FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

prateleiras, mesas....
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlos Venancio

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 9:16 pm    Assunto: prateleiras, mesas.... Responder com citação

pessoal eu to começando a adquirir um numero de bonsais maior do que o que cabe no meu quintal, então gostaria de ver como é o de vcs para ter uma ideia do que fazer pra poder ter mais.
postem fotos.

Vlw pela atenção
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Carlos, no link abaixo, o meu viveiro. Bem no final tem as fotos de como está hoje. Não é o ideal mas dá pra ter uma idéia.

abraço

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13011&highlight=

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Não se preocupa que isso deve acontecer com um monte de gente aqui no fórum... eu já estou assim também, daqui a pouco minha esposa me bota pra fora de casa... Very Happy
Vou montar umas prateleiras neste esquema do èlio também: tipo escada, melhora espaço e também a visualização. Outra coisa que estou fazendo é uma melhor seleção das plantas a serem trabalhadas (o que não fazia muito no começo...)
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

No começo improvisei com mesas velhas, pedras, pedaços de madeira.Depois prendi algumas prateleiras na parede. E a cada dia a coleção vai crescendo e eu vou me virando, rsrsrsr.

Outra plantas na base do improviso ainda...

Editado pela última vez por hraphi em Qua Maio 04, 2011 1:38 pm; num total de 2 vezes
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Eu também não selecionava muito as plantas com as quais eu realmente queria trabalhar, daí saí adquirindo várias (a partir de semente). Com o tempo fui vendo que realmente não tinha tanto espaço e que não queria trabalhar com tantas. Assim eu venho encontrando o ponto de equilíbrio entre o que quero e o que posso ter. Razz

Mas se eu morasse em uma casa, teria algumas prateleiras.. Razz

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 10:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dizem que sábio mesmo foi Adão: não tinha bonsai nem caminhão. Laughing Laughing Laughing

Um grande amigo, bonsaista há quase 20 anos, Glauco Felix, logo após termos nos conhecido, um ano e pouco de amizade, me disse: se eu fosse um "cara" experto, escolheria apenas uma espécie e cultivaria no máximo umas 10 ou 15 plantas dessa espécie, e só. E olha que ele sabia que eu resido numa área de 20 mil metros quadrados, com espaço de sobra para muito mais que essa quantidade.

Bem, hoje vejo que ele tinha razão. Devia ter ficado apenas com uma espécie, ainda que numa quantidade um pouco maior que a sugerida por ele. A minha espécie preferida é o acer tridente (burgerianum), que os japoneses chamam de kaede. Mas, como diria o profeta, ou o filosófo, as orelhas podem não ser de asno, mas o cerebro as vezes empaca, que é uma beleza. Laughing Laughing Laughing Laughing

O que começou com meia duzia de prateleiras mirradinhas, com uns caraminguás, uns mafagafos e umas tortinhas, hje está espalhado por uns 400 metros quadrados de área, com muita madeira engrossando em outros pontos e por aí vai. Quando penso que vendi muita coisa, troquei outras tantas por vasos e outros materiais mais interessantes, olho para baixo e vejo que ainda falta um queijo e uma rapadura, no dizer do baiano, para me livrar disso tudo.....

E ainda tem o velho e bom amigo Elio clamando da dor nas costelas. As minhas estão indo para o mesmo barranco, aliás. Laughing Laughing Laughing

Por isso, tomo a liberdade de alertar aos nobres e concorridos colegas: refreem enquanto é tempo. Preparai-vos que o fim é iminente: mais e mais plantas irão brotar dessas que já estão aí, atrapalhando o transito das abelhas, dos beija flores e dos pardais. Mais e mais plantas, que irão estender seus tentáculos e suas garrulas, com galhos retorcidos e troncos tortos estão chegando, para preencher espaços que vcs sequer imaginam que ainda dispõe (sempre cabe mais um ou dois, ou tres ou quatro, vale dizer)..... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Não tenho foto do meu viveiro atual. Prefiro as antigas, que o mostram bem no comecinho, ai que saudade da Amélia..... Twisted Evil

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 9:36 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury... Ta virando poeta???

Citação:
Mais e mais plantas, que irão estender seus tentáculos e suas garrulas, com galhos retorcidos e troncos tortos estão chegando, para preencher espaços que vcs sequer imaginam que ainda dispõe (sempre cabe mais um ou dois, ou tres ou quatro, vale dizer).....

