FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante com Ulmus - 10 anos [Atualizado 19/07/2013]
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dayrell

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 6:49 pm    Assunto: Iniciante com Ulmus - 10 anos [Atualizado 19/07/2013] Responder com citação

Ola pessoal,

Há muito tempo atrás comprei um "bonsai" em um supermercado que não durou muito tempo.

Após muito pensar em ter um bonsai de verdade, finalmente coloquei a idéia em prática.

Fui na Chacara Tropical aqui no Rio de Janeiro e adquiri um bonsai de Ulmus com 10 anos, com aproximadamente 27cm, e começaram a surgir algumas dúvidas. Após pesquisar na internet, resolvi compartilhar com vocês meu bonsai a fim de receber dicas e sugestões.

Primeiro, comprei esse bonsai com a idéia de começar a me acostumar a cuidar de uma planta. Comprei com a ideal inicial de apenas regar e realizar as podas de manutenção para após me aprofundar nas técnicas porém estou a aberto a sugestões porem ao olhar outros bonsais na internet, acho que terei que fazer algumas mexidas neles.

Eu moro em apartamento que pega o sol direto da tarde. Minha ideia é deixar o bonsai na janela (preso por um parapeito) durante o inverno, outono e inicio primavera (o sol começa a bater 14:30h). Durante o verão, pretendo deixar perto da janela apenas pegando o sol depois das 16h (vou tentar criar um esquema de posicionamento do toldo que faça o sol so bater depois de horario). Gostaria de saber se esse pensamento está correto. Minha mãe já perdeu muita planta por calor. Na verdade, quase não sobreviveu aqui em casa.

Ao comprar o bonsai, a terra foi trocada e também adubada com aqueles adubos solidos em bolinha. Fui informado que so preciso trocar a terra em 1 ano e adubar daqui a 6 meses. To pensando em seguir a planilha aqui do forum sobre como adubar cada especie.

Outra coisa que li nas pesquisas pela internet é que o bonsai recem trocado de substrato não pode receber sol direito. Isso procede?

Agora vão as fotos do bonsai:

Frente

Costas

Lado

Lado

Uma folha amarela

O bonsai veio com metade da folhagem e o restante morto. O cara da loja falou que é normal porém realmente é normal a folhagem do jeito que está?

Também vieram algumas folhas amarelas. Vi na internet que essa espécie, dependendo do clima, pode ter folhas amareladas e depois cairem. Está normal? Na chacara, todos os bonsais de Ulmus estavam com aspecto parecido, por isso achei normal. O vendedor também falou que todos estavam saudáveis.

Ai me deu uma vontade de desfolhar ele todo pra começar do zero. Porem pesquisando, vi que não é uma boa epoca fazer isso agora. Que o ideal seria final inverno, inicio primavera. Correto?

Estou pensando agora em apenas realizar podas em alguns galhos que estão se emaranhando.

Espero que o topico não tenha ficado confuso.

Editado pela última vez por dayrell em Sáb Jul 20, 2013 12:13 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2011 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Dayrell não estou vendo madeira morta no seu bonsai não.
O momento não é propício para desfolha, mas como queria renovar as folhas do meu Ulmus, que estavam com aspecto parecido com o do seu, ( velhas, porém saudáveis.Não se preocupe ele está perfeitamente normal) desfolhei a alguns dias atrás, e já rebrotou. É importante salientar que ainda faz calor aqui na Bahia, e a minha árvore estava a bastante tempo sem intervenções, apenas com os cuidados da adubação, apresentando-se muito saudável. Mesmo assim não estou recomendando, só compartilhando o que fiz com o meu, o mais correto seria aguardar a primavera, mas como ainda está longe e atravessaria o inverno com as folhas feinhas, tendo em vista que aqui não faz o frio necessário para que elas caiam, efetuei a desfolha e ele já está todo renovado, com a folhagem linda.
Se quiser posto fotos da ávore, abraços.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Tem uma boa planta em mãos, a espécie também é muito boa de se trabalhar como bonsai.
Como o hraphi disse, desfolha na primavera. Talvez seja necessário troca de substrato para um mais drenante talvez (parece que está com terra e depois pedriscos por cima?!)
Pode melhorar bastante a qualidade do seu bonsai, se quiser. O mais importante agora é ter calma e não ir fazendo procedimentos sem orientação ou conhecimento.
A planta está saudável, as folhinhas amarelas pode retirar se quiser, mas não faça desfolha ainda. Nesta época eu praticamente não mexo com podas/desfolha. É uma época que pode fazer aramação, mas como iniciante sugiro ler e aprender bastante até a primavera! Very Happy
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Só para ilustrar.Meu Ulmus em 27.04, uns 4 dias após a desfolha já começando a brotação...

E uma foto de como está agora, em 04.05 com as folhas renovadas...

Abraço.
dayrell

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas informações.

