Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 2:28 pm Assunto: Hospedes em vasos |
|
|
Caros amigos, boa tarde.
Gostaria de saber até que ponto temos que ir "limpando" nossos vasos e latas de prebonsais em crescimento daquelas ervas ou pequenos matinhos que vão crescendo no vaso ?
Traz algum prejuízo à planta principal a proliferação destes "matinhos"? Ou podemos deixar crescendo.... a principio, penso que eles podem roubar nutrientes do substrato. Será ? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 5:59 pm Assunto: |
|
|
Olha pessoal não tenho conhecimento profundo para isto mas tenho uma opinião.
Toda planta precisa de água, nutrientes e sol para crescer. O sol as ervas não conseguem roubar, hehehe, a competição pela água e os nutrientes normalmente não geraria problemas, mas temos que lembrar que os vasos de bonsai são pequenos e possuem pouca capacidade para água e nutrientes desta forma penso que as plantas entrariam em competição e não acho muito legal esta ideia.
Bom minha opinião é esta, não sei se é certa e por favor os mais entendidos que me corrijam no que for preciso. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 7:10 pm Assunto: |
|
|
Nos meus vasos pequenos até não tenho muitos problemas, mas nos maiores, que possuem um proporção de terra bem superior aos demais compostos do substrato, a cada semana nasce uma florestinha em cada um.
Pensando nesta possível competição por nutrientes, eventualmente, retiro elas com raizes e tudo, mas é uma luta sem fim.
Vamos ver se alguém pode nos orientar... _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 7:36 pm Assunto: |
|
|
Eu os tiro sempre que aparecem, ainda novinhos. Assim é mais fácil retirá-los. Tiro-os por questão de estética.
Se o teu substrato, na parte superior tiver bastante pedrisco, eles saem facilmente. Se for terra mais firma, eles se "agarram" de tal forma que, algumas espécies vc não consegue retirar com as raízes e aí eles rebrotam, ou vc tem que usar pinça.
Nenhum bem eles fazem aos bonsai e, pelo menor dos males que eles possam a causar às plantas...............o negócio é tirar.
O Bruno pergunta até quando. Enquanto formos vivos.........hehehehehe!
Mesmo que vc use substrato estéril, com o tempo os esporos, sementes vêm através do vento e de passarinhos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 9:01 pm Assunto: |
|
|
Eu ainda sou de uma opinião um pouco mais radical que a do Elio, como deixei claro anteriormente, acho que eles competem com nossos bonais e não comentei o fator estética.
Bom esta é minha opinião. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 1:59 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal!
Vou contar uma experiência pessoal sobre matinhos. Uma vez eu adquiri uma planta que vinha com uma espécie de "graminha" em cima do vaso, ela tem as folhas delicadas e dá uma florzinha bonita. Inicialmente não achei que fosse um grande problema e deixei ela no vaso.
Ocorre que ela cresce e se reproduz de forma extremamente rápida quando regada com frequência, e como utilizo chamote ela acabou se espalhando por todos os meus vasos. O problema é que ela cresce tão rapidamente que roubam todos os nutrientes das plantas, suas raízes se fixam profundamente no solo, e como ela cresce como uma grama tenho que revirar o solo para arrancar todas as pragas.
Hoje em dia tenho que limpar mensalmente todas as plantas para retirar essa praga e mesmo assim nunca fiquei livre dela, pois suas sementes se espalham facilmente com o vento.
Então, matem todas esses inços antes que vocês consigam uma espécie como essa e se arrependam profundamente em não terem matado a plantinha bonitinha!
Abraços!
João Pedro |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 8:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Algumas das ervas daninhas que infestam nossos vasos e recipientes de cultivo podem ser usadas na formação de kusamono e shitakusa, ao invés de simplesmente eliminadas. Claro que esse cultivo deverá sempre ser devidamente controlado e realizado em area diversa da que ficam as plantas, para evitar contaminação e invasão intensa.
Mesmo nos recipientes de cultivo dos kusamono e shitakusa as ervas daninhas devem ter seu crescimento/desenvolvimento controlado, para evitar que percam seu potencial, extrapolando o sentido e adequação do cultivo que pretendemos com eles.
Fora isso, faço como todos os demais e como cita o nobre Elio: arrancar enquanto estão começando, para evitar que froresçam e frutifiquem, o que enseja sua disseminiação a propagação por toda a area de cultivo, e mesmo no solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 8:51 am Assunto: |
|
|
E quanto aos musgos? _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 9:03 am Assunto: |
|
|
Os musgos são sempre bem vindos, dá um aspecto de "grama" para o bonsai e a estética é muito boa. Aonde há forração por musgo diminui a penetração de água, o que seria probleme se cobrisse toda a área do vaso (depende do tipo de raga também).
O musgo, diferente das ervas daninhas, não soltam raízes profundas, ficando eles apenas na parte superficial.
Quanto as daninhas, eu não gosto de tê-las: apareceu, arranco.Porque:
1 No meu caso, se deixar crescer, de repente não dá mais pra controlar e daí prejudica a planta e nos faz perder tempo, pois arrancar daninhas desenvolvidas às vezes não é fácil).
2 Esteticamente é feio (pode não ser para todos)
3 Se eu entrar num viveiro de bonsai, com ervas daninhas no vaso, a primeira coisa que vou pensar será que estão mal cuidados ou largados.
4 observo as plantas diariamente, em cada olhada não custa retirar as daninhas, é quase automático. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 2:32 pm Assunto: |
|
|
A minha opinião fica dividida entre o Nikkei e o Nicky. Concordo com o Nikkei de que são uma praga, como o proprio nome diz, mas tambem concordo que sabendo trabalhar podem ser bem interessantes. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 9:54 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
Há algum tópico sobre kusamono e shitakusa ?
Desconheço tais técnicas. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
|