|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 10:18 am Assunto: Técnicas para ter mudas. |
|
|
Pessoal tenho uma chácara bem pequena que tem alguma espécies de plantas que eu gostaria de ter bonsais, so que não sei nada sobre estaquia, alporquia e em quais plantas devo apricar cada técnica. As plantas que eu gostaria de ter mudas são: goiabeira, pitangueira, aceroleira, cerejeira e flamboyant.
Quem puder me dar informações agradeço muito. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 4:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, as informações esclarecedoras que voce precisa sobre os temas que interessam em relação a formação de mudas a partir de técnicas especiais de cultivo, vc pode encontrar no site do Atelier do Bonsai:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Na parte central da pagina acima, basta clicar sobre qualquer assunto que o interesse para abrir outra pagina, com orientações e dicas preciosas para quem se inicia nessa arte. Há matérias interessantissimas sobre substrato, aramação, escorredor e mamadeira, alporquia, estaquia, etc. Acesse e estude bem cada tema referente ao que vc busca e mais sobre outros assuntos correlatos, que tenho certeza despertarão em voce o bonsaista adormecido. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
O Nicky, acho que a coisa não ficou muito bem clara, eu ate entendo um pouco sobre as técnicas, o que eu não sei é em que planta cada uma delas pode ser aplicada. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 7:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, se vc quer fazer estaquia e alporquia então não há mistério. Se sabe como proceder, saiba tambem que isso pode ser feito na maioria das espécies vegetais destinadas a cultivo com fins de serem convertidas, no futuro, em bonsai.
É de conhecimento geral que fazemos bonsai a partir de material vegetal que possua caule lenhoso. Nesse quadro temos então que qualquer arvore, arbusto ou trepadeira, que possua caule lenhoso, cerne, possa ser convertida em um bonsai, com a aplicação de cultivo adequado e manejo regular, com podas, regas, aramação, adubação, etc.
Estaquia e alporquia podem ser realizados sem nenhum problema em qualquer espécie vegetal. As espécies que possuem caule lenhoso, todavia, possuem caracteristicas individuais que as qualificam com respostas mais rápidas ou mais demoradas, e diversos fatores influem nessas respostas, como o clima, a idade da planta (responsável pela grossura do material escolhido) e a maneira como o procedimento é realizado. A título exemplificador, temos uma jabuticabeira, que representa uma das espécies mais dificultosas de ser reproduzida, tanto por estaquia quanto por alporquia, vez que, com o uso da alporquia, pode-se levar um ano ou mais para se obter uma muda em condições razoáveis de cultivo, após sua retirada.
Todavia, existem plantas, como a caliandra e o ficus em que a resposta ao alporque pode ser minima: menos de um mes, dependendo da época correta (primavera), da espessura do material e de outros fatores.
O que fica de tudo isso? Bem, a meu ver, apenas a experiência pessoal, advinda da tentativa por parte do cultivador, é que irá determinar a aquisição do conhecimento que voce ora busca. Isso significa que apenas fazendo é que vc irá adquirir experiencia sobre como fazer corretamente, bem como ao fazer nessa ou naquela espécie, nesse ou naquele período climático, é que irá, aos poucos, descobrir se funciona adequadamente e em que espécie. É ler, estudar bem, munir-se dos materiais adequados e proceder ao trabalho, para que possa estar adquirindo perícia técnica em executar corretamente as técnicas necessárias à reprodução, seja via estaquia, alporquia, segmentação ou similar. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 8:51 am Assunto: |
|
|
É isso aí Pedro, tem que tentar. Nos meus dois primeiros alporques (ficus e caliandra) não tive sucesso. Erro de técnica, mas fui aprendendo aos pous e hoje já esá mais fácil pra mim.
Das esp´cies que citou, não são das mais fáceis de fazer alporque (como o ficus, caliandra e primaveras), mas acho possével sim.
Se resolver fazer, vão algumas dicas minhas: 1. não tenha dó em retirar a casca da planta, tem que tirar toda ela e raspar um pouco ainda. 2. Se puder, utilize vermiculita ou esfagno picado (bastante) e coloque uma plaquinha redonda de plástico ou isopor logo abaixo da borda superior do alporque (estes elementos facilitam na retirada e já na formação apropriada do nebari). 3. Cubro os meus com papel filme, várias voltas e firme, depois cubro com plástico preto (a luz na raiz não é boa e a cor preta esquenta o alporque estimulando a emissaão de raízes). 4. antes de iniciar o corte, marque com uma canetinha o local a ser retirado e de preferência escolha já um local mais interessante (curvaturas, conicidade) _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 2:28 pm Assunto: |
|
|
Nicky muitíssimo obrigado, como sempre você não nos passa técnica como tambem nso ensina a trabalhar a arte.
Nikkei você citou uma planta de gosto muito e que tem em meu sitio, a primavera, vou fazer um alporque dela assim que puder. Poderiam os dois me passar experiências que tiveram com ela? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 02, 2011 3:26 pm Assunto: |
|
|
Recentemente retirei dois alpoques de primavera. Ficaram apenas um mês. Como é primavera, pega fácil e enraiza fácil. Esta foi de calibre de uns 4cm. Se for mais fina pega com estaquia também. Já pensou em fazer yamadori? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 11:59 am Assunto: |
|
|
Sem condição a planta é muiiiito grande, vou ficar com alporques mesmos. Tenho de usar enraizador? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 3:50 pm Assunto: |
|
|
Se tiver enraizador, use com certeza. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 1:46 pm Assunto: |
|
|
O Nikkei posso usar tiamina como enraizador?
Qual a dose. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 1:50 pm Assunto: |
|
|
Pessoal usa tiamina, pode usar sim. A dose não sei.. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 4:28 pm Assunto: |
|
|
Use 01 (um) comprimido de 300 mg por litro de água! Mande fazer a TIAMINA ou Vitamina B1 em farmácias de manipulação! Boa sorte! _________________ Alexander |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 09, 2011 11:38 pm Assunto: |
|
|
O Alex valeu a informação, assim que dinheiro aparecer na minha vida começo a fazer meus alporques. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Maio 10, 2011 8:40 am Assunto: |
|
|
É bem barato, se comparado com outros produtos encontrados por aí e seu resultado é satisfatório! Algo em torno de 10 reais, vinte comprimidos, pelo menos aqui na minha cidade! Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|