|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dodo

|
Enviada: Sex Abr 22, 2011 10:40 pm Assunto: Dodo, ficus |
|
|
Oi, meu nome é Douglas, 19 anos, de Brasília, ainda estudante, faço medicina na UnB.
Sempre achei bonsai muito legal, então semana passada comprei um.
é um ficus carica.
mas eu estava achando que tinha muito mato embaixo dele. tinha umas plantinhas que pareciam umas trepadeiras porque tinham umas raizes aqui e outras mais a frente...
aí decidi que ia transplantar o ficus e como ia tirar muito mato(e esse mato tinha muitas raizes) eu poderia transplantar para um vasinho menor.
assim o fiz, mas acho q fiz errado porque o ficus tah morrendo!
e agora? |
|
|
 |
dodo

|
Enviada: Sex Abr 22, 2011 10:52 pm Assunto: |
|
|
[/img]
antes e depois
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 9:47 am Assunto: |
|
|
Dodo...
Seja muito bem vindo ao forum... tb sou universitário...
Faz assim... pega as fotos e faz um tópico novo no minha árvore e sua opinião que assim o pessoal opina. Aqui quase ninguém vai te ajudar...
Quanto a planta, está me parecendo uma figueira.
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
Bem vindo Dodo, faz como o Mac disse, não conheço muito, mas não acrediti que seja um ficus.
abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
dodo

|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
ops... verdade ;D eh uma figueira!!!
ueh... mas o ficus carica nuem eh a mesma coisa de figueira?
achei q era... |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 1:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Dodo
Pois é, rs, olha isso logo abaixo:
Classificação:
Divisão: Spermatophyta
Subdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Malvidae
Ordem: Urticales
Família: Moraceae
Espécie: Ficus carica L.
Nome(s) comum(s): bebereira, figueira ou figueira-comum.
Distribuição: Nativa da Ásia e Região Mediterrânica e cultivada de forma generalizada no Sul da Europa.
Habitat: Rupícola (margens e leitos de cursos de água com afloramentos rochosos) e Ruderal (habitat que
inclui todos os terrenos de cultivo que foram abandonados há algum tempo, permitindo o desenvolvimento
de um coberto dominado por gramíneas, plantas anuais e algum mato). Boa resposta a condições adversas de
crescimento.
Época de Floração: Agosto - Setembro
Tronco e forma geral: Árvore de pequeno a médio porte com um tronco curto, grosso e com tendência a ramificar
a partir da base; com copa larga e densa, o que proporciona boas sombras.
Ramos: frágeis e sub-ramificados.
Folhas: Caducas de cor verde (claro a escuro) e recortadas, tendo entre cinco e sete lobos.
Flores: Muito pequenas e de cor branco-amareladas, encontram-se no interior de um receptáculo carnudo
chamado sicónio (a palavra sicónio tem origem na expressão "figo" em grego "sykon") o que leva muitas
pessoas a pensarem que a figueira não dá flor.
Frutos: Os frutos de Ficus carica e de outras plantas do género Ficus podem constituir uma
inflorescência se possuírem somente flores e uma infrutescência se as flores forem fertilizadas
e se transformarem em pequenos aquénios, frutos, que contêm as sementes. De estruturação
carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada até roxa, são comestíveis e altamente
energéticos pois são ricos em açúcar. Os frutos podem ser portanto provenientes de plantas
masculinas ou femininas sendo que os figos comestíveis são originários pela planta feminina
(os figos da planta masculina são designados por "caprifigos" designação que provém do seu uso
antigo na alimentação de cabritos (no cultivo de figos, na Europa, é comum levar caprifigos
à plantação de figueiras para que as vespas do caprifigo fertilizem os figos das plantas femininas,
num processo designado por caprificação).
Curiosidades:
- A figueira de figo comestível (Ficus carica L.) é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão
(no jardim do Paraíso) se veste com suas folhas, ao notar que está nu (Génesis 3,7).
- O seu uso iniciou-se na Idade da Pedra e alcançou todos os continentes, com excepção da Antártida.
- O figo é considerado um fruto sagrado ou, pelo menos extremamente importante para diferentes
povos, culturas e religiões.
Cara me desculpe por encher o seu post, mas acho que pode ser útil.
Espero ter ajudado.
Abraço e Até + _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|