FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Amora-ATUALIZADA 26/04/2011
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 5:28 am    Assunto: Amora Responder com citação

Ola amigos,mais uma vez tenho que parabeniza-los pela aula completa dos nossos amigos e apos ler as exelentes dicas somente a titulo de curiosidade e aprendizado analisando as fotos de projeção do Laudir pergunto-lhes,escolhi como base a terceira foto nao poderia concertar a conecidade dela podando o galho da esquerda e trabalhando o da direita?pois primeiro galho o da esquerda esta muito machucado e brotou somente um galinho que ja morreu oq que voces acham?ai eu poderia trabalhar uma sinousidade neste galho que é o primeiro da direita.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 2:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

André, eu costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Se nós mostrarmos sua planta a mil bonsaistas, teremos mil possibilidades de trabalho diferentes, pois cada um de nós iria querer fazer do jeito que julgasse certo fazer, sem se incomodar com a opinião alheia. Laughing Laughing Laughing

Apenas voce, dono da planta, é quem a está visualizando ao vivo e a cores, e que pode, com maior acerto, dizer o que está bem nela e o que não está. De forma que, o melhor caminho para reiniciar a planta é o que eu indiquei, mas a planta não está em minhas mãos, de forma que não posso proceder nela a analise visual que voce tem acesso. Por isso, se acredita que apenas do seu jeito é que a planta irá ter algum sucesso, então mãos a obra e que se dane o resto do mundo. Wink

É preciso salientar, porém, que a melhor conicidade seria obtida na continuidade que apontei, mas que, se vc optar por outra sorte, poderá tambem resultar em algo proveitoso para a planta. Para isso, bastará tão somente controlar adequadamente os ajustes necessários a isso, durante a fase de cultivo intenso a que a planta será submetida, com o aporte de adubação e rega, além da necessária insolação. Very Happy

Um bom exemplo visual disso vc tem na imagem abaixo, que retrata um acer burgerianum, em que o tronco foi reduzido, a posição de plantio alterada para um angulo mais inclinado, e houve favorecimento de uma brotação, que foi estimulada para ser a segunda parte do tronco, proporcionando a estabilidade da conicidade adequada. Conicidade essa que prossegue na escolha do novo apice:

Como vc pode observar na imagem abaixo, o uso desse recurso permite não só a melhoria na conicidade, como a possibilidade de definir o estilo, no caso o moyogi, como sendo a meta principal de desenvolvimento futuro da planta. E para conseguir isso, bastou inclinar o tronco um pouco e estimular a brotação de saída:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 10:48 am    Assunto: Amora Responder com citação

Ola amigo nickyfury,ao enviar minha ultima mensagem apenas foi por curiosidade e aprendizado pois para mim as opinioes e dicas que recebo de voce como de outros colaboradores aqui sao muito valiosas e sigo a risca apenas quis trocar experiencia pois estou trabalhando nesta arte apenas a um ano e ainda sou um bebe em materia de conhecimento e pra mim nao funciona e que se dane o mundo pois se pedi uma dica sobre um assunto é porque realmente nao sei como fazer e qual a melhor maneira, no maximo posso fazer como fiz aqui postei uma nova mensagem para trocarmos uma ideia para que eu possa aprender pois sigo todos seus trabalhos e dicas nao so minhas como de outros amigos aqui do forum ao qual considero como amigos e meus professores.Ate estou copiando as dicas que sao postadas aqui e abri arquivos como os nomes das pessoas que admiro e todos os seus trabalhos e dicas sao arquivadas por post e assunto,estou fazendo um ARQUIVAO de algumas pessoas que me ajudam muito e uma dessas é voce.Mais uma vez fico lisongeado pela sua aula aqui postada e seguirei a risca suas dicas pois quem sabe ate consigo formar em vez de uma duas plantas certo.
Mais uma vez muito obrigado pela dica e como ja disse por poder contar com voce e outras pessoas que opinam em meus post.
Abraços
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 6:09 pm    Assunto: aMORA Responder com citação

Ola amigos,gostaria de atualizar minha amora depois do alporuque fiz e que depois de varias tentativas consegui para ver como ficou minhas duas plantas e quem sabe algumas dicas para o que fazer com as duas.
.
.A parte de baixo da planta.
.
.
. e a parte aerea que sobrou o que acharam,quem sabe ja da pra faer algumas projecoes.
Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 7:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

André, fico feliz em ver um restultado tão ótimo quanto este conseguido por voce. A partir de um material fraco, acabou com tres excelentes oportunidades de realizar um trabalho diferenciado, desenvolvendo com toda certeza esse material, cujo resultado certamente irá render lindos bonsai. Analisando as duas primeiras plantas, bem como a ultima, fica evidente que o próximo passo agora é no sentido de formatar a estrutura aerea.

Para conseguir isso, o ideal é replantar em escorredores ou ao menos vasos mais baixos e redondos, para gerar um ótimo nebari radial e uma excelente estruturação aerea. Mas essa mudança só deverá ser feita no inverno, bem no finalzinho, quase entrando na famosa primavera. Dessa forma, há uma garantia extra de que suas plantas estejam plenamente recuperadas, e com uma ótima saúde, para retornar com novas brotações, sem nem sentirem a mudança de recipiente de cultivo.

Enquanto o dia de mudança não chega, vá cuidando de nutrir as plantas, com o aporte de nutrientes, rega e sol pleno, tres fatores de peso para enriquecer seus sistemas radiculares e proporcionar, desde já, bons galhos para o futuro delas. Vc realizou um ótimo trabalho até agora, então certamente não irá se precipitar e aguardará a época correta para realizar as mudanças que sugeri. Por enquanto, é o que vc deve fazer, na minha humilde opinião.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2011 10:26 am    Assunto: Amoreira Responder com citação

Ola amigo nickifury,pois é a amoreira deve ser uma das plantas mais faceis do mundo para alporque ou desta vez fiz tudo certo pois deu no que deu.Agora como suas sabias palavras vou desxar descansar ate o começo da primavera e seguir seus passos pois estou conseguindo ficar menos anciosco com minha plantas dai vamos ver no que vai dar.Estou adotando uma tecnica nova enquanto espero resultados de minhas intervençoes como esta saio a procurar novas mudas,bela tecnica esta.
Obrigado pela dica.
Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: