hoje não consegui uma... Embarassed
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, se ainda não conseguiu uma planta boa para trabalhar, é porque não costuma andar muito por Juiz de Fora!!!! Estive nessa cidade há dois anos, e encontrei muito material bom para coleta, tanto nas vias públicas, como parques e jardins, publicos e particulares, além de dois ótimos viveiros próximos. Isso para não falar nas fazendas, onde visualizei jabu e pitangueira.

Na cidade há murta (murraya paniculata), resedá, pitangueira, ficus retusa, benjamina e variegata, roseiras. Nos viveiros, algumas variedades de junipero, como o procumbens e o kaizuka. Fora as nativas, ao longo da rodovia descendo para o RJ ou voltando para BH. Dizer que não consegue achar nada, é por dois motivos: ou vc é cego, ou então eu que enxergo demais. Laughing Laughing Laughing

Ah, sim, ia esquecendo: caliandras, e floridas ainda por cima. Bem, material vc tem, é só ir à luta e conseguir algumas plantinhas para detonar. Rolling Eyes

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Diego, ainda não escolhemos a frente, mas concordo com você, nessa foto temos galhos muito paralelos. Acredito que teremos que escolher outra frente, mas ainda não estou nessa fase!!! Quando chegar o inverno iniciarei a estilizaçao e conto com a sua ajuda para isso!!Very Happy

Amigo Rafael, agora estou na fase de olhar e aguardar... Sua idéia é bastante válida, mas antes teremos que determinar a frente da planta e então determinar sua estilização!!!

Mestre Nickyfury, Ufa!! que bom que aprovastes!! Very Happy Nâo sei se teria coragem para pinçar mais Very Happy
Aprendi mesmo, como falei anteriormente obrigado pelo curso!!
Bom, agora vou esperar a chegada do inverno e se não for abuso conto com você para a estilizaçâo Embarassed Embarassed

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 2:09 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Rafael, se ainda não conseguiu uma planta boa para trabalhar, é porque não costuma andar muito por Juiz de Fora!!!! Estive nessa cidade há dois anos, e encontrei muito material bom para coleta, tanto nas vias públicas, como parques e jardins, publicos e particulares, além de dois ótimos viveiros próximos. Isso para não falar nas fazendas, onde visualizei jabu e pitangueira.

Na cidade há murta (murraya paniculata), resedá, pitangueira, ficus retusa, benjamina e variegata, roseiras. Nos viveiros, algumas variedades de junipero, como o procumbens e o kaizuka. Fora as nativas, ao longo da rodovia descendo para o RJ ou voltando para BH. Dizer que não consegue achar nada, é por dois motivos: ou vc é cego, ou então eu que enxergo demais. Laughing Laughing Laughing

Ah, sim, ia esquecendo: caliandras, e floridas ainda por cima. Bem, material vc tem, é só ir à luta e conseguir algumas plantinhas para detonar. Rolling Eyes

Grande Nick....
Tenho uma dúvida e o senhor com sua enorme experiência pode me ajudar......
comprei uma mudinha de shimpaku ano passado e transplantei para um vaso do tamanho do nosso amigo aqui do tópico... minha pergunta é: -Neste vaso desde pequeno a planta chega a este porte ou esta do tópico foi trasnplantada para o mesmo?
Desde já mt agradecido..
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

eu vejo esta como melhor frente por conta do movimento e possicionamento dos galhos.....

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 6:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Peço desculpas aos nobres colegas pelas minhas extensas colocações. Mas, se faço dessa forma, é no intuito de bem esclarecer e dirimir todas as dúvidas, pois sei o quanto é importante aprendermos a fazer algo bem feito, em relação às nossas plantas. Portanto, puxem bem o fole e vamos lá, não se apoquentem nem se amofinem, todavia:

