|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 06, 2005 9:49 pm Assunto: Folhas enrugadas em Quixabeira |
|
|
Oi, pessoal, estou com um probleminha com uma quixabeira, planta nativa do nordeste, que está com algumas folhas enrugadas. Será que alguém identificaria essa doença e como solucionar o problema?
eis a fotografia
abçs
itamar nobre |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Dez 08, 2005 10:46 am Assunto: |
|
|
Oi Itamar !!!!
Nunca ouvi falar em QUIXABEIRA .... este país é realmente um continente.... plantas do Norte ou do Nordeste não são conhecidas no Sudeste e vice-versa.
Coloque mais fotos e fale mais sobre esta planta.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 11, 2005 9:07 pm Assunto: |
|
|
Oi, Ângela, como vai?
Realmente esse nosso País é de uma diversidade...
Bom, a QUIXABEIRA é uma árvore nativa do Nordeste. Eu a propaguei a partir de semente (que possui uma casca mt dura e demora a brotar) de uma região (Município de Macau) no litoral norte do Rio Grande do Norte. Possuo oito mudas com dois anos de idade e cerca de 20 cm. o Aurélio diz o seguinte: Arvoreta lactescente, da família das sapotáceas (Bumelia sartorum), muito difundida na caatinga, e que tem folhas pequenas e numerosos espinhos robustos. O gado, na época da seca, come-lhe folhas e frutos.
A sua fruta é pequenina, pretinha e de sabor agradável, bem doce, mas mt leitosa ao ponto de se ficar com a boca pegajosa qdo se está consumindo o seu fruto.
Ela possui uma copa mt ampla e frondosa, seu caule geralmente posui uma sinuosidade mt bonita com uma casca de árvore velha. Estou esperando a sua frutificação para colher novas sementes, e fazer novas mudas (quem sabe não envie algumas de presente para vc?) já que não pretendo fazer Yamadori, pois a região é uma Unidade de Conservação, uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (área protegida), onde sou pesquisador (Na área das Ciências Humanas - pela UFRN) e um dos seus defensores. Se precisar de mais informações...
Eis a foto:
ab
s
itamar nobre - natal/rn |
|
|
 |
newtonhissanaga
|
Enviada: Qui Dez 15, 2005 4:07 pm Assunto: |
|
|
algumas folhas da minha pitanga tbm estão enrugadas !!
O que será ?? |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Dez 15, 2005 10:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Itamar !!!!!!!!!!
Pela foto postada, agora, esta planta deve ser de uma beleza rara !!!
Estou abobalhada !!!!!!!!!!
Gostaria de ver esta planta ao vivo.... será que existe alguém de João Pessoa (????) que a possui ???????
Falo em João Pessoa porque pretendo ir até lá após o Carnaval....
Se você souber me avise.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 15, 2005 11:40 pm Assunto: |
|
|
Oi, Ângela. Exatamente em João Pessoa eu não sei se alguém possui alguma muda de quixabeira, mas a região paraibana é idêntica a região potiguar, por isso acho que pelas suas proximidads deve existir alguns exemplares.
itamar |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|