|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mgaleti
Registrado: 26/10/10 Idade: 51 Mensagens: 32 Localização: CAMPINAS-SP
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 10:14 am Assunto: Yamadori de Tuia |
|
|
Pessoal
Essa tuia foi usada no Natal nos últimos 3 anos .... agora gostaria de transformá-la em uma bonzai.
Ela é daqueles tem cheiro de limão.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/Twbno_DqynYyVZFaMAslKg?feat=directlink
Alguém tem experiência na poda dela ? Devo podar a uns 10 cm do solo ? Deixo algumas folhas e galhos ??
Como ela te um formato Triangular não consigo imagina como fazer essa poda inicial .... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 8:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Transformar essa planta num bonzai é mais fácil que num bonsai, na minha humilde opinião. Mas não é impossível, todavia. Primeiro, é preciso ter um pouquinho de paciência: a espécie suporta melhor as intervenções necessárias no inverno que no outono. Então, aguarde até a chegada da estação propícia para executar algo de mudança nela.
Por outro lado, enquanto isso não acontece, vá adubando e regando, expondo-a ao sol todo o dia, o dia inteiro. Regue apenas ao final da tarde, uma vez ao dia, observando que o solo seque bem antes de regar, para evitar encharcar o solo, o que é prejudicial para as raízes.
Para adubar, compre um adubo vendido pronto em casas do ramo (floriculturas e similares), chamado OSMOCOTE. Há diversas granulações, sendo a mais recomendada a que contem 15-9-12. Se não achar esta, porem, compre outra qualquer. O importante é colocar duas colherinhas de chá dentro do vaso, sobre o solo, próximo da borda e afastado do caule da planta. Esse adubo não tem cheiro, e se decompoe lentamente, o que é benéfico para sua planta, na quantidade que citei.
Como o inverno ainda tarda, pesquise na net, digitando no google imagens o termo: junipero bonsai ou conifera bonsai. Dentre as imagens que irão abrir, selecione as que mais o agradar, para que possa analisar detidamente, isto é, sem pressa e com muita atenção, as que julgar interessantes para formar a sua planta. Vale todos os estilos, que é como chamamos as formas clássicas japonesas adotadas para a educação da planta, visando formar nela um bonsai adequadamente estruturado.
Ao estudar esses estilos, observe galhos, raizes expostas, movimento do tronco, distribuição e quantidade necessária de galhos para a formação estrutural mais adequada ao estilo pretendido, etc. Busque, por outro lado, informações tambem referentes à sua planta, identificando corretamente a espécie, de maneira a obter informações interessantes sobre a melhor forma de cultivar e trabalhar com a planta. Assim, além de aprender mais sobre a fisiologia vegetal da espécie, vc pode descobrir outras com que trabalhar e aprofundar seu conhecimento na arte do bonsai.
Fazer bonsai é facil. Dificil, mesmo, é fazer bonsai com qualidade técnica. Para isso, busque conhecimento e informação. Eduque-se, e muna-se da melhor ferramenta para lidar com plantas: paciência.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 11:25 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury e pessoal, obrigado pela resposta. Depois dessa excelente ajuda fiquei apenas com uma ultima questao: as tuias parecem nao ter galhos; elas possuem o tronco principal e as folhas/galhos saindo lateralmente (coniferas). Como forcar, por exemplo, a ramificacao desse tronco de forma a modelar a arvore? OBRIGADO. |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 8:20 am Assunto: Junipero - como forçar um segundo galho ... |
|
|
Bom dia Pessoal,
Seguindo as orientações do Nickyfury já estou procurando por estilos adequados a essa Tuia/Junipero.
Uma dúvida: o Junipero/Tuia é formada de 1 tronco e várias folhas ou troncos (sei lá o que é isso) saindo de forma radial ... ela é uma conífera ...
Bom ... como o pessoal faz para dar forma a essa planta se ela não tem galhos laterais ?? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 11:31 am Assunto: |
|
|
Mgaleti!
Não querendo jogar areia na tua sopa, ouso dizer que ao trabalhar esssa planta, vc terá mais desgosto do que alegria.
1. Coníferas requerem um conhecimento maior para se trabalhar visto as dificuldades que apresentam, como vc mesmo está sentido (cadê galhos??)
2. Essa espécie, dentro da família de Coníferas, talvez seja a que menos se presta para fazer bonsai
3. Minha sugestão para que vc tenha prazer em começar a fazer bonsai, é usar de espécies mais resistentes, fáceis de modelar e de crescimento rápido.
4. Ex.: Calliandra, Ligustro, Ficus, Primavera, Amoreira, Pithecolobium.
Desculpe a sinceridade amigo, mas futuramente você bem entenderá.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 7:41 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio e pessoal,
Você tem toda razão ... na verdade tenho uma romazeira e um ficus ... estava pensando em me aventurar nessa Tuia que esta comigo a 3 natais mas acho que vou mantê-la por mais alguns natais
Obrigado pela sinceridade !!!
Se achar algo interessante pela Net posto aqui no Forum ...
Obrigado ! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 10:15 pm Assunto: |
|
|
Mete arame e tenta uma cascata, outtros estilos ela fica meio murcha.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 1:06 am Assunto: |
|
|
Bom na minha opinião e se fosse minha a planta.
Senão fosse plantá-la, utilizaria para já ir treinando, hehehehe...
Nunca é demais tentar... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 9:21 pm Assunto: |
|
|
Deixem comigo. Ja descobri que eh uma tuia holandesa e encontrei artigo europeus ... Valeu gente! |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 9:24 pm Assunto: |
|
|
Deixem comigo. Ja descobri que eh uma tuia holandesa e encontrei artigo europeus ... Valeu gente! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|