Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 12:15 pm Assunto: ajuda para yamadori de pitanga. |
|
|
meu sogro tem essa pitangueira na casa dele, mas acha que ela esta morrendo, secou um galho, e ele decidiu que vai tirar ela..... ai eu pedi pra mim.
Mas não tenho certeza de como fazer. devo cortar os galhos e deixar rebrotar, pra depois tirar ela do chão, ou faço tudo de uma vez só????
E onde cortar????
espero a orientação de vcs pra começar...
abraços. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 12:38 pm Assunto: |
|
|
Eeeeeeeeeeeita bixiga....
Cara essa é das grandes heim...
boa sorte com ela...
acompanhando... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 12:49 pm Assunto: |
|
|
Então...
so não sei se arranco de uma vez ou faço uma poda drastica bem baixa e deixo rebrotar por um tempo pra depois tirar do chão..... to na dúvida. rshehh _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 2:37 pm Assunto: |
|
|
estava pensando em cortar ela nestes pontos:
mas não sei se é a melhor altura, e se corto no risco vermalho ou amarela..... e tb não sei vai dar um bom bonsai...
o q acham? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
Olha.... a época não é boa para podas drásticas e transplante. Mas espere pelo pessoal mais experiente que vai te ajudar... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 9:24 am Assunto: |
|
|
Bruta!!
Pela poda que mostrou ela parece que ficará muito alta...
Eu pensei na possibilidade de formar um hokidachi. Ficaria mais simplório, porém imagino que daria um belo bonsai.
Mesmo se pretender um outro estli, moyogi por exemplo, acho que poderia podar mais baixo, eu sugeriria um pouqinho mais do que a largura na base do tronco. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 10:21 am Assunto: |
|
|
Nivorley, duas perguntas que me ocorreram.
Eu tinha um resedá tão grosso quanto esta pitanga em meu jardim. Pensando em utilizá-lo como bonsai, e iniciando os trabalhos, me dei conta de que o nebari fora destruído pelo fio da máquina de cortar grama, que é uma característica das árvores de jardim. Aquele anel que se cria em virtude do corte frequente da grama. Desisti do meu projeto por julgar que o nebari fora danificado.
Segundo questionamento é quanto à extração desta tua árvore.
Tuu sogro não te deixa esperar até a primavera?
Porque daí eu faria uma sangria e podaria o tronco mais grosso, deixando que os mais finos galhassem junto à base.
Quando da extração, podaria os troncos mais finos, sendo que, eu já teria galhos surgindo mais junto à base.
Enfim, ficam as dicas.
Tens um material de calibre! Parabéns!
Posta pra gente tuas intervenções.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 11:12 am Assunto: |
|
|
Nikkei, tambem achei que ficou alto demais, e com pouca conicidade.... mas que bom que é so no projeto neh... ela ainda esta lá inteira, aguardando maiores orientações.. hehe
Renato, meu sogro queria arranca-lá logo, mas talvez consiga engabela ele até a primavera...... vou tentar.
Vou dar uma analisada no nebari com mais atenção.
E o que seria essa sangria que vc falow? so cortar o tronco mais grosso acima dos dois primeiros galhos, e deixar o resto como esta ?
Obrigado a quem ja respondeu,
e podem dar mais sugestões.
Vou esperar até o próximo domingo pra fazer alguma coisa. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 12:04 pm Assunto: |
|
|
Fala nivorley.. parabens pela planta...
entao, eu faria um coroamento nela,
tipo uma valeta em volta do nebari, umas 6x o diametro do tronco, (10 cm de tronco - 60 cm de torrao) é mais ou menos oque uso.
enche a valeta de areia e espera as raizes se recomporem, ai na primavera ela ja estara mais adaptada para tirar definitivamente da terra.
sobre a poda eu acredito que nao tenha problema nenhum fazer agora porque essa arvore é muito forte e vai soltar muita brotação até a primaveira. e como vc vai diminuir significativamente o raizame, comprometendo um pouco a alimentação da planta a parte aerea tem que diminuir tambem..
Bom espero nao estar falando bobagem, rssss
minha experiencia é limitada comparada ao dos mais gabaritados do forum,
grande abraço! _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 12:09 pm Assunto: |
|
|
Valew Moreno !!
Gostei da sua ideia e do seu projeto !
Tinha me programado pra mecher com ela neste domingo dia 1 de maio, mas agora vou para um encontro de bonsaitas em Cascavel, então vai ficar pro outro domingo ainda.....
Até lá vamos vendo as opiniões do colegas....
Abraços. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 3:32 pm Assunto: |
|
|
Ai pessoal...
Fiz a poda ontem, e pretendo no domingo fazer uma limpeza envolta do nebari dela, tirando bastante terra e fazendo como se fosse um alporque nas raizes bem próximo ao tronco, cobrindo com areia misturada com substrato, e também um coroamento como disse o amigo Moreno, deixando assim até o próximo invero, pra dai fazer a retirada.
O que acham?
Ela esta com 18cm de largura na base e 94cm de altura. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 3:43 pm Assunto: |
|
|
Primeira ou última foto como frente. Na última terá a cicatriz do corte à direita, mas com o tempo poderás fazer com que desapareça.
Também achei a última com o melhor nebari!
Que porte! Belo bonsai que dará!
Agora é esperar. Não esquece da pasta cicatrizante ou outro similar que tu utiliza.
Nos atualiza.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 5:08 pm Assunto: |
|
|
E ai Renato..
A primeira foto tem um movimento mais interessante neh! É a minha frente preferida, mas nada que não possa ser repensado se for pra melhorar a planta.
Nos cortes vou colar papel aluminio.
Agora é torcer pra ela sobreviver.
Valew por responder! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 11:11 pm Assunto: |
|
|
Iai Nivorley. ficou legal cara....
falta conicidade mas o movimento ficou manero, a primeira foto acho a melhor frente.. .acho que podia ter feito o coroamento ja, mas ta valendo...
ea e sobre ela viver vc fica tranquilo que nem querendo matar uma planta dessa ai no chao vc nao consegue! hehehehhe
abraçao! _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
|