FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

figo q brotou no jardim olha oque deu.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 11:14 pm    Assunto: figo q brotou no jardim olha oque deu. Responder com citação

estava dando uma limpada em meu jardim e encontrei uma ponta de figu com raiz resovi tentar olha oq deu ja tem 2 semanas no vaso espero q fique bem abraço

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 11:32 am    Assunto: Re: figo q brotou no jardim olha oque deu. Responder com citação

Olá Carlos

Rapaz, o bichino tá bonito que só!

Abraço
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que possa ser chamado de kussamono e sirva de planta de acento para outros bonsai teus ...
Gostei , singelo .
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

eu tenho um simpatico tambem, mais acho que já já ele fica pelado, estão caindo todas as folhas nem sei pq, acho que ela fica "nua" mesmo pro outono, inverno.

Rolling Eyes
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

oamit, se as folhas de sua figueira começam a perder a coloração e ficam amarelas é falta de sol, fique de olho!

Carlos, ficou show hein!? Eu deixaria ela apenas com 3 folhas para ficar bem bonitinho.

Abraços!
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

caiomalk ela realmente e muito bonita ao vivo ela e mais obrigado abraço.

Bonsérgio vc saberia me falar a diferença em um shohin e um mame
e´por ser uma planta de tronco solido ele nao seria considerado um shohin levando em conta q frutiferas nao segue muito as regras de um estilo definido e q li uma x me corrija por favor abraço.

oamit a sua e muito bonita tambem elas caem as folhas mesmo do nada mais depois volta com toda força tenho outras duas aqui ficava preocupado mais agora nao sei se e o q estamos vivendo se vc reparar nao temos mais uma estaçao de ano cronomicamente correta oq era pra ser calor e frio e oq e pra ser frio e calor rsrsrsr tenho plantas q so se daria bem um transplante no inverno pois foi feita agora e elas estao brotando com toda força rsrsrs viva bonsai rsrsrsr abraço

ola Pedro Catarin entao vou deixar ela so com 3 mesmo se vim mais nao da pra v o tronquinho vira uma moita rsrsrsrs abraço.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

O bonsai de shohin e mame deve parecer uma árvore adulta que foi reduzida a um tamanho menor? Deverá o bonsai parecer uma copia em menor escala de uma árvore em tamanho normal? A resposta é não. Mas certamente deve fazer o observador pensar que está vendo uma árvore. Não uma cópia, mas uma pintura de uma árvore.

Bonsai é imaginação e fantasia. Não podemos apenas reduzir em escala uma árvore grande e coloca-la em um vaso. Devemos pintar as imagens guardadas na mente das pessoas. Logicamente é muito mais fácil criar esta imagem com um bonsai grande. Mas quando você cria um bonsai shohin ou mame, você é forçado a usar um mínimo de material para criar a imagem.

A arte do shohin

Espaços vazios e poucas folhas devem sugerir a copa de uma árvore shohin. O pequeno tronco carrega a alma da árvore e sugere o tamanho, idade e condições em que vive. Umas poucas raízes deverão ser suficientes para mostrar que a árvore está bem firme no solo. Toda a estória deve ser contada com menos material do que o normalmente usado em um bonsai maior. Isto requer um pouco mais, tanto do artista quanto do público: imaginação.

E é por isso que é uma arte, quando temos sucesso em transmitir uma visão dentro da mente do observador. É o que torna o shohin e mame tão extraordinariamente fascinantes quando comparados a bonsai maiores. É simplesmente um desafio extra para a mente.

Uma outra razão para penetrar no mundo destas pequeninas árvores é que você pode segura-las em suas mão e simplesmente sorve-las. É uma experiência intensa e muito gratificante sentar com uma árvore em suas mãos, gira-la a todos os ângulos possíveis, observando todos os detalhes do tronco, nebari (raízes e base), e a ramificação delicada. Imaginação e visualização devem ser as ferramentas principais para formar a árvore e o resultado deve induzir o observador à imaginação.

