Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Mar 24, 2010 10:26 am Assunto: |
|
|
Belo exemplar, viva o escorredor e o povo com paciência. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Mar 24, 2010 10:29 am Assunto: |
|
|
Olá Sérgio,
está indo muito bem meu amigo; eu particularmente gostei da retirada da raiz e concordo plenamente com os amigos sobre a aramação dos galhos. Agora é só esperar...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Mar 24, 2010 6:06 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, com que frequência farás a desfolha para diminuir o tamanho das folhas?
Pergunto isso pois tenho um fícus da mesma espécie e durante dois anos tenho cortado as folhas no meio para que a seiva não seja enviada com tanta força para elas. Isto é correto?
Se não, quando da desfolha, tenho de cortar no pecíolo da folha, não é mesmo? Cortando o galho, corro o risco de perdê-lo. É isso mesmo?
Ademais, tua árvore tá ficando linda! Belo conjunto de raízes.
Obrigado e abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 39 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qui Mar 25, 2010 10:41 am Assunto: |
|
|
parabens pelo ficus
mt bonito e bem encaminhado
agora so é diminuir as folhas
abraços |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 2:48 pm Assunto: |
|
|
Renato:
Por enquanto não estou pensando em reduzir o tamanho das folhas , primeiro tenho que conseguir galhos secundarios e terciarios , para depois começar o processo de diminuição das folhas , que considero o ultimo passo na formação de um bonsai ...
Manter a planta numa bacia grande , bem adubada e com regas frequentes e querer diminuir o tamanho das folhas ao mesmo tempo é uma contradição ...
É preciso criar certas condições para que a planta entenda ser necessario diminuir as folhas para sobreviver :
- diminuir as regas para o minimo possivel ...
- transplantar para um vaso menor com substrato mais pobre ....
- não adubar por longos periodos ...
- manter a planta a pleno sol ...
- fazer desfolhas até 4 vezes ao ano, eliminando todas as folhas cortando o peciolo ao meio com uma tesoura afiada, pois a gema do proximo broto esta na junção entre a folha e o galho ....Não vejo necessidade de cortar as folhas ao meio ,nem em que ajudaria ..
Com esses procedimentos a planta reduzirá o tamanho de suas folhas ..
Quanto a cortar os galhos NÃO devemos faze-lo enquanto ainda são tenros e verdes porque irá secar , o certo é esperar que linidifique { a casca ficar marrom , com aspecto lenhoso } para depois fazer a poda , agindo assim ele brotará em toda a sua extenção ...
Obrigado por participar do topico e boa sorte com seu ficus .. Estou sempre disposto a ajudar com meus poucos comhecimentos ..
... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 6:34 pm Assunto: |
|
|
setembro/2010
Retirei os arames e fiz uma poda encurtando os galhos ...já tenho alguns secundarios .. mas é preciso mais deles ..
retirei tb o escorredor e plantei direto na bacia com um substrato rico e drenante ..
 |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
gostei do nebari,bom trabalho ae sergio[/img] |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 30, 2010 8:17 am Assunto: |
|
|
28 / 11 / 2010
Atualizando o tópico para mostrar com esta:
Em janeiro farei nova desfolha e poda para encurtar os galhos e conseguir mais ramificação ...

Editado pela última vez por Sergio Batalini em Qua Dez 01, 2010 8:33 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Ter Nov 30, 2010 11:37 am Assunto: |
|
|
Conseguiu um ótimo resultado com a planta, eu particularmente acho que ela ficou melhor sem a pedra. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Nov 30, 2010 8:18 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho Bonsérgio.
Se você colocá-la numa bacia bem maior ou no chão, com mais espaço, ela vai dar um salto em seu crescimento. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 45 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 2:30 pm Assunto: |
|
|
gostaria de em primeiro lugar agradecer a esse tipo de topico onde aprendo bastante....
adoro essa especie e teho algumas em meu quintal , vou preparar fotas fotos e farei um topico com minhas figueiras.....
obrigado pessoal... ate mais
dp |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 9:09 pm Assunto: |
|
|
22/02/2011, fiz uma poda encurtando os galhos 10 dias atraz e já esta assim .. troquei a bacia tb , por uma maior ... já conseguimos engordar o tronco e ganhar novas raizes...
Laudir : obrigado , fiz como vc disse e funcionou .  |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 9:08 am Assunto: |
|
|
olha essa intervenção que vc fez melhorou 100 % o nebari , qto ao guru guru tbem não acho apropriado porque irá se arrepender futuramente , e no mais e fazer desfolhas constantes pra diminuir o tamanho das folhas. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
23/04/2011
A copa esta cheia novamente e os galhos com mais de 30 cm de comprimento ...
Vamos cortar novamente e aramar ...
Antes de cortar os galhos é preciso esperar que fiquem lenhosos { com a casca marrom } para que ramifiquem { varios brotos } .
Cortando ainda verdes surgem apenas um broto em cada galho ... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 4:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bonsergio, parabenizo o nobre colega pelo excelente cultivo nessa planta. O resultado em sua estrutura é ótimo, e podemos comparar desde a primeira apresentação da planta, que seu trabalho está mais que satisfatório na condução estrutural dela. O caminho é esse mesmo, não há outro nem o que discutir a respeito. Prevalece, a meu ver, que a condução mais favorável, nessa planta, é a que voce vem aprendendo a executar com paciência e ponderação, adquirindo experiencia atrelada a essa espécie, só tendo a ganhar quanto à qualidade técnica do resultado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|