Hraphi,

Seu bonsai ficou muito bonito depois da desfolhagem. Vou ver se após o inverno, eu faço o mesmo;

Nikkei 100,

O substrato foi trocado pela própria Chacara Tropical. Eles usaram um substrato já misturado pronto para o bonsai. Pelo que percebi, o substrato possuia pouca terra e a maioria do material era composto por pedaços de telha ou algo similiar porém realmente perto do tronco aparenta ter mais terra.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 8:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dayrrel, ao comprarmos plantas como o seu ulmus, que são vendidos como bonsai pronto, cedo descobrimos que no que toca a arte bonsai, em primeiro lugar, um bonsai nunca estará finalizado ou totalmente pronto. Isso significa que, se não ficarmos satisfeito com nossa aquisição, sempre háverá um jeito de modificá-lo, adequando-o ao nosso bel prazer, até que fique como realmente gostaríamos que ficasse.

Isso não significa que a planta não possa continuar como está. Longe de mim frisar um aspecto e dar a entender outro. Não é por aí. Mas, o principio que rege o bonsai destaca isso: uma arvore, acondicionada num recipiente que limita seu crescimento, e que, por ter um tamanho reduzido, implica em recebimento de técnicas especiais de cultivo que a tornem, em tudo, o mais semelhante possível ao que seria uma arvore, da mesma espécie, na natureza. Fazer bonsai, então, é fácil. Dificil é fazer o bonsai ficar com essa aparencia de arvore velha, na natureza.

Aqui entram então as tais técnicas especiais de cultivo: elas implicam em desfolha, aramação, adubação, reestilização, alporquia, rega controlada, poda de raízes e de galhos, reenvase, dentre outros recursos que utilizamos, sempre visando aprimorar e melhorar, dando ao nosso material a qualidade técnica necessária para que seja ao cabo de alguns anos, de fato e com toda certeza, um BONSAI.

Sua planta, então, podemos dizer que se trata, antes de mais nada, de um pré bonsai. Pré, por que ainda há algumas intervenções que são extremamente necessárias serem realizadas e que irão permitir a conclusão do trabalho nela iniciado e que, por força das circunstancias, não foi devidamente conclusa. Mas não desanime: não é tão dificil nem tão impossivel assim transformar seu pré em um bonsai de qualidade. Considere que mais da metade do caminho foi percorrido: o tronco tem um bom movimento, levemente sinuoso. As raízes estão condicionadas a um crescimento/desenvolvimento num recipiente baixo e com pouco espaço. Alguns galhos podem ser aprimorados, outros devem ser cortados, novos poderão ser requeridos.

O mais importante: sua planta está saudável. Isso constitui um forte aliado em sua formação e condução doravante, por voce. Está plantada num substrato drenante, recebeu uma carga de adubação satisfatória, que irá fornecer parte da energia de que a planta necessita (a outra parte virá através da rega diária e do sol, com luz e calor). Então, por hora, minha sugestão é que vc curta o visual dela, como está, ou, para acelerar um pouco, busque aprimorar um pouco mais sua estrutura aerea.

Entretanto, como frisaram os demais, o ideal é aguardar pela primavera para implementar alterações em sua estrutura. Isso deverá ser feito de maneira gradativa, em etapas, e apenas se até lá sua planta continuar dando mostras de saúde e vigor, o que poderá ser constatado pela emissão de novas brotações e aumento na quantidade de folhas, que chamamos densificação. As folhas sofrem açao constante, e estão sempre nascendo novas, outras amadurecendo, outras amarelando e caindo. É constante isso e normal, não se preocupe.

Como a planta está ainda num período de recuperação, evite exposição solar intensa à tarde, reservando as horas frias da manhã, com sol fraco, para expo-la, resguardando-a do calor abrasivo decorrente após as 11 ou 12 horas da manhã. Regue sempre ao final da tarde, observando que o solo fica ligeiramente seco antes de regar. Se perceber ou sentir que ainda está umido, melhor não regar então. Excesso de umidade nas raízes é sempre prejudicial nessa espécie.

Por ultimo, mas não menos importante: bem vindo ao nosso forum, onde espero que consiga aprender tudo o que almeja para tornar-se um bonsaista, e que faça principalmente muitos e bons amigos. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dayrell

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury,

Muito obrigado pelo texto, está bastante esclarecedor. Observando várias fotos e lendo muito pela internet já percebi que ainda posso melhorar e muito esse pré-bonsai. Aguardarei a época correta para efetuar as alterações. Sorte que a planta está saudavel, essa era minha maior preocupação.

Já pensando no futuro, quais podas você recomendaria? Ou é melhor aguardar a desfolhagem para ter uma melhor visão dos galhos?

Mais uma vez, obrigado.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 10:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Melhor aguardar a desfolha total, para podermos ter uma visualização de toda a parte aerea, e dessa forma analisar com critério, antes de apontar cortes ou redução, ok? Enquanto isso, vá regando e expondo ao sol matinal.... Lembre-se: a melhor ferramenta que todo bonsaista deve ter e aprender a usar é a PACIÊNCIA. Wink Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dayrell

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 9:58 am    Assunto: Responder com citação

nick,

Serei paciente e esperarei o fim do inverno para realizar a desfolhagem e volto a postar aqui.