A dimensão extra

Bonsai de tamanho grande podem impressionar pelos seus troncos fortes e poderosos. Eles podem dominar nossos sentidos exclusivamente por seu tamanho, estrutura de ramos impressionantes e fantásticos jin e shari. Estas vantagens estão fora do alcance para o bonsai pequeno. O shohin precisa evocar a imagem de uma árvore muito maior com o traço de um lápis em vez da pincelada de um largo pincel.

A arte do shohin necessita de um público disposto a envolver-se na fantasia, receptivo à imagem pintada na mente pela árvore. O observador deve estar disposto a participar, pois as formas simplificadas do shohin são mais sugestões que ilustrações. A importante dimensão extra é o que não vemos, mas imaginamos sem hesitação. Esta sugestão é o que preenche o restante da pintura da árvore. Esta é a essência maior do shohin e mame que deve ser revelada.

Respirando emoção dentro da árvore e da mente

Experimentar o shohin é completamente diferente de observar outro tipo de bonsai. O shohin exige um esforço para ser visto adequadamente. Precisamos nos curvar para vê-lo no nível correto, e precisamos chegar perto para observar os ricos detalhes da ramificação, nebari, da estrutura da casca e do posicionamento preciso da folhagem.

Alguns sentimentos vindos da natureza devem estar presentes na árvore. Para mim, deve trazer a sensação do grande carvalho que eu escalava quando era criança. Ele ainda está perto da praia e eu vou ocasionalmente até lá a passeio. Precisa trazer de volta memórias do sol brincando com a folhagem e a vista do chão enquanto eu sentava num galho com meus pés pendurados.

Eu tenho estes sentimentos quando eu olho meu pequeno Cotoneaster. É claro que eu não espero que outros tenham as mesmas sensações. Mas se a árvore é capaz de trazer estas memórias da natureza para minha mente, ela deve acordar memórias similares em outras pessoas que a observam. Todos nós não somos tão diferentes assim.

Os elementos que despertam estas sensações são em um certo grau, inexplicáveis. O seguinte deve promover alguns “insights”.

Em parte, isto depende do tipo de relação com a natureza que a pessoa possui, sua cultura, a área em que vive e como vive. O quê o musgo no vaso significa para você? É apenas musgo colocado no vaso para ficar bonito? Ou você vê a grama baixa debaixo da árvore da sua infância? Os galhos são apenas caprichosamente organizados ou você realmente vê uma árvore com o vento soprando através de suas folhas, fazendo-a dançar sob o sol?

Tudo depende de como você aborda a árvore no vaso. Devemos ter a mente aberta para que possamos receber o maior benefício de conhecer um bonsai. E no caso do shohin e mame, é um desafio receber e expressar estas emoções do pequeno volume de material.

Medido a partir da borda do vaso, o shohin não deve exceder 20 a 25 cm de altura, e apenas 7 cm é o limite para o mame.

{Morten Albek}

Basicamente a diferença ente mame e shohin é o tamanho .. alguns sugerem que até 15 cm no maximo seria um mame , acima disso até 25 cm seria um shohin....
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

sem palavras depois da aula rsrsr obrigado Bonsérgio
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Que isso Carlão ... Rolling Eyes O mérito é do autor Morten Albek, apenas transcrevi ...

Mas , acredito em tudo o que esta escrito e espero ter ajudado em alguma coisa ...

Vc perguntou :

e´por ser uma planta de tronco solido ele nao seria considerado um shohin levando em conta q frutiferas nao segue muito as regras de um estilo definido e q li uma x me corrija por favor abraço.

É regra geral que todo bonsai deve ter tronco solido , ou seja , madeira lenhosa, morta ou não , independente do tamanho ... Shohin é tamanho de bonsai não estilo ...

Quanto a frutiferas não seguirem estilos definidos .. depende da especie , do autor .. da planta em si ...
Quando priorizamos os frutos é aceitavel uma arvore que não esteja dentro dos padrões mais rigidos , mas sem contudo fugir ao minimo do que é considerado um bonsai .

Estude .. leia .. veja muitas fotos .. descubra que bonsai é acima de tudo um estilo , não de arvores , mas um estilo de vida ....
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

apesar do outono já tenho novas brotações.

Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: