Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 6:18 pm Assunto: Ficus, futuro incerto |
|
|
Olá. Este é um ficus recem adiquirido. Quando vi na lata, lembrei da planta do Ricardo Paiva, no estilo balsa. Mas quando realizei o transplante fiquei na dúvida se este seria o melhor caminho. No final ficou deitado mesmo, mas realmente não sei. Seguem as fotos de como era, alguns ângulos e como ficou. Peço a ajuda dos colegas para alguem que está desorientado se foi a melhor escolha.
Como era
De "pé"
Deitado
Como ficou:
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 7:57 pm Assunto: |
|
|
atualizando:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Abr 07, 2011 9:19 pm Assunto: |
|
|
Aí sim! Ficou muito show a evolução!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 5:14 pm Assunto: |
|
|
Vlw Pedro, mas mesmo assim não estava agradando.... olhava, olhava e não agradava.
Mudança radical!!
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 9:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Nikkei, parabens pela ótima finalização nessa planta. Logo no inicio, ao analisar as primeiras imagens, pensei justamente nesse formato, por considerar que a manutenção dos troncos na altura primária não condizia com o nebari, ficando sem harmonia tambem em função de serem muito retos. Agora, com a redução aplicada, fica mais fácil construir uma estrutura aerea adequada e proporcional, estabilizando melhor sua planta.
Uma unica alteração ainda a ser feita: a eliminação desse "toco" na base, que subtrai a beleza do nebari. Pode reduzi-lo até ficar rente ao tronco, aplicando no local hormonio enraizante (superthrive é o melhor), apondo musgo enraizante, para forçar a saída de raizes, o que irá agregar mais ao nebari. No próximo replantio, escolha um vaso maior, mais profundo e redondo, para o cultivo adequado. Essa variedade, Benjamina, requer esses cuidados no cultivo, para evitar perdas de material. Não deixe de postar as sequencias em seu desenvolvimento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 9:28 am Assunto: |
|
|
parabens pela planta =)
mt bem encaminhada..
vou acompanhar este tópico |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 10:15 am Assunto: |
|
|
Nickfury, obrigado. Realmente..estava tão estranha que o pessoal nem quis comentar. Este toco eu posso reduzir com dremel (pensei se teria problema pela temperatura poder matar a região), o que acha? A idéia de retirar raízes daí é excelente. Eu estava pensando em cicatrizar ou madeira morta. Vou deixar crescer raízes sim. Ótima dica.
Vhalveruth, pois é cara... a gente vai evoluindo aos poucos. Na época eu não teria esta percepção que tive agora.
Abraço _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 12:08 pm Assunto: |
|
|
Ficou bom demais. |
|
|
 |
carlos ita

Registrado: 04/06/09 Idade: 49 Mensagens: 87 Localização: Itajubá-MG
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 8:27 pm Assunto: |
|
|
Parabens ficou linda a planta,otimo resultado.Eu vasculho as floriculturas da minha cidade e nada de achar um material assim,as pessoas "comuns"gostam de plantas retinhas com a copa em formato de bola dai a nossa dificuldade,mas as vezes fica uma plantinha ou outra esquecida no canto do viveiro rejeitada por ser torta meio monstruosa dai agente entra em cena e não perde a opurtunidade voce é um cara de sorte. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
Nikkei,
Que visão vc teve.Nem parece a mesma planta.
Parabéns. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 9:25 am Assunto: |
|
|
É Carlos, esta planta estva largada, este é o tipo de planta que sempre procuro. E o melhor é que dá para pechinchar bastante e eles ainda ficam felizes de se livrar destas plantas.
Valeu Jair, a visão demorou um ano pra aparecer...como diz o ditado: no final dá tudo certo, se não está certo, é porque não chegou no final. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|