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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Sáb Abr 16, 2011 10:20 pm Assunto: Shimpaku 09 anos Opnioes ATUALIZADO 08/05/11 final da pagina |
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Estou com este Shimpaku de 9 anos, ele é meu segundo projeto em execução (o primeiro foi praticamente um desastre) após muitas informações coletadas de diversas fontes como sites, forums e pricipalmente amigos. Apresento meu Shimpaku.
Como poderão ver iniciei o projeto expondo seu nebari o qual achei muito interessante me agradou muito, e agora peço as opiniões de vocês para prosseguir no meu projeto, desde já agradeço.
Frente
Lateral 01
Lateral 02
Costas
Prometo analisar e levar em conta todas as sugestões de vocês e mostras as futuras evoluções deste projeto. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Editado pela última vez por fermga em Ter Maio 10, 2011 12:55 am; num total de 2 vezes |
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Seph1903 4.o PASSO


Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
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Enviada: Sáb Abr 16, 2011 11:48 pm Assunto: Muito Legal |
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Fermga,
Muito interessante o shimpaku...o que é esse nebari?
A planta, pelo que vi é um tipo de cipreste certo?
Ele parece ter até mais idade do que os 9 anos que vc falou...
Não tenho nenhum que se assemelha, minha humilde sugestão,
conheça os estilo Neagari (raiz exposta) e Sekijoju (raiz sobre pedra).
Busque imagens na net vc vai ver que tem muita semelhança com o desenho da tua planta.
Outra coisa, é que não sei se essa planta aceita bem esse tipo de estilo. Nesse caso, os feras do forum vão te dar dicas muito legais...
Abraço. |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Dom Abr 17, 2011 12:47 pm Assunto: bonsai |
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Fermga, as coníferas de uma maneira geral só devem ser trabalhadas, isto é, só podemos realizar determinadas intervenções nelas como podas, cortes, aramação, etc, no inverno, sendo desaconselhável realizar agora, sob risco de perder a planta. Expor o nebari como voce fez é algo sem muito interesse, pois geralmente não vemos nebari exposto em juniperos. A não ser, é claro, que voce vá estilizar sua planta dentro dos formatos sugeridos pelo nobre colega Seph.
Por outro lado, minha sugestão para sua planta é no sentido de replantar em uma bacia plastica adequadamente furada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato, drenante e com matéria orgânica, para que sua planta possa ficar bem e vc possa realizar uma boa adubação, no sentido de guarnece-la com um suprimento extra de energia, visando um trabalho futuro.
Além disso, a unica intervenção que pode ir fazendo nela, desde já, é uma pinçagem em suas acículas. Com uma mão voce segura um galhinho, deixando-o planificado, isto é, em forma da palma de sua mão, na horizontal. Com as pontas dos dedos da outra mão segure então as acículas que crescem fora do padrão, isto é, na parte superior e inferior do galho, puxando-as para cima e torcendo ao mesmo tempo, para que saiam com mais facilidade. Ao fazer esse trabalho em todos os galhos, começando pelos de baixo e terminando no ápice, vc proporciona para a planta uma area desimpedida, facilitando o acesso de luz e calor solar, necessários para a emissão de novas brotações e fortalecimento das existentes.
Esse trabalho de pinçar as acículas (que são as "folhas" em forma de escamas do junipero), pode ser feito durante todo o ano, seja para manter a forma da planta, seja para proporcionar area de oxigenação e penetração da incidência solar. Aliada a uma correta e boa adubação, sua planta retorna com mais vigor, culminando numa densificação proporcional e bem nutrida, que poderá ser visualizada pela alteração na cor da folhagem, que passa a ser mais verde escura e brilhante. Lembrando porem que para esse procedimento resultar melhor, a planta deve ser cultivada a pleno sol, o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde, estando o solo devidamente seco.
Em relação à estilização mais adequada, sugiro primeiro formar um bom material, com o aporte de arame grosso no tronco, que possibilite dar a ele um bom movimento sinuoso. O mesmo deve ser feito em relação a todos os galhos. Com movimentos sinuosos, a planta fica mais atrativa, proporcionando um material de qualidade superior com que trabalhar. Em dois anos, então, será possível promover uma estilização em conformidade com essas alterações. Claro que tais aramações só deverão ser realizadas no inverno, nunca agora. Paciência é o melhor trabalho a se ter em mente, por ora.
Para buscar ótimos modelos de possíveis trabalhos em sua planta, sugiro que vc proceda a uma busca meticulosa no google imagens, digitando, por exemplo: junipero bonsai ou shimpaku bonsai ou junipero shimpaku bonsai. Há ótimas imagens que poderão orientá-lo adequadamente sob qual o melhor estilo para sua planta. Lembrando sempre que, agora, não é o momento certo de realizar intervenções, apenas a pinçagem das acículas, o reenvase numa bacia (primordial, junto com a adubação) e a exposição ao sol. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Seg Abr 18, 2011 4:44 am Assunto: |
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Muito obrigado pelas orientações nickyfury vou seguir seu conselho e "tentar" aguardar o momento certo para fazer as intervençoes.
Outra duvida, sera possivel eu conseguir dar um certo movimento em um tronco desta espessura? _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Abr 18, 2011 8:50 am Assunto: bonsai |
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Fermga, não é impossível não. Para isso, há algumas técnicas prevalentes, que facilitam esse trabalho. Dentre elas, podemos usar um shari no tronco (técnica que expõe a madeira do tronco, em uma extensão relativamente grande); usar barras de ferro para servirem como tutores e travar o tronco, fixando-as em pontos equidistantes (base/ápice), de forma a forçar um movimento no meio do tronco, por exemplo, ou numa das extremidades; outro recurso é deixar a planta sem agua por uns tres dias seguidos, depois usar um pano molhado no local em que se quer uma curva, por uns dois dias seguidos, sem molhar o solo.
Em seguida, aplica-se ráfia molhada em agua gelada, arame grosso de cobre, e força-se o movimento no tronco. Essas técnicas foram usadas, com sucesso, em plantas minhas, que tinham o tronco um pouco mais grosso que essa sua. Por isso, acredito que apenas enrolar ráfia molhada em agua gelada, comprimindo-a e apertando bem, enrolando o tronco desde a base até o ápice, e depois enrolando dois fios de cobre grosso, prendendo-os firmemente, poderá servir igualmente bem, para dar um bom movimento, ainda que levemente sinuoso, ao tronco.
Sobre a ráfia, isto é, após enrolar a ráfia bem apertada, coloca-se tres ou quatro segmentos de ferro fino, de construção, ao longo de toda a extensao do tronco, prendendo-os em quatro pontos ao longo do tronco. Em seguida, enrola-se dois fios de arame ao mesmo tempo, em toda a volta do tronco, angulos de 45º, de maneira a manter o tronco firme e bem protegido. Depois, com o auxilio de alguem forte segurando o vaso e a base da planta, força-se o movimento sinuoso no tronco.
Essas técnicas só podem e devem ser realizadas na planta no inverno, nunca em outra época.
Por ultimo, a técnica mais radical para curvar um tronco grosso: fazemos um corte na base do tronco, transfixiando-o de um lado ao outro. Depois, com uma lamina de corte voltada para cima, forçamos gradativamente, lentamente, a lamina em direção a determinado ponto. Antes de agir, porém, é interessante prender esse determinado ponto próximo ao apice com rafia molhada e um segmento de arame grosso, de maneira a que, quando cortarmos de baixo para cima, não ultrapassemos esse ponto sem querer.
Esse tipo de corte irá resultar em que o tronco seja dividido ao meio, exatamente, em duas partes. Dessa forma, após cortar, iremos então usar a rafia molhada em agua gelada, para envolver toda a area cortada. Sobre a ráfia, firmemente presa e bem volumosa, iremos então enrolar o arame grosso de cobre, dois ou mais fios, dependendo do arame. Assim, o tronco estará firmemente preso e flexivel o bastante para receber qualquer tipo de movimento sinuoso que queiramos executar, incluso os mais radicais, que forçam o tronco a reduzir sua altura.
Parece ser um trabalho radical e é. Mas funciona que é uma beleza. Não há tronco que resista a isso, por mais grosso que seja. Claro que tais técnicas só se aplicam a coníferas, seja junipero ou pinheiro, e não devem ser usadas sem antes nos munirmos do material necessário à sua execução. E sempre realizar no inverno.
Veja nas imagens abaixo, alguns troncos que sofreram modificações, apesar de que, sendo grossos, tinham outra formação:
Repare na imagem abaixo, o tronco foi literalmente "amarrado" com arame grosso, para forçar o movimento e redução na altura:
Esse outro teve o tronco esculpido num shari profundo, o que implicou na redução drástica de sua madeira grossa, para forçar um movimento bem sinuoso, culminando num estilo kengai:
[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/47/a0/mennkuimenmen/folder/1198043/img_1198043_33395287_11?1286574720[/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Qua Abr 20, 2011 3:57 am Assunto: |
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Obrigado mais uma vez, agradesso muito sua atenção vou tentar realizar uma destes procedimentos neste inverno mesmo, so nao escolhi qual deles ainda. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Dom Maio 08, 2011 11:35 pm Assunto: |
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Nickyfury não consegui aguentar esperar o final do inverno e fiz algumas intervenções na planta mas nada tão drástico quanto aquele movimento no tronco no qual você me deu idéia, isto eu aguardarei a época certa para realizar, e como prometido estou postando aqui as atualizações dela, e continuarei postando sempre que possível e que tenha uma diferença significativa.
Próximos passos serão:
-Trabalhar o jin para que haja uma maior naturalidade
-Colocar um pouco de musgo
-E passar a calda no jin e no shari que ainda não foi utilizada
A propósito gostaria de sugestões e criticas de vocês obrigado.
Frente
Costas
Frente mais de perto
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Sáb Maio 14, 2011 2:21 am Assunto: |
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alguem? _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
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marsurf

Registrado: 25/04/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Salvador-BA
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Enviada: Qua Maio 25, 2011 11:49 pm Assunto: Aramar |
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fermga,
Vi aqui seu tópico tenho também uma shimpaku, estou ansioso para a chegada do inverno para finalmente poder fazer a poda entre outras coisas.
Sou iniciante também e venho seguindo as dicas do nickyfury, ate o momento esta tudo ocorrendo bem!! Ja li em varios locais que os bonsais dessa espécie é difícil de se cuidar...mas voltando aqui para o seu caso, acredito que voce deveria aramar todo o tronco dando movimentos sinuosos...( como o proprio nickyfury disse)
Bem essa é minha opinião, vamos esperar pelos mais sábios !!!
Abraços ! |
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Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
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Enviada: Sex Maio 27, 2011 9:56 pm Assunto: |
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A maior ferramenta de um bonsaista é a paciência. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
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