Infelizmente a única dica que não poderei seguir é referente ao sol da manhã. Moro em apartamento que só bate o sol da tarde. O pré bonsai só está pegando sol a partir das 15hrs da tarde porém tem luminosidade o dia inteiro.

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações.

Editado pela última vez por dayrell em Qui Maio 05, 2011 10:49 am; num total de 1 vez
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 10:17 am    Assunto: Responder com citação

acho que tem uma boa planta , mas como alguns ja disseram ainda pode ser melhorada .
tem uma boa sinuosidade no tronco e esta com um bom vigor .
e acho tbem que o melhor e realmente esperar pra primavera pra fazer novas intervenções , mas parabens pela sua planta em breve terá um belo bonsai .
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 11:49 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Flavio, sempre atento, acompanhando tudo, hein garoto? Veja só: no próximo sabado, dia 21/05 estaremos nos reunindo, provavelmente na casa do Lustosa. Se quiser participar, durante a próxima semana faça contato comigo, em meu celular, ok? Sua presença é sempre bem vinda, garoto. Inté. Very Happy

dayrell

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Flavio,

Obrigado pelas palavras. Aguardarei e depois do inverno postarei novas fotos da planta.
dayrell

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Estou revivendo esse topico porque apesar do Bonsai parecer saudavel, atualmente ele está me preocupando um pouco.

Assim que eu peguei ele, eu acho que reguei um pouco d+. Desde disso, eu espero praticamente secar e rego novamente. Aqui no Rio ultimamente ta bem unido e normalmente to regando um dia e so volto a regar 2 dias depois.

O que ta me preocupando agora é que o tronco na parte de baixo que esta ficando branco. Quando eu rego, o branco some, mesmo que eu nao regue em cima do branco. Durante o secar da planta, o branco vai aumentando.

A concentração do branco fica justamente na parte do tronco que tem um machucado (acho que é machucado, tem tipo uma lasca saindo). Ah e tb percebo algumas pedrinhas com a mesma coisa branca (sao poucas) e as vezes a borda do vaso .

Aqui tao as fotos (nao muito boas, agora nao ta tao branco, quando ficar de novo eu tento tirar fotos melhores):

Alem disso, as folhas amarelas e queimadas aumentaram e de um dia pra outro o bonsai foi infestado de formigas. Não sei como, porque nada mudou de um dia para o outro, mas na minha analise diaria encontrei um monte de formiga. Alterei a planta de lugar e as formigas diminuiram so que de vez em quando sai uma de dentro do vaso. O que posso fazer para espantar as formigas?

Unica coisa boa é que tão nascendo varios novos brotos verdinhos mas poucos ja amarelaran antes mesmo de crescer 100%.

Estou pensado em retirar todas as folhas defeituosas e ir medindo se aparecem novas. O que acham?

Obrigado.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 5:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dayrell, sugiro que voce faça uma desfolha completa, usando uma tesoura de pontas finas para cortar as folhas no pecíolo (talinho). Faça isso em todos os galhos, mantendo apenas as brotações novas que houver, eliminando todo o restante, sem medo e sem pressa.

Vá a uma floricultura ou casa de jardinagem e compre um formicida em pó (eu uso e recomendo o da marca Pikapau). Use uma colher de chá e faça uma aspersão do produto junto do tronco, na base, espalhando bem todo o pó nessa area, para debelar o ataque das formigas.

Em relação ao tronco, esse esbranquiçado pode ter varias causas, sendo uma delas: mofo. Ou mesmo liquens. De qualquer forma, o ideal é raspar levemente o local com uma escova de cerdas duras (escova dental serve), umedecida com alcool ou detergente, para limpar bem o local. Em seguida, aplique algum defensivo simples, como oleo Dimi ou similar, para combater o mal. As regas estão muito espaçadas. Sugiro retirar o excesso de pedrinhas do solo, para poder visualizar melhor o substrato, verificando se ele seca bem antes de proceder a rega diária. Expor a planta a uma quantidade maior de luz e calor solar poderá ajudar bastante tambem, em sua recuperação. Very Happy

dayrell

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

nickfury,

Muito obrigado por sua ajuda! Você é muito paciente com os novatos.

Fui atras dos produtos que você sugeriu em quiosques de plantas aqui perto e na primeira apenas encontrei o Oleo de Neem (esse aqui http://www.tocadoverde.com.br/oleo-de-neem.html)

Na segunda loja, até tinha o Oleo Dimy porem ja tinha comprado o Neem. É a mesma coisa? O Dimy eh melhor? Se for, posso comprar. Ta so 5 reais.

Outra duvida, o neem eh concentrado,. Passo assim ou diluo?

O que não achei foi o formicida em po. Na segunda loja tinha formicida liquido do pikapu. Pode ser o liquido ou procuro em po? Tb achei Po de fumo, mas eh formicida tb?

Agora uma duvida. So preciso passar o oleo e o formicda uma vez?

Mais uma vez, muito obrigado.

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: