|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 12:23 am Assunto: |
|
|
Francisc, essa sua aí não é uma castanheira? A paineira tem espinhos e a folha é menor. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 3:27 am Assunto: |
|
|
como anda sua paineira amigo?
postei as minhas e fiquei curioso quanto a evolução da sua...
abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
francisc 1.o PASSO

Registrado: 23/09/10 Idade: 63 Mensagens: 107 Localização: ELDORADO-SP
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 4:03 pm Assunto: |
|
|
Djalmo escreveu: | Caro amigo francisc, Acho que ter´a um resultado muito satisfatório com sua planta, mas atente para a altura, eu acho que ela esta ficando meio alta, mas de qualquer forma é um belo exemplar.
Parabéns. |
Djalmo Vc tem razão, ela está alta sim. Vou esperar o final do inverno pra fazer uma nova poda. Eu adquiri como paineira mas acredito que possa ser uma castanheira. Vi algumas e fiquei em dúvida. Obrigado. Um abração. _________________ francisc |
|
|
 |
francisc 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 4:05 pm Assunto: |
|
|
Thiago Batista escreveu: | Francisc, essa sua aí não é uma castanheira? A paineira tem espinhos e a folha é menor. |
Oi Thiago. Estou concordando com vc. Pelo que andei vendo, acredito ser mais próximo de uma castanheira sim. Obrigado pela observação. _________________ francisc |
|
|
 |
francisc 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 4:11 pm Assunto: |
|
|
fabricio ribeiro escreveu: | como anda sua paineira amigo?
postei as minhas e fiquei curioso quanto a evolução da sua...
abraço! |
E aí Fabrício???? td bem? Estou postando uma foto atualizada. Embora ela esteja bonita, acabei ficando em duvida quanto à espécie. Acredito, pelo que pesquisei, que seja uma castanheira. Alguns amigos do fórum me deram esse alerta. O q vc acha?
DSC06163 por francisc95, no Flickr[/img]
DSC06164 por francisc95, no Flickr[/img] _________________ francisc |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 12:23 am Assunto: |
|
|
É verdade francisc!
tens razão, mas mesmo assim, a conicidade dela é linda, bela planta, parabéns!!!
...achei esse na net, é inconfundivel mesmo!!!
valeu por responder, abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 12:15 am Assunto: ATUALIZANDO |
|
|
Recebi um post na minha paineira e resolvi atualizar e receber ajuda dos colegas e amigos do Fórum. Achei esta Paineira num terreno em Santa Cruz onde começaram a construir um Prédio. ela era pequena uns 30 cm, com um espinho só, e com 3 cm de raíz pivotante quebrada, e conicidade invertida. Uma enorme cicatriz como já puderam ver e muito desidratada. Hoje ela encontra-se assim, cheio de raízes, espinhos e sem conicidade invertida. Estou com vontade de cortar onde terminam os espinhos, mudar para um vaso maior, já que não tenho outro lugar.
Sugestóes e críticas são bem vindas, mas parecia impossível ela sobreviver.
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 12:29 am Assunto: |
|
|
Eae Leão!
mete a faca nela que vem que é uma maravilha,
na primavera já terás uma nova copa em formação,
recomendo apenas que não a deixe diretamente ao sabor do clima já que podemos ter noites muito frias e dias muito quentes, reserve a luz indireta...
Plante ela sobre alguma superficie que não acumule água(tipo um prato virado pra baixo) isso ajudará na formação do nebari, e nebari de paineira é dos bons...
e por favor, crie um tópico pra ela mostrando o passo a passo, ficará bem legal e podermos consultar depois...
abraço!!!  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 2:59 pm Assunto: |
|
|
E aê Fabricio, Beleza.
Não sei como abrir novo tópico, já que fui eu quem postei em 03/11/10, o início deste tópico, não sei se tenho mais fotos dela pois no dia que achei, não tinha esperança nenhuma de que desenvolveria e também não sabia se podia dar um bonsai ou não. Estou esperando dos mais experientes dar pitacos. Hoje tirei mais fotos que logo mais estarei postanto. Abraços _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
Vamos a mais fotos,nunca pensei que aquele toco daria um monte de raízes do jeito que está. Vou tirar deste vaso e colocar num maior, dando uma ajeitada nas raízes. Qual altura que devo cortar? Minha opinião é aproveitar o máximo de espinhos. Tem um calo na cicatriz que gostaria de ajeitar.
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 5:57 pm Assunto: |
|
|
E ae Leão, cara se fosse minha cortaria acima do início da sequência de espinhos, e não faça um corte diagonal, faça reto, depois vç corrige a cicatriz. A paineira se ela está um pouco grossa, é difícil a brotação, fica verde por muito tempo e não brota e o corte reto responde muito melhor que ao diagonal.Tô com uma a dois anos bem verdinha e não brota, mas não desisti dela ainda.Um abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 6:08 pm Assunto: |
|
|
Cortar agora e transplantar? Antes do inverno? Concordo com a altura. Mas vou esperar mais opiniões. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Maio 07, 2011 6:18 pm Assunto: |
|
|
Tava falando da altura do corte, a época com certeza final do inverno. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 08, 2011 1:19 am Assunto: |
|
|
recomendo uma terra bem orgânica e metade pedrisco ou caco cerâmico, a poda o melhor mesmo é final do inverno, ou se puder deixar ela dentro de casa sem pegar frio e ao dia levar ela pra tomar sol pode ser agora, mas acho arriscado, vc pode dar movimento a esse tronquinho e já ir planejando o corte, sobre ser reto concordo com o Marco, pois ela sempre seca um pouco onde é feito a poda então o corte diagonal não adianta mesmo, deixe uns centimetros pra margem de erro... abraço leão!!!
Inspiração para o amigo enquanto trabalha a parte da paciência...
...
...
...
...
...
... valeu amigo _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|