Com relação a uma possível frente para esse shimpaku, creio ser meio prematura sua definição agora. Afinal, a planta ainda não está devidamente preparada para uma estilização definitiva, vez que ainda é apenas de uma muda, não um pré bonsai. Acredito ser mais acertado aramar todos os galhos e tronco e dar a eles movimentos bem sinuosos, que adquirirão um formato bem sinuoso depois de pelo menos dois anos com o arame.
Com todos os galhos posicionados adequadamente através do uso de arames, imprime-se curvas bem sinuosas neles, bem como ao tronco. Isso feito, podemos considerar que a planta passa a ter qualidade técnica, podendo vir a ser estilizada dentro de qualquer formato adequadamente. O tronco, por exemplo, apresenta um bom movimento na parte superior. Mas desde a base até a primeira metade, segue sem quase atrativo nenhum, o que deverá ser corrigido com o trabalho de arame. Tronco movimentado ou com curvas pede galhos idem. Mesmo os galhos que serão descartados, ou transformados em jin, que é um atrativo visual a mais nessa espécie, devem receber carga de arame e condução adequados.
Por isso, ouso dizer que tal ou qual frente ainda é algo prematuro a ser defendido. Com a pinçagem (excelente!!) efetuada por seu cultivador, esse shimpaku aguarda agora pelo inverno, quando o uso de arames, corretamente aplicados, visando corrigir esses pequenos detalhes, resultarão num trabalho altamente técnico. Galhos opostos ou que partam do mesmo ponto, não devem ser considerados inconvenientes, vez que podem ser reposicionados.
Rafael, como vc bem colocou, o tronco é o ponto principal a ser primeiramente trabalhado. Não basta apenas tracionar para um lado ou outro. É preciso aramar, com fios grossos, de cobre ou aluminio, cuidando de aplicar antes ráfia molhada em agua gelada, para constranger melhor o fio da ráfia e permitir um aperto mais firme, para que fixe melhor e proteja adequadamente a casca do caule. Quando enrolar o arame, o cultivador poderá imprimir mais força de tração no arame, para proporcionar um movimento mais sinuoso, sem se preocupar com danos causados às fibras da casca.
Brigoni, irei selecionar algumas imagens para vc apreciar, de junipero shimpaku trabalhados por bonsaistas japoneses, de maneira a que você possa ter uma idéia precisa do que o uso correto de uma boa aramação, bem sinuosa, pode proporcionar em termos de material de qualidade técnica superior. Ter uma planta dessa espécie, bem formada e constituída é facil demais, basta usar reforço com ráfia e arame grosso. Sem esquecer nunca que ter paciência, tambem ajuda. Pois apenas depois de uns dois anos aramado adequadamente é que vc terá então um material ótimo para estilizar, bem como para escolher a frente, os galhos que devem ser mantidos e os que devem ser convertidos em jin, bem como tambem o que fazer com a casca, caso opte por um shari no tronco. Paciência é a chave do sucesso de todo bonsaista que almeje ser um artista de sucesso nessa nossa nobre arte. É preciso, pois, cultivar a paciência antes mesmo de cultivar o bonsai. rss

Mc, se o "SENHOR" a que vc se referiu, for o nosso querido Papai do Céu, então me abstenho de responder. Cool
Se foi a mim, então esqueça esse título, a que não faço muita questão aliás, e esclareço que mudas como essa são obtidas via alporquia, de plantas adultas maiores, cultivadas com o fito de serem "matrizes" apenas, isto é, fornecedoras de várias mudas menores reproduzidas com o uso dessa milenar técnica. Ou, no caso das menores, via estaquia.
Se vc adquiriu uma muda pequena, e plantou num vaso plastico grande, ela irá crescer um pouco, bem como engrossar o tronco. Mas será preciso “abandonar” a planta, não realizando determinadas intervenções como podas de qualquer tipo, para que sua planta possa crescer e engrossar um pouco. O crescimento do junipero é igual ao de outra espécie qualquer: no chão, irá crescer e engrossar adequadamente, mais do que em qualquer bacia, escorredor ou vaso.
Mas, por outro lado, num escorredor ou bacia perfurada no fundo e na lateral, contendo apenas areia grossa de rio, poderá vir a engrossar um kadikin, bem como desenvolver ótimos galhos e ramas. Basta, como citei, apenas regar, adubar, aramar e sol pleno o dia inteiro. Nada de cortes, para que a muda emita muitos galhos apicais, que "puxam" o crescimento da planta, tanto para cima como para os lados.
Aramar, é a intervenção mais prevalente por preparar adequadamente o material para, no futuro, vc ter em mãos algo mais que apenas uma muda de shimpaku. Nas mudas que produzo em meu viveiro, feitas na primavera a partir de estacas de ponteiras das plantas maiores, com dois anos efetuo a primeira aramação, visando dar forma a tronco e galhos. O arame fica por um ano ou dois, dependendo do que eu pretenda para a planta no momento da aramação. No tronco, por exemplo, posso deixar o arame até que ele penetre bem na casca, fundindo-se ao tronco inclusive. Com isso, consigo um tronco estilo Nejikan: tronco retorcido.

Data vênia, ficou ainda mais extenso que o previsto. Mas é para uma boa causa, diria eu. Rolling Eyes

Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 11:03 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Nickyfury,
Eu que peço desculpas por tantos questionamentos. Eu nāo chamaria de "colocações extensas", mas sim ensinamentos essenciais. Tanto que estou tomando a liberdade, espero que nāo se importe, de salvar no meu computador todas as respostas que julgo serem verdadeiras aulas.
Entendi suas informações e irei me preparar, através de pesquisas, para no inverno seguir conforme indicastes...
Agradeço a gentileza por selecionar fotos de Juníperos trabalhados, tenho certeza que será muito útil para o momento da aramagem!!!

Muito Obrigado - Abraço
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 12:12 am    Assunto: Responder com citação

Nick...
Se vc soubesse o quanto é prazerozo para nós lermos estas, ditas "extensas" explicações, continuaria fazendo mais extensas ainda... Smile
abraço e muito obrigado de coração.
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 2:08 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Nick...
Se vc soubesse o quanto é prazerozo para nós lermos estas, ditas "extensas" explicações, continuaria fazendo mais extensas ainda... Smile
abraço e muito obrigado de coração.

Vai servir em muito para meus PN's e os Casuarinas... valeu!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 8:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Vejam, nas imagens abaixo, o que o uso do arame pode produzir, em termos de qualidade material:

Os movimentos sinuosos de tronco e galho foram moldados na "infância" desse junipero, de maneira que agora está quase pronto para ser trabalhado, isto é, ter sua estrutura aerea definida, caracterizando um estilo:

Não se pode almejar contudo que a planta obtenha uma forma sinuosa em pouco tempo. Nem devemos nos apressar em relação a isso, bem como um shari, por mais profundo que seja, deve ser feito aos poucos, nunca de uma vez só. Aramar um junipero implica em adotar certos cuidados, para que não percamos galhos ou mesmo a planta inteira, apenas por pressa em obter resultados rápidos.

O shimpaku abaixo foi trabalhado dessa forma. Primeiro, o tronco foi aramado e "movimentado". Depois de que obteve o formato, o cultivador retirou a casca, formando um shari extenso, isto é, em toda a frente da planta, para destacar e realçar ainda mais a planta:

Entre a primeira intervenção (arame no tronco) e a segunda (shari) transcorreu pelo menos um ano e meio. Detalhe: esse shimpaku é um mini bonsai:

Esse outro exemplifica bem um trabalho de manutenção dos atuais galhos do shimpaku, no sentido de que, mais tarde, poderão ser convertidos em jin. Nesse caso, o cultivador priorizou o tronco, dando a ele um movimento bem sinuoso. Estabelecido isso, fez um shari extenso e agora trabalha na formação estrutural dos galhos selecionados:

A planta abaixo é um pinheiro negro (kuromatsu). Seu cultivador cuida de formar, primeiro, um tronco mais interessante. Por isso, arama e imprime movimentos sinuosos:

[img]http://www.edita.jp/oliha/image/oliha/img10033492975.jpg?_ex=64x64[/img]

Outro pinheiro, dessa vez um vermelho (akamatsu), na sequencia:

[img]http://www.edita.jp/oliha/image/oliha/img10033495053.jpg?_ex=64x64[/img]

Vejam na imagem abaixo que belo sacrificio de um galho, transformando-o em um jin, para melhor se adequar ao estilo trabalhado por seu cultivador. Poucos de nós teria a "coragem" de fazê-lo, não é mesmo? rss:

O trabalho abaixo mostra uma planta em duas fases: na primeira, vemos o belissimo tronco com shari e movimento sinuoso, mas com os galhos crescendo livres. No segundo, graças ao arame corretamente posicionado, a uma pinçagem regular, obtém-se uma estrutura aerea bem definida e estabilizada:

O shimpaku da imagem a seguir foi estilizado na forma varrido pelo vento (fukinagashi):

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505613/img_1505613_49690860_0?1262258719[/img]

O principal atrativo, nessa planta, foi a exploração do tronco, com um lindo e extenso shari, bem como alguns galhos transformados em jin:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505613/img_1505613_49690860_2?1262258719[/img]

Este outro recebeu aramação no tronco, que foi bem movimentado antes. Em seguida, os galhos foram aramados e harmonizados ao tronco, recebendo, por ultimo, um shari que melhorou sua aparencia, resultando num trabalho mais técnico e de qualidade indiscutível: Frente:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505613/img_1505613_45918975_0?1243823035[/img]