(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 9:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Leandro, não dizem que de poeta e de louco, todos temos um pouco? Pois então, essa é a minha parte. Afinal, para ser bonsaista o cidadão tem que ter uns parafusos meio frouxos, senão não acerta com as medidas tortas, né? Laughing Laughing Laughing Laughing

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Carlos Venancio

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 11:13 am    Assunto: Responder com citação

kkkk nick tu é muito engraçado, mas tu se arrepende?
eu forço todos os que eu conheço a ter um ou outro bonsai, sempre estou doando bonsais e mudas pra nao lotar, mas tenho os meu preferidos. EU acho que se muitos tivessem bonsais o mundo nao seria tão poluido, porque vc nao consegue ter só um.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 12:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Carlos, ter apenas um realmente é dificil, mas não impossível. Lembro de uma matéria que li certa vez, na revista Bonsai Pasion, em que um cultivador tinha apenas uma planta, a qual cultivou com carinho e aplicação técnica, melhorando-a com o passar dos anos. Depois de dez anos cuidando apenas dessa planta, foi recompensado, vez que ao participar com ela em um evento, logrou ganhar um bom premio, merecidamente aliás.

Um nobre amigo forista/bonsaista lusitano, Antonio Castro, sempre se vangloriou de ter apenas 5 bonsai, pois o espaço de seu apartamente era por demais reduzido, impedindo-o de tentar somar mesmo que apenas um só a sua modesta coleção. Mas isso não o impediu de participar ativamente em nosso forum, mesmo morando em Lisboa/Portugal, bem como de outros foruns, como o Luso Bonsai, onde sempre primorou por suas excelentes colocações e divagações sobre a nobre arte bonsai. Grande amigo, aliás, vez ou outra ainda posta algum texto em nosso forum.

O espaço exíguo dos apartamentos limitam não somente a quantidade de plantas que podemos cultivar, mas tambem o tamanho dos bonsai. Nem todos, por exemplo, podem cultivar bonsai shohin (leia chôrrim, bonsai com altura até 25cm), tendo que se contentar com os mini bonsai, e mesmo esses, em poucas quantidades, dependendo do tamanho (até 15cm). Creio que reduzir meu viveiro é algo que realmente deverei estar seriamente fazendo dentro dos próximos anos. Deverei, tambem, reduzir drasticamente o tamanho das plantas, ficando apenas, preferencialmente, com shohin e mini bonsai, mais fáceis de cuidar, menos dispendiosos e onerosos, em termos de reposição, seja de solo seja de adubação. Economia na rega, tambem.

Como frisei no inicio, irei dar prioridade a formação de bonsai apenas da espécie de acer burgerianum, que é a que eu mais gosto e que responde bem ao clima aqui no planalto central. É uma planta excelente, que atende a toda e qualquer espectativa, aceitando bem qualquer estilo que imprimamos a ela. O unico senão é que levamos entre seis a doze anos para finalizar um bonsai com essa espécie, considerando a formação estrutural aerea e o nebari. O tronco deve ser modelado o mais cedo possível, quando ainda é fino, se for obtida a planta via estaquia. Se por alporquia, então fica tudo mais fácil, vez que é correto que eu costume aramar todos os galhos de uma planta matriz, selecionando entre eles o que irá ser objeto do alporque, de maneira a ter, desde o inicio, um bom movimento sinuoso, favorável a sua educação dentro de qualquer estilo. Very Happy

Como cultivo essa espécie há uns oito anos, acredito que nos próximos dez terei apenas dela em meu viveiro, eliminando e excluindo aos poucos todas as outras espécies e variedades de plantas, através de doação ou venda. Wink

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Velho amigo Nicky.............como diz o gaúcho (morei 6 anos em Porto Alegre): Mas bah, tás inspirado hoje, tchê!!!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
dayrell

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Eu atualmente so tenho um bonsai porque é o meu primeiro porém ja quero comprar outros!

Infelizmente moro em apartamento e acredito que poderei ter no máximo uns 4 bonsais ou até menos, dependendo do tamanho.

Esse é um dos problemas das cidades grandes, fala espaço.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 5:53 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

eliminando e excluindo aos poucos todas as outras espécies e variedades de plantas, através de doação ou venda.

Excluir as outras espécies, essa parte doeu, eu gostaria de ter um de cada, de todas as espécies do mundo, kkkkkkk, nunca conseguiria ficar com uma espécie só.
Carlos Venancio

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

nicky quer me doar? kkk ela será feliz no meu quintal ou no jardim... prometo cuidar direitinho.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2011 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, também sou candidato a receber alguma doação. Hehehe.
Quando quiser se desfazer de alguma coisa, me avisa que eu quero, ok?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: