|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 10:38 am Assunto: |
|
|
Pois é... nem tudo que queremos vem até nós...
Hoje fui dar uma olhada nela e os brotos que estavam por abrir sumiram (secaram). Dei uma boa olhada nela para ver se haviam outros mas, nada. Então, raspei seu tronco da base até a ponta e estava marrom, nada do verdinho que eu esperava.
Estava pondo ela no sol das 14:00 até o final do dia, dia sim, dia não.
Bom, vamos em frente, outras plantas virão e eu não cometerei mais erros e descuidos.
Abraços... _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 3:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro!
Eu acredito que sua planta tenha morrido por ataque de fungos, já perdi várias assim. Por isso hoje utilizo substrato composto de 50% de caco de tijolo e 50% de casca de pinu. Bani totalmente qualquer tipo de terra, pois com o tempo ela acaba se compactando e dificultando o escoamento de água, mesmo que haja caco de tijolo e areia grossa.
Pela sua foto parece que havia um acumulo de matéria orgânica na parte superior do vaso, o que deve ter ajudado a segurar a umidade por muito tempo e assim colaborado com a propagação de fungos.
Em 2007 eu perdi um grande tronco de primavera devido ao ataque dos fungos, por isso troquei o substrato.
Abraço!
João Pedro |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 6:04 pm Assunto: |
|
|
Q pena, mas é assim.
Ela deveria estar fraca e não conseguiu se recuperar. Nós principiantes ainda vamos perder mais algumas plantas, pelo menos até termos melhorado nossa técnica. Eu tb já perdi algumas tb, bola pra frente!
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|