Costas:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505613/img_1505613_45918975_1?1243823035[/img]

O que afere qualidade técnica a um junipero é a excelencia do trabalho com aramação que é realizada nele, bem como a exposição de sua madeira, seja num shari ou num jin, e, claro, todos esses fatores conjugados numa mesma planta:

[img]http://item.shopping.c.yimg.jp/i/f/bonsaiartayumi_dsc-6135a_1[/img]

Vejam as outras imagens da planta acima no link:

http://store.shopping.yahoo.co.jp/bonsaiartayumi/enlargedimage.html?code=dsc-6135a&img=http://item.shopping.c.yimg.jp/i/f/bonsaiartayumi_dsc-6135a_1

Um tronco com movimento sinuoso, cujo shari o deixa ainda mais sinuoso, vez que foi feito como uma volta de um parafuso:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1538570/img_1538570_4763238_3?1223363511[/img]

As imagens acima servem como referencial para aprendermos sobre o junipero. Geralmente, não apresentam nebari, nem isso é explorado nessa espécie, aliás. Portanto, devemos então priorizar a formação de um bom tronco, com sinuosidade acentuada, que será o ponto de partida para a adição de outras intervenções, visando o aprimoramento técnico da planta, como shari e jin.

Plantas como um shimpaku adquirido em loja quase sempre vem bruto, isto é, sem ter recebido nenhum tipo de aramação. Por um lado, isso é ruim, pois o cultivador terá que realizar esse trabalho primeiro, visando ter em mãos um material de qualidade superior com que trabalhar numa futura estilização, mas, por outro lado, permite que o cultivador exerça sua criatividade em estabelecer e imprimir na planta algo que ele mesmo possa, mais tarde, se orgulhar de ter realizado.

A meta deve ser essa: a partir de um material bruto, obter um material de qualidade superior e, ao final, um lindo bonsai, com formas exóticas e diferentes do habitual, com troncos sinuosos e com shari e jin, além de uma estruturação aerea bem equilibrada e proporcional, harmonizando todo o conjunto. Não é um trabalho para ontem, devo ressaltar. É preciso paciência e realizar o trabalho em etapas, antes de mais nada, para preservar a planta e não correr o risco de, por pressa, por tudo a perder.

Por mais barato que seja o custo de aquisição de um material bruto como esse, custa algo aos nossos bolsos. Por isso, todo cuidado ao lidar com a planta é pouco. Além do mais, queremos ter um bonsai técnico, de qualidade, e isso implica justamente em pensarmos bem antes de realizar intervenções complexas ao mesmo tempo, isto é, todas de uma vez só. Num concurso de novos talentos ou numa demonstração em um curso de bonsai, isso é comum e ninguem contesta, pois o resultado final é esperado, embora, muitas vezes, a planta trabalhada dessa forma acaba por se perder, ou secar galhos.

Mas em se tratando de uma planta que não iremos apresentar nas condições acima e que temos todo o tempo disponível para realizarmos um ótimo trabalho com ela, então não há justificativa para pressa ou impaciência. O importante não é mostrar o resultado o mais rápido possível aos demais, mas sim, fazermos um ótimo trabalho e obtermos, ao final, um bonsai de qualidade técnica, esse sim um verdadeiro atestado de nossa capacidade, criatividade e cultivo como bonsaistas que somos. Pensem nisso, então, antes de mais nada. Paciência, calma e ponderação, ao comprarmos uma planta e analisarmos, detidamente e demoradamente, o que realmente queremos fazer na planta.

Recapitulando: os trabalhos de intervenção devem ser realizados por etapas: aramação do tronco, primeiro. Segundo, shari e jin. Terceiro, aramação dos galhos para a estilização. Entre uma etapa e outra as vezes é preciso esperar o transcurso de um ano ou mais. Um shari não deve ser feito todo de uma vez só. Mas aos poucos. Claro que isso deve ser considerado em relação ao tamanho da planta e grossura de seu tronco. Quanto maior e mais grosso, mais shari poderá ser feito. Quanto menor e mais fino, menos shari.

Um shari nejikan, em toda a volta do tronco, é feito por janelas: desenha-se no tronco uma janela pequena, com caneta porosa ou giz. Em seguida, com um estilete, marca-se o corte sobre a linha do desenho. Em seguida, com esse mesmo estilete, corta-se, retirando a "janela" na casca. Podemos fazer várias janelas, mas sem uni-las ainda. Depois de um ano ou dois, estando a planta saudável e devidamente recuperada, é que iremos então unir as "janelas". Na borda do corte, na ponta da casca, sempre aplicaremos uma pasta cicatrizante. Não é cola de madeira, não é cera de vela, nem pasta de dente. É pasta cicatrizante mesmo. Ou cera de abelha, seguindo a dica do velho amigo Bergson (detalhes desse material no site dele: oficina bonsai.

Bem, chega de imagens. Abaixo, alguns links para que vcs possam "pescar" as imagens que julgarem interessantes arquivar:

http://photo.xuite.net/yahyah99tw/2692035/2.jpg

Imagens pequenas, clique nelas para aumentar e visualizar melhor:

http://manbonsai.com/products/list.php?category_id=2

http://blogs.yahoo.co.jp/bonsaibunka2006/folder/1505630.html

http://www.ty.area.com.tw/is_cn.cgi?areacode=30020&ID=cn-j22-32&CatID=4

http://shop.plaza.rakuten.co.jp/yukei/diary/detail/201101090000/

http://flowers.hunternet.com.tw/showthread.php?t=132483

http://blogs.yahoo.co.jp/miura_baijuen/31612387.html

http://www.hm160.cn/html/2563571.htm

Um dos melhores sites que conheço, o Bonsai Shari Sidiao, deve constar em todos os favoritos, aliás. É um ótimo referencial de pesquisa e estudo. As paginas podem ser vertidas para o ingles, para facilitar a compreensão e o entendimento:

http://sidiao.cnpenjing.com/photo_c_5.htm

No link abaixo, clicando na data na relação em que aparece o ano 2011 em primeiro na sequencia, abre-se paginas e mais paginas mostrando lindos trabalhos. Vale a pena conferir todos, aliás:

http://ssbin.blog.shinobi.jp/Entry/548/

A maioria dos sites estão no idioma japones. Alguns em chines. Para copiar e colar no google tradutor é preciso que o PC reconheça os caracteres, para isso basta instalar as fontes orientais, que estão disponíveis no painel de controle ou no CD de instalação do windows. Sem as fontes, não será possível identificar o idioma e obter tradução, caso se queira informações adicionais sobre as imagens e o trabalho realizado. Very Happy

Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nickyfury
Infelizmente algumas imagens que postastes nāo consigo ver, mas os links e os sites sāo surpreendentes!!!!
Sāo infinitamente distantes do que imagino saber!!! Trabalhos perfeitos, fora da realidade... A grande maioria sāo árvores divinas, gostaria de vê-las ao vivo por parecerem tāo inatingíveis,
Exemplos:
http://sidiao.cnpenjing.com/2007htm/p54.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2006htm/p20.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2008htm/p15.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2008htm/p16.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2002htm/p21.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2006htm/p17.htm
...

porém algumas, na minha opiniāo pessoal e amadora, considero um pouco incomuns na natureza, digamos que pareçam mais esculturas abstratas vivas ( sem querer desvalorizar),do que representações naturais.
Sāo também belissimas e devem exigir graus elevadíssimos de dificuldade , mas me parecem representações diferentes.
Quem sou eu para comentar???? Repito, apenas uma opiniāo leiga e pessoal.
Exemplo
http://sidiao.cnpenjing.com/2007htm/p31.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2008htm/p39.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2004htm/p42.htm

http://sidiao.cnpenjing.com/2004htm/p68.htm

Obrigado pelos sites, estou aproveitando e admirando!!
Abraço

Editado pela última vez por Brigoni em Sex Abr 22, 2011 5:16 pm; num total de 1 vez
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

ajudando com as fotos Laughing

Wink

disponha !

essa deu trabalho uff. !!!!!!!!!!!!!

Confused
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, eh mesmo vc ja tinha me falado desses materiais aqui em Juiz de Fora... Eu fico doido pra pedir em alguns lugares pra retirar umas mudas e tal, mas falta coragem e a vergonha eh grande hehehehhe
Todo dia quando vou pra aula passo em frente a varias Caliandras que tenho vontade de pegar, ainda vou pedir pra retirar uma muda pra mim! Ficus realmente tem pra todo lado e por ai vai, muuuuito material bom mesmo!

Vou ver se tomo coragem pra aumentar meus "horizontes" heheheheh
Agora que mudei de casa pra um lugar onde tenho mais espaco a ceu aberto vou dar um jeito nisso! Laughing

Mais uma vez agradeco as dicas (aulas na verdade) e licoes que tem dado a todos!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: