FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acers ficam com galhos pretos, urgente!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2011 1:55 pm    Assunto: Acers ficam com galhos pretos, urgente!!! Responder com citação

Pessoal ja perdi 4 acers sendo 2 com mais de 20 anos e 2 que eram mudas, nao sei mais o que fazer, eles começam a fficar com os galhos e tronco pretos, os galhos vao pretejando da ponta para o centro e o tronco da base pra cima.
Geralmente isso ocorre depois da arvore perder praticamente todas as folhas, acredito que pelo calor q faz na minha regiao, as folhas secam e logo depois os galhos vao pretejando e secam tb, nao é por falta de agua acho ate que posso ter pecado por excesso mas nao sei mais o que fazer, moro em apartamento e elas recebem bastante vento na sacada sei q acer nao gosta de vento mas esse tipo de pretejamento deve ser por outro motivo, aguardo opnioes.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

Se for por causa do sol e do vento, seria interessante fazer algum obstaculo para esses fatores, uma "casa" de sombrite para eles acho que resolveria.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, assim sem fotos fica difícil opinar.
Verifique se o substrato está secando entre uma rega e outra. Secando por dentro, não só a superfície. Se possível, levante a planta e veja no fundo do torrão como estão as raízes. Posso estar enganado mas excesso de água pode causar esses sintomas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 7:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Além das ótimas dicas do grande amigo Elio, visualizar imagens da planta, mostrando-a antes e depois que foi acometida desse mal possibilita não só a identificação do problema, mas igualmente da variedade da espécie, vez que algumas variedades exigem um tipo de clima adequado ao seu cultivo, como regiões frias, por exemplo, não resistindo muito bem quando cultivadas em áreas não afeitas climaticamente a esse fator.

Pode parecer absurdo isso, mas há variedades que sobrevivem melhor por serem oriundas de montanha, como o acer palmatum chamado pelos japoneses de yamamomiji. O mesmo vale para algumas variedades de acer kaede, como o myasama e o niyoi, que pedem regiões mais frias para um cultivo, onde se desenvolvam melhor e sem adversidades, como ora acontece com a planta do nobre colega. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Sombrite já uso, rega realmente pode ter sido demais, pois parece q não seca a substrato nunca, eu rego todo dia, se for pra deixar secar mesmo acho que as vezes terei que deixar uns 2 dias sem regar, é normal isso??

vou fazer fotos da ultima, praticamente morta, tenho o antes e o depois.

Volta a postar e aguardo sugestões
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

gustavomartins escreveu:
Sombrite já uso, rega realmente pode ter sido demais, pois parece q não seca a substrato nunca, eu rego todo dia, se for pra deixar secar mesmo acho que as vezes terei que deixar uns 2 dias sem regar, é normal isso??

vou fazer fotos da ultima, praticamente morta, tenho o antes e o depois.

Volta a postar e aguardo sugestões
abraço

Só pelo fato de vc constatar que............parece que não seca nunca.............é observação que indica solo encharcado e suas consequências.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: